Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Óleo de rosa mosqueta: para que serve e como usar

Setembro 2020

O óleo de rosa de mosqueta é um óleo obtido a partir das sementes da planta silvestre rosa mosqueta que é rico em ácidos graxos, como o ácido linoleico, além de vitamina A e alguns compostos cetônicos que possuem efeito regenerador e emoliente sobre a pele, ajudando a atenuar estrias, queloides, cicatrizes e rugas e linhas de expressão.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta é capaz de reforçar a síntese de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza à pele, sendo também responsável por nutri-la profundamente. Assim, o óleo de rosa de mosqueta é uma ótima opção para hidratar e suavizar a pele.

Óleo de rosa mosqueta: para que serve e como usar

Para que serve o óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é especialmente indicado para pele muito seca e áspera, já que é rico em ácido oleico e linoleico e vitamina A, possuindo efeito regenerador sobre a pele. Assim, esse óleo pode ser usado em diversas situações como:

  • Tratamento de queimaduras;
  • Cicatrização de suturas;
  • Atenuação de cicatrizes antigas e de estrias;
  • Ulcerações;
  • Assaduras;
  • Psoríase e dermatoses na pele;
  • Atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão
  • Hidratar a pele;
  • Prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta pode também ser usado durante a gravidez com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de estrias, sendo nesse caso importante que seja feito de acordo com a indicação do dermatologista.

Como usar

Para usar o óleo de rosa mosqueta é recomendado que sejam aplicadas algumas gotas sobre a pele, massageando com movimentos circulares durante 2 a 3 minutos, até a completa absorção do óleo pela pele. O óleo pode ser aplicado 1 a 2 vezes por dia, principalmente nas regiões mais secas ou com cicatrizes, estrias, rugas ou linhas de expressão, por exemplo.

No caso de ser utilizado para prevenir estrias, pode ser recomendado pelo dermatologista a sua aplicação pelo menos 2 vezes por dia. É possível também aproveitar o óleo de rosa de mosqueta para fazer um creme, que pode ser aplicado no rosto ou nas estrias, por exemplo.

Como preparar óleo de rosa mosqueta

Óleo de rosa mosqueta: para que serve e como usar

É possível preparar o óleo de rosa mosqueta em casa para nutrir e dar luminosidade à pele, sendo necessário para isso:

Ingredientes

  • 30 a 40 gramas de sementes de rosa mosqueta;
  • Óleo de amêndoas;
  • Pote ou frasco de vidro com tampa;
  • Conta gotas.

Modo de preparo

Primeiramente, é recomendado cortar as sementes ao meio e depois colocar em um frasco de vidro. Em seguida adicionar óleo de amêndoas em quantidade suficiente para cobrir todas as sementes, tapar o frasco e deixar repousar durante aproximadamente 20 dias. Passado esse tempo, coar o óleo e transferir para um conta gotas.

Creme antirrugas com rosa de mosqueta

Outra forma de usar o rosa de mosqueta é em cremes antirrugas com o objetivo de hidratar, suavizar e evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão na pele.

Ingredientes

  • 5 ml de óleo essencial de rosa mosqueta;
  • 20 ml de óleo de coco;
  • 30 ml de cera de abelha;
  • 1 ampola de vitamina E;
  • Pote ou frasco de vidro com tampa.

Modo de preparo

Colocar o óleo de coco e a cera de abelha em uma panela e aquecer em banho maria, misturando regularmente com uma espátula, até que os dois ingredientes se misturem. Depois do óleo de coco e a cera de abelha estarem misturados, adicionar o óleo de rosa mosqueta e a ampola de vitamina E, misturar bem e deixar esfriar. Guardar na geladeira.

Este creme, pode ser aplicado varias vezes por dia conforme a necessidade, sendo especialmente indicado passar no rosto logo de manhã e à noite antes de ir dormir.

Além disso, para o creme ficar mais liquido, pode adicionar 30 ml de óleo de coco e apenas 20 de cera de abelha ou, por outro lado, se preferir o creme mais espesso, basta adicionar 40 ml de cera de abelha e apenas 10 a 15 ml de óleo de coco.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem