Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são as 5 Vacinas que o Idoso deve tomar

A vacina do idoso deve ser tomada por indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos.

As vacinas do idoso podem ser tomadas nos postos de saúde em campanhas nacionais de vacinação ou podem ser tomadas em consultório médico particular. Todas as vacinas são oferecidas gratuitamente pelo SUS, exceto a vacina contra a pneumonia, que deve ser comprada.

A vacinação dos idosos inclui:

1. Vacina contra a gripe

  • Para que serve: prevenir a gripe que, em idosos, pode causar pneumonia, inflamação das vias aéreas ou doença crônica pulmonar, por exemplo.
  • Quando deve ser tomada: 1 vez por ano, de preferência, antes do início do Outono.
Saiba quais são as 5 Vacinas que o Idoso deve tomar

2. Vacina pneumocócica

  • Para que serve: prevenir infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite ou septicemia que é uma infecção generalizada do organismo.
  • Como deve ser tomada: 3 doses - 1 dose da vacina pneumocócica conjugada 13 + 1 dose da vacina pneumocócica 23 2 meses depois + 1 dose da vacina pneumocócica 5 anos depois.

3. Vacina contra o tétano e a difteria

  • Para que serve: prevenir o tétano, que é uma doença infecciosa que pode levar à morte e a difteria, que é uma doença infecciosa, muito contagiosa, que provoca inflamação das vias respiratórias e, por vezes, da pele.
  • Quando deve ser tomada: 10 em 10 anos, como reforço. Em idosos que não foram vacinados na infância ou que não têm nenhum registro da vacina, antes do reforço devem fazer 3 doses com um intervalo de 2 meses entre cada.

4. Vacina contra a febre amarela

  • Para que serve: prevenir a febre amarela, que é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos.
  • Quando deve ser tomada: a cada 10 anos como reforço e 10 dias antes para quem vai viajar para uma região de risco, como zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

5. Vacina meningocócica

  • Para que serve: prevenir a meningite.
  • Como deve ser tomada: dose única em casos de epidemias.

Nos casos em que o idoso encontra-se doente, o médico deverá avaliar o risco/benefício da vacinação e decidir se o idoso deve ou não tomar a vacina.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais e mais frequentes efeitos colaterais das vacinas do idoso incluem dor, sensibilidade no local da picada da vacina, urticária, enduração no local da picada da vacina, febre, mal-estar e dores musculares.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...