Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer na gestação para o bebê ganhar mais peso

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

O baixo peso do feto por ter diversas causas, como problemas na placenta ou anemia, e pode levar a complicações durante a gravidez e o parto, como parto prematuro e maior risco de infecções após o nascimento.

O que comer na gestação para o bebê ganhar mais peso

Proteínas: carnes, ovos e leite

Os alimentos ricos em proteínas são principalmente os de origem animal, como carnes, frango, peixes, ovos, queijos, leite e iogurte natural. Eles devem ser consumidos em todas as refeições do dia e não apenas no almoço e no jantar, pois é fácil incrementar o café da manhã e os lanches com iogurtes, ovos e queijos.

As proteínas são nutrientes necessários para a formação dos órgãos e dos tecidos do corpo, além de serem as responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes no sangue da mãe e do bebê. Veja a lista completa dos alimentos ricos em proteína.

Gorduras boas: azeite, sementes e castanhas

As gorduras estão presentes em alimentos como azeite extra virgem, castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes, salmão, atum, sardinha, sementes de chia e de linhaça. Esses alimentos são ricos em ômega-3 e gorduras que favorecem o crescimento corporal e o desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro do bebê.

Além de consumir esses alimentos, também é importante evitar o consumo de gorduras trans e gordura vegetal hidrogenada, que prejudicam o crescimento do bebê. Essas gorduras são encontradas em alimentos industrializados como biscoitos, margarinas, temperos prontos, salgadinhos, massas para bolos e comida pronta congelada.

O que comer na gestação para o bebê ganhar mais peso

Vitamina e minerais: frutas, verduras e grãos integrais

As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para bom funcionamento do metabolismo e desenvolvimento do feto, sendo importantes para funções como transporte de oxigênio, produção de energia e transmissão dos impulsos nervosos.

Esses nutrientes são encontrados principalmente em frutas, legumes, verduras e grãos integrais, como arroz integral, pão integral, feijão e lentilhas. Também é importante destacar que algumas vezes o obstetra ou o nutricionista pode prescrever suplementos vitamínicos durante a gestação, para complementar o aporte de nutrientes da dieta. Saiba quais as vitaminas indicadas para grávidas.

Cardápio para o bebê ganhar peso

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para favorecer o ganho de peso do bebê durante a gravidez:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhãsanduíche de pão integral com ovo e queijo + 1 fatia de mamãoiogurte natural com aveia + 1 fatia de queijocafé com leite + 2 ovos mexidos + 1 fatia de pão integral
Lanche da Manhã1 iogurte natural + 10 castanhas de caju1 copo de suco verde com couve, maçã e limão1 banana amassada com 1 colher de pasta de amendoim
Almoço/Jantarrisoto de frango e legumes com arroz integral + 1 laranjapeixe ao forno com batata cozida + salada refogada no azeitemacarrão integral com carne moída e molho de tomate + salada verde
Lanche da Tardecafé com leite + 1 tapioca com queijo2 ovos mexidos + 1 banana frita no azeitesalada de frutas com aveia + 10 castanhas de caju

Para ter um melhor controle do crescimento do feto, é importante fazer o pré-natal desde o início da gestação, fazer exames de sangue e ultrassom regularmente e ter o acompanhamento do médico obstetra.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...