Para que serve o ácido hialurônico e como usar

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
janeiro 2021

O ácido hialurônico, para combater as rugas, pode ser usado em gel para preenchimento facial, em creme ou em cápsulas, e geralmente apresenta ótimos resultados, pois suaviza as rugas e linhas de expressão provocadas pela idade, diminui a flacidez da pele e aumenta o volume de bochechas e lábios, por exemplo.

Além disso, também pode ser usada na correção de cicatrizes após acne, bem como nas olheiras, e apenas deve ser indicada e aplicada por um dermatologista ou cirurgião plástico.

Para que serve

É comum que à medida que a pessoa envelhece, a hidratação e elasticidade da pele diminuem, favorecendo o aparecimento de rugas, marcas e manchas na pele, por exemplo. Assim, o ácido hialurônico pode ser usado com o objetivo de promover o rejuvenescimento da pele, uma vez que pode ajudar a melhorar a elasticidade, diminuir a flacidez e reduzir as linhas de expressão, por exemplo.

Desta forma, para rejuvenescer a pele, pode-se usar ácido hialurônico através de aplicação de cremes, de comprimidos ou mesmo através de injeções na pele, sendo importante o uso de ácido hialurônico ser orientado pelo dermatologista.

Como usar

A forma de uso do ácido hialurônico pode variar de acordo com o objetivo, podendo ser indicado pelo dermatologista o uso dessa substância em forma de gel, cápsulas ou por meio da aplicação de injeções no local de tratamento.

1. Ácido hialurônico injetável

O ácido hialurônico injetável é um produto em forma de gel, indicado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto, normalmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa. Também é usado para aumento do volume dos lábios e bochechas e, para corrigir olheiras e cicatrizes de acne.

  • Como aplicar: o ácido hialurônico deve ser sempre aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico em clinicas de dermatologia. O profissional faz pequenas picadas no local que se pretende aplicar o ácido e usa anestesia local para diminuir a sensibilidade e a dor das picadas. Este procedimento demora em média 30 minutos, não sendo necessário internamento;
  • Resultados: Os resultados da sua aplicação surgem imediatamente após o procedimento, e duram entre 6 meses até 2 anos, dependendo do organismo de cada pessoa, da quantidade de gel e da profundidade e quantidade de rugas.

Após a aplicação do ácido é comum surgir dor, inchaço e hematoma no local, que geralmente desaparece ao final de uma semana, no entanto para diminuir o desconforto pode-se aplicar gelo com uma compressa durante 15 minutos várias vezes ao dia.

2. Creme com ácido hialurônico

O creme que contêm ácido hialurônico promove a hidratação da pele, pois retém grande quantidade de água, dando à pele uma aparência firme e lisa. Este produto deve ser usado por homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade.

  • Como aplicar: O creme com ácido hialurônico deve ser aplicado diretamente na pele, 3 a 4 vezes por semana, devendo-se passar uma pequena quantidade por todo o rosto, após fazer uma limpeza da pele. Confira o passo a passo para fazer a limpeza de pele em casa.
  • Resultados: A aplicação dos cremes com ácido hialurônico têm melhores resultados na prevenção do que no tratamento das rugas, no entanto, pode ser aplicado quando a pessoa já apresenta a pele enrugada, ajudando a hidratar a pele e dando-lhe um aspeto mais saudável e jovem.

A aplicação de cremes com este ácido normalmente não provoca efeitos secundários, porém, em algumas pessoas, pode surgir uma reação alérgica, levando a sintomas como pele avermelhada ou coceira e, nesses casos, deve suspender a sua aplicação e consultar o dermatologista.

3. Cápsulas com ácido hialurônico

As cápsulas ou os comprimidos com ácido hialurônico têm um forte poder antienvelhecimento, pois ajudam a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele, porém, só devem ser tomados por indicação do dermatologista, já que também podem ser usados para tratar problemas de olhos e ossos. Saiba mais sobre o ácido hialurônico em cápsulas.

  • Quando tomar: Deve-se tomar 1 cápsula por dia com uma das refeições, ao jantar, por exemplo e, apenas devem ser tomados durante o tempo indicado pelo médico, sendo que normalmente não é tomado por mais de 3 meses.
  • Efeitos adversos: Geralmente, estes comprimidos com ação anti-rugas não provocam reações adversas, sendo segura a sua toma.

Além disso, este remédio para além de tratar também previne e retarda o aparecimento das primeiras rugas e das rugas mais profundas, tornando-as mais finas, por isso, pode se tomar estes comprimidos ainda antes das rugas surgirem.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2021. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em agosto de 2016.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • Harmonização Facial: o que é, quando fazer e como reverter

    11:29 | 60137 visualizações
  • 3 BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A PELE

    05:00 | 26429 visualizações
  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 54151 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 64663 visualizações