8 benefícios do óleo de coco para a saúde e como usar

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
agosto 2022

O óleo de coco contém vários compostos bioativos com propriedades antioxidantes, como o ácido fenólico, e ácidos graxos de cadeia média, trazendo diversos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir o colesterol, regular os níveis de glicose no sangue e atuar como antiviral e antifúngico em várias infecções.

O óleo de coco é um produto que pode ser obtido a partir do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extra virgem, respectivamente. O óleo de coco extra virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento, não perde nutrientes e nem é submetido a altas temperaturas.

O óleo de coco natural é muito versátil, porque além de poder ser utilizado na alimentação para temperar saladas ou preparar receitas, por exemplo, também pode ser utilizado como hidratante para o rosto ou como máscara para fortalecer o cabelo. Conheça mais sobre o óleo de coco no vídeo a seguir:

Os principais benefícios do óleo de coco são:

1. Diminui o colesterol

O óleo de coco é rico em ácidos graxos, como o ácido láurico e o ácido oleico, que possuem ação hipocolesterolemiante, já que ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL e os triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto do miocárdio.

2. Combate infecção por vírus

O óleo de coco contém ácido graxos de cadeia média, como o ácido láurico e seu derivado, a monolaurina, que atuam contra alguns vírus, inativando seus efeitos e ajudando no tratamento das doenças associadas, como sarampo, estomatite vesicular e citomegalovírus.

3. Ajuda a combater a candidíase

Alguns estudos indicam que o óleo de coco contém ácidos graxos com propriedades antifúngicas que ajudam a diminuir o desenvolvimento e crescimento da Candida sp. Assim, o óleo de coco poderia ser indicado com o objetivo de complementar o tratamento indicado pelo médico.

4. Manter a pele saudável

O óleo de coco possui propriedade hidratante devido à presença de ácido graxo em sua composição, ajudando a melhorar o aspecto da pele seca e áspera, podendo ser aplicado diretamente na pele na forma de óleo ou creme.

Além disso, as propriedades antioxidantes do óleo de coco ajudam a atrasar o aparecimento das rugas e a flacidez da pele que podem ser resultado do envelhecimento. O óleo de coco pode ser também indicado para complementar o tratamento de vários problemas de pele, como psoríase, dermatite, eczema e outras infecções.

5. Cuidar do cabelo

O óleo de coco é um dos melhores nutrientes para o cabelo, pois fornece proteínas essenciais para nutrir o couro cabeludo, favorecendo o crescimento de fios saudáveis. Por isso, o óleo de coco é muito utilizado na indústria para a fabricação de diversos produtos, como condicionadores, óleo para os fios e máscaras de hidratação.

6. Ajuda no emagrecimento

Alguns estudos indicam que o óleo de coco poderia contribuir na perda de peso, já que contém ácidos graxos de cadeia média. Essas moléculas de gordura passam pelo fígado, onde são utilizadas para produzir energia e aumentar o gasto energético. A energia produzida é utilizada pelo cérebro e coração, não sendo armazenada no tecido adiposo na forma de gordura e favorecendo a oxidação das gorduras. Além disso, também poderia diminuir a fome, pois é capaz de promover a saciedade.

No entanto, são ainda necessários mais estudos sobre o efeito do óleo de coco no emagrecimento e, por isso, não é recomendado consumir esse óleo em grandes quantidades, já que é uma gordura com um alto valor calórico.

7. Ajuda a regular a glicose no sangue

Os ácidos monoinsaturados e os compostos antioxidantes presentes no óleo de coco melhoram o funcionamento das células beta do pâncreas, que são responsáveis por liberar insulina no organismo. A insulina é o hormônio necessário para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo um alimento importante para prevenir e controlar a diabetes.

8. Ajuda a tratar o Alzheimer

Os ácidos graxos de cadeia média presente no óleo de coco tem um potencial para atuar na prevenção e no tratamento da doença de Alzheimer, já que esses ácidos graxos são facilmente absorvidos, metabolizados pelo fígado e convertidos a corpos cetônicos, funcionando como uma fonte alternativa de energia, ajudando na função cognitiva.

No entanto, são ainda necessários mais estudos que avaliem a atividade do óleo de coco no Alzheimer.

Informação nutricional do óleo de coco

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 gramas e 1 colher de sopa de óleo de coco:

ComponentesÓleo de coco - 100 gÓleo de coco -1 colher de sopa
Energia895 kcal104 kcal
Gorduras99,1 g11,5 g
Gordura saturada82,5 g9,57 g
Gordura monoinsaturada6,31 g0,732 g
Gordura poli-insaturada1,7 g0,197 g
Proteínas0 g0 g
Carboidratos0,84 g0.097 g

Para obter os benefícios do óleo de coco mencionados anteriormente, é importante incluir em pequenas porções e dentro de uma alimentação balanceada e saudável, além de praticar atividade física regularmente.

Como usar o óleo de coco

O óleo de coco é muito utilizado na cozinha de diversas formas: para temperar saladas, preparar legumes e carnes ou ser incorporado em receitas.

Para isso, basta substituir a gordura utilizada normalmente, como o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite de oliva, por exemplo, por óleo de coco extra virgem. No entanto, assim como os outros óleos, devido à grande quantidade de calorias, não é recomendado usar mais do que 1 colher de sopa em cada refeição principal.

Além disso, o óleo de coco pode ser utilizado com fins cosméticos para preparar máscaras caseiras com o cabelo, sendo normalmente combinado com outros componentes, como mel, abacate ou azeite de oliva. Devido às suas propriedades hidratantes, o óleo de coco também pode ser utilizado para hidratar a pele, devendo ser aplicado diretamente na pele em forma de creme ou como óleo.

Outros usos frequentes do óleo de coco pode ser como protetor labial ou para prevenir o surgimento de estrias, já que contribui para que a pele se mantenha mais elástica.

Como fazer o óleo de coco em casa

O óleo de coco também pode ser preparado em casa, da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 3 copos de água de coco;
  • 2 cocos de casca marrom descascados e cortados em pedacinhos.

Modo de preparo:

O primeiro passo para fazer o óleo de coco, é bater todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e em seguida coar com auxílio de um pano limpo e colocar o líquido em uma garrafa, que deve permanecer em um ambiente escuro por 48 horas. Após esse período, deve-se colocar a garrafa em um ambiente fresco, ao abrigo da luz, por mais 6 horas.

Após as 6 horas, é preciso colocar a garrafa em pé na geladeira por 3 horas. Com isso, o óleo de coco irá solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa no local em que pode ser observada a separação da água e do óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um recipiente com tampa.

O óleo de coco se torna próprio para o consumo quando fica líquido, não havendo necessidade de armazenar na geladeira.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em agosto de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • U.S DEPARMENT OF AGRICULTURE. Oil, coconut. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/330458/nutrients>. Acesso em 04 jul 2022
  • VALA G.S, KAPADIYA P.K. Medicinal Benefits of Coconut Oil. International Journal of Life Sciences Research . 2. 4; 124-126, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • SHAMIM Khan et al. Physico-Chemical and Pharmacological Prospective of Roghan-e-Narjeel (Coconut Oil) . International Journal of Pharma Sciences and Research. 6. 1268-1273, 2015
  • DA SILVA Renan. Coconut oil: what do we really know about it so far?. Food quality and Safety. 3. 61-72, 2019
  • KUMAR Ravindra, BOSCO Sjd. Extraction Processes of Virgin Coconut Oil. MOJ Food Processing & Technology. 4. 2; 1-3, 2017
  • CARDOSO Diuli, MOREIRA Annie et al. A coconut extra virgin oil-rich diet increases HDL cholesterol and decreases waist circumference and body mass in coronary artery disease patients. Nutrición Hospitalaria. 32. 5; 2144-2152, 2015
  • OGBOLU D.O et al. In Vitro Antimicrobial Properties of Coconut Oil on Candida Species in Ibadan, Nigeria. Journal of Medicinal Food. 10. 2; 384-387, 2007
  • MUMME, Karen; STONEHOUSE, Welma. Effects of Medium-Chain Triglycerides on Weight Loss and Body Composition: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. JOURNAL OF THE ACADEMY OF NUTRITION AND DIETETICS. Vol.15. 2.ed; 249-263, 2015
  • MAHAYOTHEE, Busarakorn. Phenolic Compounds, Antioxidant Activity, and Medium Chain Fatty Acids Profiles of Coconut Water and Meat at Different Maturity Stages. International Journal of Food Properties. Vol.16. 9.ed; 2041-2051, 2016
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Benefícios do ÓLEO DE COCO e como usar

    05:50 | 122494 visualizações
  • BRIGADEIRO DE ABACATE | Receita Caseira e Saudável

    00:34 | 122469 visualizações