Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o óleo de linhaça e como usar

Agosto 2020

O óleo de linhaça é um produto obtido a partir da prensagem a frio das sementes de linhaça, que é a semente da planta linho, e que é rico em ômega 3 e 6, fibras solúveis, vitaminas e minerais, possuindo diversos benefícios para a saúde e podendo ser indicado para prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e aliviar os sintomas da TPM e da menopausa, por exemplo.

O óleo de linhaça pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação, devendo ser consumido de acordo com a orientação do médico, fitoterapeuta ou nutricionista.

Para que serve o óleo de linhaça e como usar

Para que serve

O óleo de linhaça é rico em ômega 3 e 6, fibras solúveis, vitaminas C, E e do complexo B, e minerais e, por isso, pode ser usada em diversas situações, sendo as principais:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares, já que é rico em ômegas, prevenindo a deposição de gordura nas paredes das artérias;
  • Regulação dos níveis de colesterol, principalmente diminuição do colesterol mau (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), já que é capaz de melhorar a elasticidade das artérias e a irrigação sanguínea;
  • Prevenção da osteoporose, já que aumenta a absorção de cálcio no organismo;
  • Melhora do trânsito intestinal, uma vez que é rica em fibras;
  • Controle da glicemia, ajudando a prevenir a diabetes, isso porque é rica em fibras, que também ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis;
  • Prevenção do envelhecimento celular e da pele, pois possui propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres produzidos no organismo e que são responsáveis pelo envelhecimento.

Além disso, devido à sua composição, o óleo de linhaça pode também ajudar a controlar e aliviar os sintomas relacionados com a TPM e a menopausa, como ondas de calor, cólicas e acne, por exemplo, já que pode ajudar a regular os hormônios femininos.

Como usar

O uso do óleo de linhaça pode variar de acordo com a indicação do médico, fitoterapeuta ou nutricionista. No entanto, de forma geral, é recomendado o consumo de 1 a 2 cápsulas 2 vezes ao dia, ou 1 a 2 colheres de sopa, de preferência antes das refeições para que a absorção do óleo seja maior e, assim, a pessoa possa usufruir de mais benefícios. Confira mais benefícios da linhaça para a saúde.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo de óleo de linhaça normalmente não está associado a efeitos colaterais, no entanto quando consumido sem orientação ou em quantidades acima do recomendado a pessoa pode apresentar gases, cólica e diarreia, por exemplo. Além disso, as sementes de linhaça podem diminuir a capacidade dos organismo de absorver medicamentos tomados oralmente, no entanto esse efeito colateral ainda não está confirmado para o uso da linhaça em forma de cápsula.

O óleo de linhaça está contraindicado para grávidas, mulheres a amamentar, crianças com menos de 3 anos e em situações de obstrução digestiva ou paralisação do intestino.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem