8 esfoliantes caseiros para o rosto

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
março 2022

Os esfoliantes caseiros para o rosto ajudam a desobstruir os poros e a manter uma pele mais saudável e limpa, isso porque os ingredientes usados para fazer os esfoliantes promovem a limpeza dos poros, eliminam as células mortas da pele e estimulam a renovação celular.

Para que os esfoliantes caseiros tenham o efeito desejado é recomendado que a esfoliação seja feita uma a duas vezes por semana, além de seguir alguns cuidados antes e após o tratamento, como lavar o rosto com água morna e sabonete neutro para abrir os poros, fazer uma hidratação profunda da pele, para mantê-la íntegra e saudável, e o usar do protetor solar.

Antes de utilizar o esfoliante caseiro no rosto, é indicado fazer um teste de alergia, passando um pouco de esfoliante no dorso da mão e aguardar por 15 minutos. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é indicado o uso do esfoliante caseiro. Além disso, pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis, não devem usar os esfoliantes que têm como ingrediente o mel.

O esfoliante deve ser aplicado na pele realizando movimentos circulares suaves para não agredir a pele e, em seguida, deve-se lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia. Algumas opções de esfoliantes caseiros para o rosto são:

1. Esfoliante de mel e canela

O esfoliante caseiro de mel e canela é uma boa opção de esfoliante caseiro para pele oleosa, pois ajuda a limpar os poros, remover os cravos e o excesso de oleosidade da pele. Além disso, a canela possui propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a combater as espinhas, sendo uma boa opção de esfoliante caseiro para o rosto oleoso com acne. Esse esfoliante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de mel orgânico;
  • 1 colher de sopa de canela em pó.

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em um recipiente limpo e seco e misturar até obter uma pasta lisa e fina. Aplicar no rosto limpo, esfregando suavemente com movimentos circulares, por cerca de 3 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia. Esse esfoliante pode ser usado 1 vez por semana.

2. Esfoliante de fubá e óleo de coco

O esfoliante de fubá e óleo de coco promovem uma limpeza profunda da pele e ajudam a remover as células mortas, estimular a renovação celular e hidratar a pele, sendo uma boa opção de esfoliante caseiro para pele oleosa. 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de fubá;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes num recipiente limpo e seco, até formar uma mistura uniforme. Aplicar no rosto, realizando movimentos circulares e, em seguida, lavar o rosto com água morna e secar com uma toalha macia, sem esfregar.

3. Esfoliante de açúcar e iogurte natural

O esfoliante de açúcar e iogurte natural é uma excelente opção de esfoliante caseiro para rosto, pois remove as células mortas e estimula a renovação celular, deixando a pele mais bonita, sedosa e hidratada.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de açúcar branco refinado;
  • ½ copo de iogurte natural.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco, até obter uma mistura homogênea e deixar agir por 5 minutos. Aplicar o esfoliante no rosto limpo, fazendo movimentos circulares ascendentes, por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria até retirar todo o resíduo.

 Esse esfoliante pode ser usado de 1 a 2 vezes por semana e deve ser preparado imediatamente antes de usar. Descartar qualquer porção não utilizada.

4. Esfoliante de aveia e iogurte natural

O esfoliante de aveia e iogurte natural ajuda a promover a limpeza profunda da pele e a remover as células mortas, além de hidratar deixando a pele saudável, sendo uma boa opção de esfoliante caseiro para o rosto para tirar cravos e espinhas, especialmente no caso de pele oleosa. Conheça mais opções de esfoliantes caseiros com aveia.

Ingredientes

  • 2 colheres sopa de farelo ou farinha de aveia;
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural.

Modo de preparo

Misturar a aveia e o iogurte, em um recipiente limpo e seco, até formar uma pasta. Aplicar essa mistura no rosto limpo e seco, com movimentos leves e circulares e deixar por 10 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria e sabonete neutro até eliminar todo o resíduo do esfoliante. Esse esfoliante pode ser usado 1 vez por semana e deve ser preparado imediatamente antes de usar. Descartar qualquer porção não utilizada.

5. Esfoliante de mel e açúcar mascavo 

O esfoliante caseiro de mel e açúcar mascavo é uma boa opção de esfoliante para pele oleosa, pois ajuda a remover as células mortas da pele, promovendo a renovação celular, além de limpar os poros e hidratar a pele. Esse esfoliante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 colheres de sopa de mel; 
  • 1 colheres de sopa de açúcar mascavo; 

Modo de preparo

Misturar os ingredientes, em um recipiente limpo e seco, até formar uma pasta e passar no rosto delicadamente, fazendo movimentos circulares. Deixar agir por até 10 minutos e enxaguar com água fria. Esse esfoliante pode ser usado de 1 a 2 vezes por semana. Para pessoas alérgicas ao mel, pólen ou própolis, pode-se substituir o mel por iogurte natural.

6. Esfoliante de açúcar e óleo de jojoba

O esfoliante de açúcar e óleo de jojoba ajuda a remover as células mortas da pele, estimular a renovação celular e prevenir a formação de cravos. Além disso, ajuda a hidratar a pele, sendo uma boa opção de esfoliante caseiro para pele oleosa.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de jojoba;
  • 3 colheres de sopa de açúcar branco refinado.

Modo de preparo

Misturar o óleo de jojoba e o açúcar até formar uma pasta fina. Aplicar a mistura no rosto limpo e seco, massageando com movimentos leves e circulares e deixar por 10 a 15 minutos. Lavar o rosto com água fria e sabonete neutro. Para obter melhores resultados, pode-se repetir o uso de 2 a 3 vezes por semana.

7. Esfoliante de argila verde e camomila

Este esfoliante é ideal para hidratar e eliminar células mortas, presentes na primeira camada da pele, devido às propriedades antioxidantes da argila, além de revitalizar e tonificar a pele, provenientes da camomila, dando uma sensação de frescor.

Ingredientes

  • 2 colheres de argila;
  • 1 xícara de chá de camomila gelado.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Aplicar a máscara em todo o rosto e deixar atuar por cerca de 20 minutos e, depois, retirar com água fria, realizando movimentos circulares com a ponta dos dedos. É indicada a aplicação dessa máscara 1 vez por semana.

8. Esfoliante de café

O café possui propriedades antioxidantes, emolientes e hidratantes, ajudando, portanto, a remover as impurezas da pele e diminuindo a oleosidade. Algumas opções de esfoliantes caseiros com café, que podem ser feitos em casa, são:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de água morna;
  • 1 colher de sopa de café em pó ou borra de café.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até obter uma pasta homogênea e aplicar no rosto, realizando movimentos circulares suaves durante 1 minuto. Em seguida, lavar com água fria ou morna, retirando todo o produto. Veja mais opções de esfoliantes de café.

Cuidados antes e após a esfoliação

Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes e após a esfoliação, para manter a pele íntegra e hidratada:

  • Lavar o rosto com água morna e sabonete neutro antes de aplicar o esfoliante e, após, para retirar todo o resíduo do esfoliante natural;
  • Secar a pele com uma toalha macia e de forma leve, não esfregando o rosto;
  • Usar protetor solar diariamente, para evitar o surgimento de manchas escuras na pele. Confira qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele;
  • Realizar movimentos circulares no rosto de maneira suave, principalmente em regiões mais sensíveis, como próximo aos olhos;
  • Manter a pele hidratada, evitando o uso de cremes que estimulam a formação de novas espinhas, como hidratantes à base de óleos. Uma boa opção é utilizar séruns, pois tem uma maior absorção da pele, deixando um toque mais seco. Conheça 10 opções de hidratantes faciais.

Os esfoliantes naturais são ótimas opções para eliminar as impurezas presentes na primeira camada da pele, estimulando a regeneração e o crescimento de novas células. Porém, se a pele apresentar alguma irritação ou vermelhidão, ou aumentar a oleosidade da pele, é recomendado procurar um dermatologista, que vai orientar qual o melhor tratamento para cada tipo de pele.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.

Bibliografia

  • MATOLA, R. S. O.; SÁ, D.. Argiloterapia associada em procedimentos estéticos. Scire Salutis. Vol. 11. Issue 1; p46-53, out2020-jan2021
  • EDIRIWEERA, E.; PREMARATHNA, N. . Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey - A review. Ayu . Vol 33. 2; 178-182, 2012
Mostrar bibliografia completa
  • FUKAGAWA, Satoko et al. Coffee polyphenols extracted from green coffee beans improve skin properties and microcirculatory function. Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry. Vol 81. 9 ed; 2017
  • Draelos, Zoe Diana. Concepts in skin care maintenance. Cutis. 76. 6; 19-25, 2005
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 58017 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 66684 visualizações
  • ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

    02:41 | 666435 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 485282 visualizações