Ácido Hialurônico: o que é, para que serve e como usar

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
junho 2022

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo, encontrada em maiores quantidades na pele, tecidos conjuntivos e olhos, que tem como função reter água, manter os tecidos hidratados e lubrificar as articulações, sendo normal que à medida que a pessoa envelhece, a produção de ácido hialurônico pelo corpo diminua. 

Dessa forma, devido às suas propriedades, o ácido hialurônico é pode ser indicado para ser aplicado na pele, para ajudar a suavizar as rugas ou linhas de expressão, além de poder ser usado para preenchimento labial, ou até para o tratamento de problemas nos olhos ou articulações, como olho seco ou osteoartrite, por exemplo.

O ácido hialurônico pode ser encontrado na forma de gel, creme, cápsulas, solução oral ou colírio, e deve ser usado somente com indicação do dermatologista, cirurgião plástico, oftalmologista ou ortopedista.

Para que serve

O ácido hialurônico é indicado para:

  • Promover o rejuvenescimento da pele;
  • Manter a pele hidratada e reduzir a pele seca;
  • Melhorar a elasticidade da pele;
  • Diminuir a flacidez;
  • Reduzir as rugas e linhas de expressão;
  • Preenchimento labial;
  • Reduzir olheiras;
  • Corrigir cicatriz profunda causada por acne;
  • Ajudar na cicatrização de úlceras crônicas na pele;
  • Aliviar a dor de aftas ou úlceras na mucosa da boca.

Além disso, o ácido hialurônico injetável também pode ser aplicado nas articulações pelo ortopedista para o tratamento de problemas de saúde como osteoartrose ou artrite. Já o colírio de ácido hialurônico pode ser indicado pelo oftalmologista para o tratamento do olho seco ou usado durante a cirurgia de catarata, por exemplo. 

O ácido hialurônico na forma de injeção deve ser aplicado somente pelo médico, de acordo com a condição a ser tratada, e na forma de creme, cápsula, solução oral ou colírio, seu uso deve ser feito com orientação médica.

Como usar

A forma de uso do ácido hialurônico pode variar de acordo com o objetivo, podendo ser indicado pelo médico o uso dessa substância na forma de gel, cápsulas, colírio ou solução oral, ou por meio da aplicação de injeções no local de tratamento.

1. Ácido hialurônico injetável

O ácido hialurônico injetável é um produto em forma de gel, indicado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto, normalmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa. Também é usado para aumento do volume dos lábios e bochechas e, para corrigir olheiras ou cicatrizes de acne.

  • Como aplicar: o ácido hialurônico deve ser sempre aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico em clinicas de dermatologia. O profissional faz pequenas picadas no local que se pretende aplicar o ácido e usa anestesia local para diminuir a sensibilidade e a dor das picadas. Este procedimento demora em média 30 minutos, não sendo necessário internamento;
  • Resultados: os resultados da sua aplicação surgem imediatamente após o procedimento, e duram entre 6 meses até 2 anos, dependendo do organismo de cada pessoa, da quantidade de gel e da profundidade e quantidade de rugas.

Após a aplicação do ácido é comum surgir dor, inchaço e hematoma no local, que geralmente desaparece ao final de uma semana, no entanto para diminuir o desconforto pode-se aplicar gelo com uma compressa durante 15 minutos várias vezes ao dia.

Além disso, o ácido hialurônico injetável pode ser usado pelo ortopedista para aplicar diretamente na articulação em casos de osteoartrose ou artrite. Saiba como é feito o tratamento da osteoartrose

2. Creme com ácido hialurônico

O creme que contém ácido hialurônico promove a hidratação da pele, pois retém grande quantidade de água, dando à pele uma aparência firme e lisa. Este produto deve ser usado por homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade.

  • Como aplicar: o creme com ácido hialurônico deve ser aplicado diretamente na pele, 3 a 4 vezes por semana, devendo-se passar uma pequena quantidade por todo o rosto, após fazer uma limpeza da pele. Confira o passo a passo para fazer a limpeza de pele em casa
  • Resultados: a aplicação dos cremes com ácido hialurônico têm melhores resultados na prevenção do que no tratamento das rugas, no entanto, pode ser aplicado quando a pessoa já apresenta a pele enrugada, ajudando a hidratar a pele e dando-lhe um aspecto mais saudável e jovem.

A aplicação de cremes com este ácido normalmente não provoca efeitos secundários, porém, em algumas pessoas, pode surgir uma reação alérgica, levando a sintomas como pele avermelhada ou coceira e, nesses casos, deve suspender a sua aplicação e consultar o dermatologista.

3. Cápsulas com ácido hialurônico

As cápsulas ou os comprimidos com ácido hialurônico têm um forte poder antienvelhecimento, pois ajudam a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele, porém, só devem ser tomados por indicação do dermatologista, já que também podem ser usados para tratar problemas de olhos e ossos. Saiba mais sobre o ácido hialurônico em cápsulas

  • Como tomar: deve-se tomar 1 cápsula por dia com uma das refeições, ao jantar, por exemplo e, apenas devem ser tomados durante o tempo indicado pelo médico, sendo que normalmente não é tomado por mais de 3 meses.
  • Efeitos colaterais: geralmente, estes comprimidos com ação anti-rugas não provocam reações adversas, sendo segura a sua toma.

Além disso, este remédio para além de tratar também previne e retarda o aparecimento das primeiras rugas e das rugas mais profundas, tornando-as mais finas, por isso, pode se tomar estes comprimidos ainda antes das rugas surgirem.

4. Solução oral de ácido hialurônico

A solução oral de ácido hialurônico na forma de spray oral ajuda a reduzir a dor e o desconforto causado por aftas ou úlceras na boca, pois forma uma película protetora na mucosa oral, mantendo a mucosa hidratada e acelerando o processo de cicatrização.

  • Como usar: a solução oral de ácido hialurônico pode ser aplicada na boca sobre a afta ou úlcera, de 2 a 3 vezes por dia, durante 1 semana. A aplicação deve ser feita após a higienização da boca, mantendo a solução na boca fazendo bochecho por pelo menos 1 minuto e cuspir em seguida. Deve-se aguardar pelo menos 30 minutos após a aplicação para beber água ou fazer uma refeição.
  • Resultados: a solução oral de ácido hialurônico apresenta resultado imediato no alívio da dor e desconforto 

A solução oral de ácido hialurônico deve ser usada somente com indicação do clínico geral ou dentista.

5. Ácido hialurônico colírio 

O ácido hialurônico na forma de colírio oftalmológico pode ser indicado pelo oftalmologista nos casos de olhos secos causados por produção insuficiente de lágrima ou lesão na córnea, como ceratoconjuntivite seca ou síndrome do olho seco, por exemplo, pois ajuda a lubrificar os olhos, aliviando sintomas como ardor, coceira ou vermelhidão dos olhos.

  • Como usar: deve-se aplicar 1 a 2 gotas do colírio de ácido hialurônico no saco conjuntival do olho afetado, até 3 vezes por dia, ou conforme orientação do oftalmologista. 
  • Efeitos colaterais: o colírio de ácido hialurônico geralmente é bem tolerado, podendo surgir visão embaçada logo após sua aplicação, devido à viscosidade do colírio, mas que melhora rapidamente. Além disso, embora seja raro, também pode surgir intolerância ao colírio, com sensação de queimação ou ardor nos olhos.

O colírio de ácido hialurônico pode ser encontrado em farmácias ou drogarias contendo 0,4% de ácido hialurônico, como o nome comercial Adaptis fresh, e deve ser usado com orientação do oftalmologista.

Além disso, o colírio de ácido hialurônico pode ser usado pelo oftalmologista durante a cirurgia de catarata, pois ajuda a reduzir a inflamação e acelerar a cicatrização.

Quem não deve usar

O ácido hialurônico na forma de suplementos em cápsulas ou comprimidos não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou pessoas com histórico de câncer.

Já o ácido hialurônico na forma de creme, não deve ser usado por pessoas que têm esclerodermia, uma vez que essa substância promove um enrijecimento da pele, podendo piorar os sintomas dessa doença. 

Além disso, o ácido hialurônico não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à essa substância ou qualquer outro componente das fórmulas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em junho de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em agosto de 2016.

Bibliografia

  • CASALE, M.; et al. Hyaluronic acid: Perspectives in dentistry. A systematic review. Int J Immunopathol Pharmacol. 29. 4; 572-582, 2016
  • TASHIRO, T.; et al. Oral administration of polymer hyaluronic acid alleviates symptoms of knee osteoarthritis: a double-blind, placebo-controlled study over a 12-month period. ScientificWorldJournal. 2012. 167928, 2012
Mostrar bibliografia completa
  • IESTER, M.; et al. Improvement of the ocular surface using hypotonic 0.4% hyaluronic acid drops in keratoconjunctivitis sicca. Eye (Lond.). 14(Pt6). 892-8, 2000
  • LITWINIUK, M.; et al. Hyaluronic Acid in Inflammation and Tissue Regeneration. Wounds. 28. 3; 78-88, 2016
  • AYA, K. L.; STERN, R. Hyaluronan in wound healing: rediscovering a major player. Wound Repair Regen. 22. 5; 579-93, 2014
  • OE, M.; et al. Oral hyaluronan relieves wrinkles: a double-blinded, placebo-controlled study over a 12-week period. Clin Cosmet Investig Dermatol. 10. 267-273, 2017
  • WANG, C. T.; et al. High molecular weight hyaluronic acid down-regulates the gene expression of osteoarthritis-associated cytokines and enzymes in fibroblast-like synoviocytes from patients with early osteoarthritis. Osteoarthritis Cartilage. 14. 12; 1237-47, 2006
  • SIMPSON, R. M. L.; et al. Age-related changes in pericellular hyaluronan organization leads to impaired dermal fibroblast to myofibroblast differentiation. Am J Pathol. 175. 5; 1915-28, 2009
  • DE FIGUEIRÊDO, E. S.; et al. Aplicações oftalmológicas do ácido hialurônico. Arq. Bras. Oftalmol. 73. 1; 92-5, 2010
  • BAGGA, H.; et al. Longterm effects of intraar- ticular hyaluronan on synovial fluid in osteoarthritis of the knee. J Rheumatol. 33. 5; 946-50, 2006
  • LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Adaptis fresh colírio (ácido hialurônico 0,4%). Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/352.pdf>. Acesso em 30 jun 2022
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • Harmonização Facial: o que é, quando fazer e como reverter

    11:29 | 71927 visualizações
  • 3 BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A PELE

    05:00 | 27995 visualizações
  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 58081 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 66716 visualizações