Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Óleo de Soja: é bom ou ruim?

O Óleo de Soja é um tipo de óleo vegetal extraído dos grãos de soja e é rico em gorduras poliinsaturadas, ômega 3 e 6 e vitamina E, sendo muito utilizado nas cozinhas, principalmente em restaurantes de fast-food, já que é mais barato quando comparado aos outros tipos de óleo.

Apesar de ser ricos em ômegas e vitamina E, os benefícios e malefícios do óleo de soja ainda é bastante discutido, isso porque depende do modo como é utilizado e da quantidade consumida, podendo tanto prevenir quanto favorecer doenças cardiovasculares, por exemplo.

Óleo de Soja: é bom ou ruim?

Óleo de Soja faz bem ou mal?

Os malefícios e benefícios do óleo de soja ainda são bastante discutidos, isso porque varia de acordo com a forma como o óleo é consumido e quantidade. Acredita-se que o óleo de soja quando consumido em pequenas quantidades, apenas no preparo dos alimentos do dia-a-dia, pode ajudar a diminuir o colesterol total e o LDL, prevenindo doenças do coração, por exemplo.

Além de ter efeito protetor do coração, o óleo de soja pode estimular o sistema imunológico, prevenir a osteoporose e melhorar a saúde da pele, por exemplo.

Por outro lado, quando utilizado em grandes quantidades ou quando é reutilizado ou aquecido a mais de 180ºC, o óleo de soja pode não possuir benefícios para a saúde. Isso acontece porque quando o óleo é aquecido a mais de 180ºC, os seus componentes são degradas e tornam-se tóxicos para o organismo, além de favorecerem o processo inflamatório e a oxidação das células, o que pode aumentar as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos.

Além disso, o óleo de soja também pode aumentar o risco de diabetes, problemas no fígado e obesidade, por exemplo.

Como usar

Devido à discussão frequente quanto aos impactos positivos e negativos do uso do óleo de soja, a forma como deve ser utilizado ainda não é bem definido. No entanto, acredita-se que 1 colher de sopa de óleo de soja seja suficiente para preparar a comida e ter efeitos positivos na saúde da pessoa. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem