Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

10 hidratantes caseiros para o rosto

Março 2021

Os hidratantes caseiros para o rosto, também conhecidos como máscaras faciais, são uma forma de manter a pele mais íntegra, macia e hidratada, isso porque os ingredientes usados para fazer os hidratantes possuem vitaminas e minerais que penetram na pele e promovem a limpeza dos poros e a eliminação de células mortas.

Para que esses hidratantes tenham o efeito desejado, é recomendado que sejam utilizados de uma a três vezes por semana e, antes de utilizar o hidratante no rosto, deve-se fazer um teste passando um pouco de hidratante no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do hidratante caseiro. Além disso, pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis, não devem usar os hidratantes que tem como ingrediente o mel.

Alguns cuidados com a pele também devem ser feitos antes de aplicar o hidratante caseiro para melhorar sua ação e, por isso, é recomendado lavar o rosto com água morna e sabonete neutro para limpar e abrir os poros, permitindo que o hidratante penetre melhor na pele. De forma geral, deve-se usar o hidratante deixando agir por 10 a 30 minutos e em seguida, é recomendado lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia.

Algumas opções de hidratantes caseiros para o rosto são:

1. Hidratante de argila e iogurte

10 hidratantes caseiros para o rosto

O hidratante de argila e iogurte é uma excelente opção de hidratante caseiro para rosto oleoso pois ajuda a acalmar e hidratar a pele por conter ácido lático do iogurte, além de antioxidantes da argila que ajudam a controlar a oleosidade da pele.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de argila cosmética;
  • 1 colher de chá de iogurte natural desnatado;
  • 1 colher de sopa de água gelada.

Modo de preparo

Em um recipiente, misturar a argila e o iogurte. Acrescentar a água gelada e misturar bem. Aplicar esse hidratante no rosto logo após o preparo, espalhando bem na pele e deixar agir por 15 minutos.

2. Hidratante de iogurte e mel

10 hidratantes caseiros para o rosto

O hidratante de iogurte e mel é uma excelente combinação de ingredientes para preparar uma mascara facial caseira para pele seca, pois o ácido lático do iogurte ajuda a hidratar, diminuir a irritação, suavizar e remover resíduos de pele morta da pele, deixando a pele bonita e hidratada por mais tempo. Já o mel, umedece e hidrata a pele naturalmente, ajuda a prevenir rugas por restaurar a camada superior da pele, além de ter proteínas que ajudam a tratar a pele seca, eczema ou psoríase.

Além disso, o iogurte e o mel têm propriedades antibacterianas que ajudam a combater a acne.

Esse hidratante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • ½ embalagem de iogurte natural;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até que fique homogêneo e aplicar no rosto. Deixar agir por 15 minutos e retirar com água fria. Esse hidratante pode ser usado 2 a 3 vezes por semana.

3. Hidratante de abacate, mel e óleo de onagra

10 hidratantes caseiros para o rosto

Esta receita de hidratante caseiro de abacate, mel e óleo de onagra também é uma ótima opção de hidratante caseiro para pele extra seca pois tem propriedades umectantes, mantendo o equilíbrio, a elasticidade, a firmeza, a umidade e a hidratação profunda da pele.

Além disso, as gorduras, os óleos naturais, as vitaminas e os antioxidantes do abacate nutrem e hidratam a pele, deixando-a mais macia.

Essa máscara facial caseira, por conter óleo de onagra, não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas alérgicas ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de óleo de onagra.

Modo de preparo

Amassar o abacate e misturar com o mel, depois juntar as cápsulas de óleo de onagra, e mexer bem até obter uma mistura homogênea. Lavar o rosto com água morna e aplicar o hidratante no rosto e no pescoço, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria. Esse hidratante pode ser utilizado 1 vez por semana.

4. Hidratante de iogurte, argila, zimbro e alfazema

10 hidratantes caseiros para o rosto

Uma boa opção de máscara hidratante caseira para pele oleosa é a mistura de iogurte, argila, zimbro e alfazema, pois é rico em vitamina C, antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que tonificam e limpam a pele por serem antissépticas e adstringentes, absorvendo e regulando a quantidade de óleo na pele, além de tratar problemas como alergias, acne, eczema ou psoríase.

Por conter zimbro na sua composição, esse hidratante caseiro não deve ser usado por bebês, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de iogurte natural;
  • 2 colheres de chá de argila cosmética;
  • 1 gota de óleo essencial de zimbro;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e misturar bem. Em seguida, lavar o rosto com água morna e aplicar a máscara. Deixar agir por 15 minutos. Esse hidratante pode ser utilizado 1 vez por semana.

5. Hidratante de chá verde, cenoura e iogurte

10 hidratantes caseiros para o rosto

O hidratante caseiro de chá verde, cenoura e iogurte é rico em vitamina A, betacaroteno, ácido lático e antioxidantes que mantém a pele hidratada e com aspecto saudável, sendo uma boa opção de mascara caseira para pele mista.

Esse hidratante, por conter vitamina A, protege a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo o aparecimento de rugas e manchas no rosto. No entanto, apesar de prevenir os efeitos do sol, é importante que o protetor solar seja usado diariamente.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de infusão de chá verde;
  • 50 g de cenoura ralada;
  • 1 embalagem de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador ou processador até obter um creme uniforme. Lavar o rosto com água morna e secar. Em seguida, aplicar o hidratante no rosto e no pescoço, deixando agir durante 20 minutos. Pode-se utilizar esse hidratante 1 a 2 vezes por semana.

6. Hidratante de cacau, mel e azeite

10 hidratantes caseiros para o rosto

O hidratante de cacau, mel e azeite é uma boa opção para pele extra seca pois tem efeito emoliente, umectante e hidratante natural da pele, além de antioxidantes que ajudam a tonificar e proteger a pele do envelhecimento.

Esse hidratante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo

Em um recipiente, misturar todos os ingredientes até obter um hidratante com consistência de pasta. Se necessário, adicionar mais cacau em pó. Aplicar o hidratante no rosto limpo e seco e deixar agir por 10 minutos. Esse hidratante pode ser usado 1 a 2 vezes por semana.

7. Hidratante de café, banana, mel e óleo de prímula

10 hidratantes caseiros para o rosto

O hidratante caseiro de café, banana, mel e óleo de prímula ajuda a hidratar e acalmar a pele seca, cansada e estressada, além de ser rico em antioxidantes e ácido cafeico que ajudam a remover as impurezas, tornando a pele mais lisa e com aparência mais brilhante.

Esse hidratante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • ½ banana nanica madura;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • ¼ de colher de chá de café em pó;
  • 1 colher de chá de óleo de prímula.

Modo de preparo

Em um recipiente, amassar a banana com um garfo e adicionar o mel. Colocar essa mistura em um liquidificador ou processador e adicionar o café e o óleo de prímula. Bater até obter um creme homogêneo. Lavar o rosto com água morna e secar. Aplicar o hidratante no rosto, deixando agir por 30 minutos. Pode-se usar esse hidratante 1 vez por semana.

8. Hidratante de abóbora, maçã e canela

10 hidratantes caseiros para o rosto

O hidratante caseiro de abóbora, maçã e canela é rico em ácido retinóico, betacaroteno, antioxidantes e vitaminas A, C e E, que hidrata, revigora, nutre e proporciona brilho e maciez da pele, sendo ideal para pessoas com pele normal a seca.

Além disso, a canela estimula a circulação sanguínea mantendo a pele do rosto saudável e tem propriedade antibacteriana que ajuda a combater a acne.

Ingredientes

  • ½ maçã sem casca;
  • 1 colher de sopa de canela em pó ou 1 pau de canela;
  • ¼ xícara de abóbora;
  • 1 colher de sopa de mel, se necessário.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador. Se a mistura ficar muito grossa, acrescentar o mel e bater mais um pouco. Passar o hidratante no rosto limpo e seco, deixando agir por 15 minutos. Esse hidratante pode ser usado de 2 a 3 vezes por semana.

9. Hidratante de babosa, mel e alfazema

10 hidratantes caseiros para o rosto

A máscara hidratante facial com babosa, também conhecida como Aloe vera, mel e alfazema ajuda a hidratar, acalmar e a cicatrizar a pele, promovendo o crescimento de novas células e uma sensação de alívio e frescura da pele, sendo principalmente indicada para peles secas. Essa ação é principalmente devido à ação da babosa, que possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, além de ser capaz de eliminar os radicais livres e, assim, ajudar a combater o envelhecimento da pele. Confira outros benefícios da babosa.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel;
  • 2 colheres de chá do gel da folha de babosa;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Em um recipiente, misturar os ingredientes, lavar o rosto com água morna e em seguida aplicar o hidratante no rosto, deixando agir por 20 minutos.

10. Hidratante de pepino e hortelã

10 hidratantes caseiros para o rosto

O hidratante caseiro preparado com pepino e hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes devido aos nutrientes presentes principalmente no pepino como vitamina C e ácido fólico que ajudam a combater os radicais livre que causam o envelhecimento da pele e a formação de rugas e linhas de expressão, além de ajudar a reduzir o inchaço e a vermelhidão, e combater acne, podendo ser usado por todos os tipos de pele.

Além disso, o pepino é rico em água que ajuda a umectar a pele, promovendo a hidratação, e o hortelã promove sensação de frescor e limpeza da pele.

Ingredientes

  • ½ pepino com casca;
  • 4 folhas de hortelã lavadas;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador ou no processador até obter a consistência de uma pasta. Aplicar o hidratante no rosto limpo e seco e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • EDIRIWEERA, E.; PREMARATHNA, N. Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey - A review. Ayu . Vol 33. 2; 178-182, 2012
  • QADIR, M. Imran. Medicinal and Cosmetological Importance of Aloe vera. International Journal of Natural Therapy. 2. 21-24, 2009
  • PERIASAMY, Gomathi; et al. Cosmetic use of aloe vera - a review. World Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences. 3. 442-449, 2014
Mais sobre este assunto:

Carregando
...