5 benefícios do óleo de coco e como usar corretamente

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
novembro 2021

O óleo de coco é uma gordura obtida a partir do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extra-virgem, respectivamente. O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes nem é submetido a altas temperaturas, podendo ser usado para fortalecer o sistema imune, aumentar a saciedade e hidratar a pele e cabelos, por exemplo.

O óleo de coco natural é muito versátil pois, além da alimentação, também pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo. Saiba mais sobre o óleo de coco extra virgem.

Os principais benefícios do óleo de coco incluem:

  1. Fortalecimento do sistema imunológico, devido à presença de ácido láurico;
  2. Hidratação da pele e dos cabelos, devido às suas propriedades nutritivas;
  3. Efeito antienvelhecimento da pele, por ter alta concentração de antioxidantes;
  4. Contribuição para a perda de peso, pois vários estudos indicam que este óleo poderá aumentar o gasto energético e a oxidação das gorduras;
  5. Aumento da saciedade, auxiliando, assim, o emagrecimento, já que a vontade de comer é reduzida.

Além disso, pensa-se que o óleo de coco é capaz de equilibrar os níveis de colesterol e melhorar o funcionamento do intestino, mas os estudos ainda são inconsistentes.

Como usar o óleo de coco

Veja como usar o óleo de coco e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios:

1. Para emagrecer

Alguns estudos referem que o óleo de coco pode contribuir para a perda de peso porque contém triglicerídeos de cadeia média, que são absorvidos no intestino, passando diretamente para o fígado, onde são usados como forma de energia, que é usada por órgãos como o cérebro e coração, não sendo, por isso, armazenada no tecido adiposo sob a forma de gordura.

Apesar disso, este óleo não deve ser ingerido em grandes quantidades, devido ao seu alto valor calórico.

2. Para cozinhar

Para cozinhar o óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas.

Para isso, basta substituir a gordura que se usa habitualmente, como o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite por exemplo, por óleo de coco nas mesmas quantidades. Assim, se a pessoa utilizar habitualmente 2 colheres de azeite, basta substituir por 2 colheres de óleo de coco para usufruir dos seus benefícios, que são maiores quando o óleo de coco é extra virgem. No entanto, não é recomendado consumir mais de 1 colher de sopa por dia.

É importante referir, que o óleo de coco extravirgem não deve ser usado em frituras, porque queima a temperaturas mais baixas, comparativamente ao óleo de girassol.

Confira uma deliciosa receita de brigadeiro de abacate com óleo de coco no vídeo a seguir:

3. Para hidratar o cabelo

Preparar mascaras caseiras com óleo de coco é bem simples. Tanto a mascara de babosa e mel com óleo de coco, como a de banana e abacate com óleo de coco ou mesmo a simples mistura de óleo de coco com azeite, são máscaras caseiras ideais para hidratar e nutrir os cabelos secos, sem vida e quebradiços.

Estas máscaras devem ser aplicadas sobre o cabelo acabado de lavar e seco com uma toalha, deixando atuar entre 20 a 25 minutos, sendo depois recomendado lavar novamente o cabelo com shampoo para remover bem todos os resíduos. Além disso, para potenciar o efeito das máscaras pode-se optar por usar uma touca térmica ou uma toalha molhada aquecida, pois vão ajudar a aumentar o seu efeito hidratante. Veja também como usar o óleo de baru para emagrecer e hidratar a pele e os cabelos.

4. Para hidratar a pele

Devido às propriedades nutritivas e antioxidantes do óleo de coco, ele é um ótimo aliado da pele e, por isso, ele pode ser aplicado na rosto, com o auxílio de um algodão, passando uma maior quantidade na região dos olhos e deixando atuar durante toda a noite.

Também pode ser usado como protetor labial, principalmente quando se apresenta no estado sólido e como medida de prevenção do aparecimento das estrias, já que contribui para que a pele se mantenha mais elástica.

Além disso, esse óleo também pode ser usado como removedor de maquiagem, removendo inclusive a máscara à prova de água. 

Assista o vídeo seguinte e confira estes benefícios e entenda como ele pode ser inserido na alimentação de forma saudável:

Como fazer o óleo de coco em casa

O óleo de coco também pode ser preparado em casa, da seguinte forma:

Ingredientes

  • 3 copos de água de coco;
  • 2 cocos de casca marrom descascados e cortados em pedacinhos.

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer o óleo de coco, é bater todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e em seguida coar com auxílio de um pano limpo e colocar o líquido em uma garrafa, que deve permanecer em um ambiente escuro por 48 horas. Após esse período, deve-se colocar a garrafa em um ambiente fresco, ao abrigo da luz, por mais 6 horas.

Após as 6 horas, é preciso colocar a garrafa em pé na geladeira por 3 horas. Com isso, o óleo de coco irá solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa no local em que pode ser observada a separação da água e do óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um recipiente com tampa.

O óleo de coco se torna próprio para o consumo quando fica líquido, não havendo necessidade de armazenar na geladeira.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2021.

Bibliografia

  • VALA G.S, KAPADIYA P.K. Medicinal Benefits of Coconut Oil. International Journal of Life Sciences Research . 2. 4; 124-126, 2014
  • SHAMIM Khan et al. Physico-Chemical and Pharmacological Prospective of Roghan-e-Narjeel (Coconut Oil) . International Journal of Pharma Sciences and Research. 6. 1268-1273, 2015
Mostrar bibliografia completa
  • DA SILVA Renan. Coconut oil: what do we really know about it so far?. Food quality and Safety. 3. 61-72, 2019
  • KUMAR Ravindra, BOSCO Sjd. Extraction Processes of Virgin Coconut Oil. MOJ Food Processing & Technology. 4. 2; 1-3, 2017
  • CARDOSO Diuli, MOREIRA Annie et al. A coconut extra virgin oil-rich diet increases HDL cholesterol and decreases waist circumference and body mass in coronary artery disease patients. Nutrición Hospitalaria. 32. 5; 2144-2152, 2015
  • OGBOLU D.O et al. In Vitro Antimicrobial Properties of Coconut Oil on Candida Species in Ibadan, Nigeria. Journal of Medicinal Food. 10. 2; 384-387, 2007
  • MUMME, Karen; STONEHOUSE, Welma. Effects of Medium-Chain Triglycerides on Weight Loss and Body Composition: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. JOURNAL OF THE ACADEMY OF NUTRITION AND DIETETICS. Vol.15. 2.ed; 249-263, 2015
  • MAHAYOTHEE, Busarakorn. Phenolic Compounds, Antioxidant Activity, and Medium Chain Fatty Acids Profiles of Coconut Water and Meat at Different Maturity Stages. International Journal of Food Properties. Vol.16. 9.ed; 2041-2051, 2016
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Benefícios do ÓLEO DE COCO e como usar

    05:50 | 111695 visualizações
  • BRIGADEIRO DE ABACATE | Receita Caseira e Saudável

    00:34 | 119527 visualizações