Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quando tomar suplemento de Vitamina D na Gravidez

A toma de suplemento de vitamina D na gravidez só é recomendada quando se confirma que a gestante tem níveis muito baixos de vitamina D, abaixo de 30ng/ml, através de um exame de sangue específico chamado 25(OH) D.

Quando a gestante tem deficiência de vitamina D é importante tomar suplementos como DePURA ou D fort porque isto diminui o risco de pré eclampsia durante a gestação e pode deixar os músculos do bebê mais fortalecidos.

Problemas relacionados à falta de vitamina D na gravidez

A deficiência em vitamina D durante a gravidez pode trazer problemas como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto prematuro, sendo necessário o uso de suplementos de vitamina D em caso de deficiência. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como peixes e gema de ovo, mas sua principal fonte é a produção na pele que é exposta aos raios do sol.

Doenças como obesidade e lúpus aumentam o risco de falta de vitamina D, e por isso deve-se ter maior cuidado nesses casos. Assim, a falta de vitamina D durante a gestação traz os seguintes riscos para a mãe e para o bebê:

Riscos para a mãeRiscos para o bebê
Diabetes gestacionalParto prematuro
Pré-eclâmpsiaAumento da quantidade de gordura
Infecções vaginaisBaixo peso ao nascer
Partos cesarianas--

Também é importante destacar que mulheres obesas passam uma menor quantidade de vitamina D para o feto, o que aumenta o risco de problemas para o bebê. Veja quais são os Sinais que podem indicar a falta de vitamina D.

Recomendação diária de vitamina D

A recomendação diária de vitamina D para gestantes é de 600 UI ou 15 mcg/dia. Em geral, essa recomendação não consegue ser atingida apenas pela ingestão de alimentos ricos em vitamina D, e por isso as mulheres grávidas precisam tomar o suplemento indicado pelo médico e fazer banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia. No entanto, mulheres com pele escura ou negra precisam de cerca de 45 min a 1 hora de sol por dia para terem uma boa produção vitamina D.

Normalmente a dose recomendada para grávidas é de 400 UI/dia, em forma de cápsulas ou em gotas.

Alimentos ricos em vitamina DAlimentos ricos em vitamina D
Suplemento em cápsulas de vitamina DSuplemento em cápsulas de vitamina D

Quem pode ter deficiência em vitamina D

Todas as mulheres podem ter deficiência de vitamina D mas as que possuem maiores chances, são aquelas que são negras, que se expõem pouco ao sol e que são vegetarianas. Além disso, algumas doenças favorecem o aparecimento de deficiência em vitamina D, como:

  • Obesidade;
  • Lúpus;
  • Uso de medicamentos como corticoides, anticonvulsivantes e de tratamento para o HIV;
  • Hiperparatireoidismo;
  • Insuficiência hepática.

Além dessas doenças, não tomar sol diariamente, usar roupas que cubram todo o corpo e usar constantemente protetor solar também são fatores que favorecem a deficiência em vitamina D.

Veja também porque o Uso de suplementos de vitamina C e E é desaconselhado na gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...