Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 receitas de esfoliante caseiro para pele oleosa

A esfoliação para a pele oleosa tem como objetivo remover os tecidos mortos e excesso de oleosidade, ajudando a desobstruir os poros e manter uma pele mais saudável e limpa.

Para isto, damos aqui algumas opções naturais, com açúcar, mel, café e bicarbonato, por exemplo, que são fáceis de fazer e não agridem a pele como os produtos cosméticos, e podem ser aplicadas semanalmente no rosto ou corpo. 

1. Esfoliante com limão, fubá e açúcar

5 receitas de esfoliante caseiro para pele oleosa

Um ótimo esfoliante caseiro para pele oleosa pode ser feito em casa com limão, óleo de amêndoas, fubá e açúcar. O açúcar e o fubá irão retirar a camada mais superficial da pele, o óleo irá ajudar a hidratar e o suco de limão vai ajudar a retirar o excesso de oleosidade da pele, deixando-a limpa e fresca.

     Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de açúcar;
  • 1 colher (de sopa) de fubá;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas;
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico e aplicar no rosto, friccionando suavemente em movimentos circulares. Insistir nas regiões mais oleosas que no rosto são, geralmente, são a testa, o nariz e o queixo, e depois lavar com água morna. Secar com uma toalha macia, sem esfregar, e usar uma pequena quantidade de hidratante próprio para o rosto, livre de óleo.

2. Esfoliante com mel, açúcar mascavo e aveia

5 receitas de esfoliante caseiro para pele oleosa

O açúcar mascavo com mel e aveia formam uma mistura muito nutritiva e com propriedades esfoliantes, capazes de ajudar a controlar a oleosidade da pele.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de mel; 
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo; 
  • 1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes até formar uma pasta e passar no rosto ou corpo delicadamente, fazendo movimentos circulares. Deixar agir por até dez minutos e enxaguar com água morna.

3. Esfoliante com limão, pepino e açúcar

5 receitas de esfoliante caseiro para pele oleosa

O suco de limão misturado com suco de pepino tem muitas qualidades que ajudam a limpar e clarear a pele, removendo o excesso de oleosidade, impurezas e manchas. O açúcar tem a ação de esfoliar, removendo as células mortas e desobstruindo os poros.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de suco de limão;
  • 1 colher (de sopa) de suco de pepino;
  • 1 colher (de sopa) de açúcar cristal.

Modo de preparo:

Aplicar a mistura dos ingredientes, com uma fricção suave, e deixar agir por 10 minutos. Enxaguar com bastante água morna até remover todo o produto. Evitar se expor ao sol após esta máscara, e sempre passar filtro solar próprio para pele oleosa após, pois o limão pode manchar a pele. 

4. Esfoliante com bicarbonato e mel

5 receitas de esfoliante caseiro para pele oleosa

A combinação do bicarbonato de sódio com mel é ótima para a remoção de células mortas e controle de oleosidade, muito útil para o combate contra os cravos e espinhas.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes até ficar homogêneo, passar suavemente com movimentos circulares na pele, e deixar agir por 5 minutos. Em seguida, enxaguar com bastante água morna.

5. Esfoliante com café

5 receitas de esfoliante caseiro para pele oleosa

O café tem ação antioxidante, capaz de renovar a pele, além de ter ação esfoliante que ajuda a remover impurezas e diminuindo a oleosidade.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de café em pó;
  • 1 colher (de sopa) de água.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes até formar uma pasta e aplicar sobre as regiões desejadas com movimentos circulares. Em seguida, deixar agir por 10 minutos, e enxaguar com água morna. 

Outros cuidados com a pele oleosa

Além da esfoliação 1 vez por semana, é importante ter alguns cuidados para controlar a oleosidade da pele, como lavar o rosto no máximo 2 a 3 vezes ao dia, de preferência com produtos próprios para este tipo de pele, evitar uso excessivo de maquiagem e evitar uso de cremes hidratantes nas áreas mais oleosas. Confira 5 cuidados essenciais que se deve ter com a pele oleosa.

Além disso, é recomendado evitar consumo de alimentos que pioram a oleosidade e a formação de cravos e espinhas, como fast food, frituras e doces.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...