Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vantagens do óleo de algodão

O óleo de algodão, pode ser uma alternativa ao uso dos óleos de soja, milho ou canola tradicionais. Ele é rico em nutrientes como vitamina E e ômega-3, atuando no organismo como um forte antioxidante e anti-inflamatório, e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

Esse óleo é feito a partir das sementes do algodão, e traz benefícios pra saúde como:

  1. Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em vitamina E;
  2. Prevenir doenças como infecções e câncer, por ter compostos antioxidantes;
  3. Reduzir a inflamação no organismo, por conter ômega-3, um anti-inflamatório natural;
  4. Prevenir doenças cardiovasculares, por ajudar a controlar o colesterol;
  5. Prevenir a formação de placas de ateroma, por ser antioxidante e melhorar o colesterol bom.

Além disso, o óleo de algodão também é estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado para fazer frituras até cerca de 180ºC.

Vantagens do óleo de algodão

Como usar o óleo de algodão

O óleo de algodão pode ser usado em receitas como pães, bolos, molhos e refogados. Por ter um sabor mais forte que os outros óleos, aconselha-se sempre utilizá-lo em receitas que serão refogadas ou assadas, evitando as preparações cruas.

Além disso, é importante lembrar que ele deve ser usado em pequenas quantidades, cerca de 2 colheres de sopa por dia para cada pessoa já o suficiente. O ideal é alternar com o uso de gorduras mais saudáveis, como o azeite e o óleo de linhaça. Veja os benefícios do azeite.

Qual o melhor óleo para fritura

A gordura mais indicada para fazer frituras é a banha do porco, pois tem se mostrado a mais estável em altas temperaturas. No entanto, os estudos também mostram que o óleo de algodão, de palma e o de girassol também mantêm suas propriedades quando aquecidos até 180ºC.

É importante lembrar que os óleos de frituras só devem ser reutilizados de 2 a 3 vezes, sendo necessário filtrar o óleo após cada fritura com a ajuda de um coador ou pano limpo, para retirar todos os restos de alimentos que podem ter ficado no óleo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...