O Óleo de Soja é um tipo de óleo vegetal extraído dos grãos de soja e é rico em gorduras poliinsaturadas, ômega 3 e 6 e vitamina E, sendo muito utilizado nas cozinhas, principalmente em restaurantes de fast-food, já que é mais barato quando comparado aos outros tipos de óleo.
Apesar de ser ricos em ômegas e vitamina E, os benefícios e malefícios do óleo de soja ainda é bastante discutido, isso porque depende do modo como é utilizado e da quantidade consumida, podendo tanto prevenir quanto favorecer doenças cardiovasculares, por exemplo.

Óleo de Soja faz bem ou mal?
Os malefícios e benefícios do óleo de soja ainda são bastante discutidos, isso porque varia de acordo com a forma como o óleo é consumido e quantidade. Acredita-se que o óleo de soja quando consumido em pequenas quantidades, apenas no preparo dos alimentos do dia-a-dia, pode ajudar a diminuir o colesterol total e o LDL, prevenindo doenças do coração, por exemplo.
Além de ter efeito protetor do coração, o óleo de soja pode estimular o sistema imunológico, prevenir a osteoporose e melhorar a saúde da pele, por exemplo.
Por outro lado, quando utilizado em grandes quantidades ou quando é reutilizado ou aquecido a mais de 180ºC, o óleo de soja pode não possuir benefícios para a saúde. Isso acontece porque quando o óleo é aquecido a mais de 180ºC, os seus componentes são degradas e tornam-se tóxicos para o organismo, além de favorecerem o processo inflamatório e a oxidação das células, o que pode aumentar as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos.
Além disso, o óleo de soja também pode aumentar o risco de diabetes, problemas no fígado e obesidade, por exemplo.
Como usar
Devido à discussão frequente quanto aos impactos positivos e negativos do uso do óleo de soja, a forma como deve ser utilizado ainda não é bem definido. No entanto, acredita-se que 1 colher de sopa de óleo de soja seja suficiente para preparar a comida e ter efeitos positivos na saúde da pessoa.