Vitamina C para o rosto: benefícios e como usar

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
abril 2022

A vitamina C no rosto é uma excelente estratégia para eliminar olheiras e manchas na pele, principalmente aquelas que são causadas pelo sol ou por processos inflamatórios, como cicatrizes de acne, deixando a pele mais uniforme e com brilho, pois age na formação de melanina, que é a responsável pela pigmentação da pele.

Além de amenizar as manchas do rosto, os produtos com vitamina C também contribuem para eliminar rugas e linhas de expressão, pois estimulam a formação do colágeno, que dá firmeza e tônus à pele, além de ter ação antioxidante, que protege as células contra o envelhecimento.

Os produtos que contêm vitamina C para aplicar no rosto podem ser facilmente encontrados em farmácias, mas devem ser prescritos pelo dermatologista, para que seja orientado o melhor tratamento para cada tipo de pele. Em qualquer caso, e  para que o efeito da vitamina C seja prolongado, deve-se usar protetor solar no rosto diariamente. Entenda como escolher o melhor protetor solar.

Benefícios do uso de vitamina C no rosto

A vitamina C possui inúmeros benefícios para a pele, por ter uma ação completa, contribuindo tanto na estrutura da pele, dando firmeza e elasticidade, como na camada mais superficial, promovendo proteção contra raios UVA e UVB. 

Dentre os principais benefícios da vitamina C no rosto, destacam-se:

  • Clarear a pele, combatendo as manchas causadas pelo sol, acne ou sardas;
  • Combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele;
  • Atenuar rugas e linhas de expressão;
  • Proteger as células da ação dos radicais livres;
  • Hidratar a pele na medida certa, sem deixá-la oleosa.

Uma ótima forma de aproveitar todos os benefícios desta vitamina é incluir um creme com vitamina C na rotina diária de skincare, aplicando-o 1 vez por dia, após lavar a pele com água e sabonete próprio para o rosto. Veja como criar uma rotina de skincare para ter uma pele perfeita

Além disso, incluir a vitamina C na alimentação é fundamental para potencializar os efeitos na pele. Para isso, basta aumentar o consumo de alimentos como laranja, acerola e brócolis. Confira 21 alimentos ricos em vitamina C.

Confira esses e outros benefícios da vitamina C no rosto no vídeo a seguir:

Como escolher a melhor vitamina C para o rosto

Para escolher a melhor vitamina C para o rosto é importante levar em consideração 2 pontos importantes: 

  • A concentração presente nos cremes e séruns, ou seja, quanto maior a concentração, maior o efeito clareador na pele;
  • A associação com outros ativos, que além de potencializar os efeitos da vitamina C na pele, ajudam a nutrir e hidratar o rosto de forma mais completa. Dentre as opções de ativos estão o silício orgânico e o ácido hialurônico. Conheça mais benefícios do ácido hialurônico para a pele

É possível encontrar a vitamina C na maioria dos produtos cosméticos, principalmente quando indicados para proteger a pele do sol. Porém, o passo mais importante na hora de escolher a melhor vitamina C para o rosto é consultar um dermatologista, pois este profissional irá fazer uma avaliação completa da pele e a concentração ideal para cada caso, assim como a necessidade de algum outro tratamento estético para melhor a absorção. 

Alguns exemplos de cremes e loções com vitamina C para o rosto, que podem ser indicados, são: 

  • Complexo de vitamina C, da Payot.;
  • Derma Complex Concentrado Vitamina C 20, da Adcos;

  • Active C, da La Roche Posay.

A vitamina C manipulada é também uma excelente opção quando comparada aos produtos cosméticos, pois na farmácia de manipulação pode-se utilizar concentrações maiores de vitamina C do que na indústria cosmética. Enquanto que na farmácia de manipulação pode-se encomendar um creme com até 20% de vitamina C, as marcas de cosméticos comercializam, em sua maioria, cremes com concentrações que variam de 2 a 10%.

Como usar vitamina C no rosto

Os cremes e séruns com vitamina C podem ser usados diariamente, de preferência antes de dormir, para potencializar os efeitos ao longo da noite e evitar risco de manchas na pele com a exposição ao sol. 

É ainda recomendado realizar a esfoliação do rosto antes de aplicar o creme, para eliminar células mortas e promover uma maior absorção dos ativos. É indicado esfoliar a pele apenas 2 vezes por semana. Conheça 8 receitas de esfoliantes caseiros.

A aplicação do creme deve ser feita do centro para a extremidade do rosto, ou seja, da região do nariz para as orelhas, com movimentos contrários à gravidade, por cerca de 10 minutos. 

Como fazer uma máscara caseira de vitamina C

Além dos cremes, outra boa forma de obter os benefícios da vitamina C para o rosto é aplicando uma máscara caseira preparada com vitamina C em pó ou com outros produtos naturais que contenham vitamina C. 

É recomendado realizar o tratamento no período da noite e, antes de aplicar a máscara, deve-se limpar a pele de forma adequada, com água morna e sabonete neutro, para remover toda sujeira e oleosidade da pele. Em seguida, deve-se realizar uma esfoliação para retirar as células mortas da camada mais externa da pele e para promover uma maior absorção da vitamina C. Confira os passos para fazer uma limpeza de pele caseira.

Máscara de vitamina C em pó e mel

A máscara de vitamina C em pó é uma excelente opção para clarear a pele, pois além de proteger contra os efeitos do sol, tem um efeito hidratante potencializado pelo mel. É possível encontrar o pó de vitamina C em farmácias de manipulação.

Ingredientes

  • 1 colher de café de vitamina C em pó;
  • 1 colher de café de linhaça moída;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea e aplicar diretamente no rosto devidamente limpo, deixando atuar por cerca de 10 à 15 minutos. Depois disso, deve-se lavar o rosto com água morna e sabonete líquido. Esta máscara deve ser usada 1 a 2 vezes por semana. 

Máscara de babosa e óleo de rosa mosqueta

A máscara caseira com babosa, também conhecida como Aloe vera, e óleo de rosa mosqueta é rica em vitamina A e C e possui efeito regenerador, reforçando a produção de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza à pele, ajudando a manter a integridade da pele e a atenuar rugas e linhas de expressão. Confira outros benefícios da babosa.

Ingredientes

Modo de preparo

Separar o gel, extraído da folha de babosa, em um recipiente e acrescentar 4 gotas do óleo e misturar por 1 minuto. Em seguida, aplicar por todo o rosto e deixar agir por 20 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria. Esta máscara por ser aplicada 1 vez por semana.

Máscara de abacate

O abacate tem em sua composição vitamina A, C e E, que ajudam a dar vida e firmeza à pele, além de contribuírem para a produção de colágeno.

Ingredientes

  • 1 abacate.

Modo de preparo

Retirar a metade da polpa de 1 abacate, amassá-la e, em seguida, aplicar no rosto e deixar atuar por cerca de 20 minutos. Por fim, lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia, sem esfregar a pele. Esta máscara pode ser usada 3 vezes por semana.

Dúvidas sobre o uso da vitamina C no rosto

Grávida pode aplicar vitamina C no rosto?

As grávidas também podem utilizar os cremes com vitamina C para o rosto para clarear as manchas causadas pela gravidez, mas é importante saber que, como estas manchas são causadas por fatores hormonais, elas podem demorar mais tempo para desaparecer. Ainda assim, antes de iniciar qualquer tratamento, é recomendado consultar o dermatologista.

A vitamina C pode causar ou piorar manchas na pele? 

A vitamina C tem efeito clareador sobre a pele, por agir inibindo a formação de melanina, sendo um dos ingredientes mais potentes para combater manchas. Porém, quando usada de forma errada, pode aumentar a pigmentação da região tratada, prejudicando o tratamento. O ideal é usar os cremes com vitamina C no período da noite, porém caso haja exposição ao sol, é necessário o uso de protetor solar, após a realização do tratamento.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em abril de 2022.

Bibliografia

  • DE DORMAEL, Romain et al.. Vitamin C Prevents Ultraviolet-induced Pigmentation in Healthy Volunteers: Bayesian Meta-analysis Results from 31 Randomized Controlled versus Vehicle Clinical Studies. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. Vol.12, n.2. E53-E59, 2019
  • PULLAR, Juliet M. et al.. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. Vol.9, n.8. 866, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • TELANG, Pumori Saokar. Vitamin C in dermatology. Indian Dermatology Online Journal. Vol.4, n.2. 143-146, 2013
  • AL-NIAIMI, Firas; CHIANG, Nicole Yi Zhen. Topical Vitamin C and the Skin: Mechanisms of Action and Clinical Applications. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. Vol.10, n.7. 14-17, 2017
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • 3 BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A PELE

    05:00 | 27969 visualizações
  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 58023 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 66691 visualizações