11 remédios para dor de dente (e quando usar)

Alguns remédios para dor de dente, como o paracetamol, o ibuprofeno ou a codeína, agem inibindo a produção de substâncias inflamatórias ou atuam diretamente no cérebro aliviando a dor de dente leve a intensa.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, esses tipos de remédios não tratam a causa da dor de dente, especialmente se existir cárie, fratura no dente ou infecção. Assim, os remédios só devem ser utilizados com orientação do dentista, que também pode indicar o uso de antibióticos para combater infecções bacterianas ou até realizar um curativo com eugenol e óxido de zinco.

Nos casos em que a dor é muito intensa ou não melhora após 2 dias, mesmo com o uso dos remédios, é aconselhável consultar um dentista para avaliar o dente afetado e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

11 medicamentos para dor de dente

Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:

1. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico que age inibindo a produção de substâncias responsáveis pela dor, como as prostaglandinas ou ciclooxigenases, e pode ser encontrado na forma de comprimidos ou de solução em gotas.

Quando usar: o paracetamol é indicado para dor de dente leve a moderada, além de febre.

Como usar: as doses de paracetamol para dor de dente em adultos e crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg, 3 a 4 vezes ao dia, antes ou após as refeições, ou 1 comprimido de 750 mg, de 3 a 5 vezes ao dia, conforme orientação do dentista.

O paracetamol pode ser comprado sem receita, no entanto, recomenda-se consultar o dentista antes de usar, pois é contraindicado para pessoas com doença no fígado ou rins ou nos casos de alergia ao paracetamol.

Para crianças menores de 12 anos, o paracetamol deve ser usado com orientação do dentista ou pediatra e as doses são calculadas de acordo com o peso da criança.

2. Dipirona

A dipirona é outro analgésico para dor de dente que age reduzindo a produção de substâncias que causam dor ou febre, sendo encontrado na forma de comprimido ou de solução em gotas.

Quando usar: a dipirona é indicada para dor de dente leve a moderada, e febre.

Como usar: a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 15 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg, até 4 vezes ao dia, ou 20 a 40 gotas de dipirona 500 mg/mL, por dia, no máximo 4 vezes ao dia. Saiba como usar a dipirona corretamente.

A dipirona é contra indicada para bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesam menos de 5 Kg, nos 3 primeiros e 3 últimos meses de gravidez, e por pessoas que têm alergia a dipirona.

3. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para o alívio da dor de dente pois age reduzindo a produção de substâncias que causam a inflamação e também atua como analgésico, reduzindo a dor de dente.

Quando usar: o ibuprofeno é indicado para do de dente leve a moderada causada por cáries ou problemas nas gengivas, podendo também ser usado para dor pós-operatória de cirurgias dentárias, ou para baixar a febre.

Como usar: a dose usada para dor de dente em adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 ou 2 comprimidos de 200 mg, a cada 4 a 6 horas, ou conforme orientação médica, com intervalo mínimo de 4 horas entre as doses. A dose máxima por dia não deve ultrapassar 6 comprimidos de 200 mg em um período de 24 horas. Veja como usar o ibuprofeno.

O ibuprofeno não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao ibuprofeno e em casos de gastrite, úlcera gástrica, sangramento gastrointestinal, asma ou rinite. O ideal é fazer um aconselhamento com o dentista para garantir o uso seguro do ibuprofeno.

Além disso, o ibuprofeno não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, e os comprimidos não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos.

4. Naproxeno

O naproxeno, assim como o ibuprofeno, é um anti-inflamatório que tem ação analgésica, que age diminuindo a dor de dente e a febre, podendo ser encontrado na forma de comprimidos.

Quando usar: o naproxeno é indicado para dor de dente leve a moderada.

Como usar: a dose recomendada de naproxeno para adultos é de 1 comprimido de 250 mg, 1 a 2 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 2 comprimidos de 250 mg. Já para os comprimidos de 500 mg, a dose para adultos é de 1 comprimido de 500mg, 1 vez ao dia, e a dose máxima é de 1 comprimido de 500 mg por dia.

O naproxeno é contra indicado para pessoas que já fizeram cirurgia cardíaca, mulheres grávidas ou em amamentação, crianças e em casos de doenças no estômago como gastrite ou úlcera gástrica.

É importante consultar o dentista antes de tomar o naproxeno para que possa ser avaliada qualquer contra indicação para seu uso.

5. Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico, mais conhecido como Aspirina, é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser usado para dor de dente pois reduz a produção de substâncias que causam a inflamação, além de ter ação analgésica reduzindo a dor.

Quando usar: da mesma forma que o ibuprofeno e o naproxeno, o ácido acetil salicílico pode ser usado para dor de dente de intensidade leve a moderada.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg a cada 4 a 8 horas, após a alimentação. Não se deve tomar mais de 8 comprimidos de 500 mg por dia. Saiba como tomar o ácido acetilsalicílico.

O ácido acetilsalicílico não deve ser usada por grávidas, crianças com menos de 12 anos ou por pessoas com problemas no estômago ou no intestino, como gastrite, colite, úlcera ou sangramentos. Além disso, pessoas que usam regularmente o ácido acetilsalicílico como anticoagulante ou a varfarina não devem tomar a aspirina para o tratamento da dor de dente.

Esse anti-inflamatório é vendido em farmácias e drogarias e pode ser comprado sem receita, no entanto, é aconselhado consultar o dentista para garantir o uso seguro.

6. Diclofenaco sódico

O diclofenaco sódico é um agente anti-inflamatório, analgésico e antipirético que pode ser utilizado para diminuir a dor de dente, pois atua inibindo a produção de substâncias responsáveis pela dor de origem inflamatória.

Quando usar: o diclofenaco pode ser usado para dor de dente de intensidade leve a moderada ou após cirurgias dentárias.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 50 mg por via oral, a cada 8 a 12 horas, ou 1 comprimido de 75 mg, 1 a 2 vezes por dia, dependendo da intensidade da dor e da orientação do dentista. A dose máxima diária de diclofenaco sódico é de 150 mg por dia e é recomendado tomar o comprimido antes das refeições.

O diclofenaco sódico não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em períodos de lactância, e nem por pessoas que tenham úlcera gástrica, colite ulcerativa, doença de Crohn, alterações hepáticas graves, dor nos rins ou coração, ou pressão alta.

Além disso, também deve ser evitado por pessoas alérgicas aos anti-inflamatórios não esteroides e aquelas que estão fazendo tratamento com anticoagulantes como a varfarina, já que pode aumentar o risco de hemorragias. Veja mais sobre o diclofenaco sódico.

7. Benzocaína

A benzocaína é um anestésico tópico indicado para a dor de dente age diretamente nos nervos do dente permitindo um alívio muito rápido e temporário da dor, e deve ser usada com orientação do dentista.

Quando usar: a benzocaína pode ser usada para dor de dente ou dor na gengiva fortes.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 0,5 g do gel, aplicado diretamente no dente ou gengiva afetados para aliviar a dor, sendo que a dose máxima por dia é de 2 g.

A benzocaína é altamente absorvida pela mucosa oral, especialmente quando existem traumas ou infecções no local, o que aumenta o risco de efeitos colaterais graves, como problemas cardíacos, diminuição dos batimentos cardíacos, tontura, convulsões, inconsciência ou até parada cardíaca ou respiratória.

Esse anestésico é contraindicado para crianças com menos de 2 anos, pessoas alérgicas à benzocaína ou por pessoas com bloqueio cardíaco, idosos, doenças do fígado ou rins ou epilepsia. Durante a gravidez ou amamentação, o uso da benzocaína deve ser feito somente se recomendado pelo médico.

8. Lidocaína

A lidocaína é outro anestésico tópico indicado para dor de dente, pois bloqueia o impulso nervoso da dor, aliviando temporariamente a dor de dente.

Quando usar: a lidocaína, assim como a benzocaína, pode ser usada para dor de dente forte, ou anestesia antes de procedimentos cirúrgicos.

Como usar: aplicar a pomada de lidocaína 50 mg/g diretamente no dente afetado. A dose para adultos normalmente recomendada é de 1 a 5 g da pomada para aliviar a dor de dente, sendo que a dose máxima é de 20 g por dia.

A lidocaína não deve ser usada por menores de 12 anos, ou por pessoas alérgicas a esse anestésico ou outros anestésicos tópicos do tipo amida.

9. Codeína + paracetamol

A codeína é um opioide com efeito analgésico potente, sendo encontrada associada ao paracetamol, como o nome Tylex, sendo normalmente indicado para o alívio da dor de dente que não melhora com outros remédios analgésicos.

Quando usar: a codeína + paracetamol (Tylex) é indicado nos casos de dor de dente de intensidade leve a intensa ou dor após cirurgias dentárias, o que varia de acordo com a quantidade de ativos no comprimido.

Como usar: a dose normalmente recomendada da codeína + paracetamol (Tylex) para adultos é de 1 comprimido de 7,5 mg ou 1 comprimido de 30 mg, a cada 4 horas, conforme orientação do dentista.

A codeína + paracetamol (Tylex) não deve ser usada por crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas alérgicas aos componentes do comprimido, diarreia causada por colite pseudomembranosa ou envenenamento, depressão respiratória ou problemas no fígado, rins ou próstata.

10. Antibióticos

O uso de antibióticos para aliviar a dor de dente está indicado nos casos em que foi confirmado pelo dentista a existência de infecção bacteriana, sendo necessário o uso desse tipo de medicamento para promover a eliminação do agente infeccioso e, assim, aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Por isso, é importante estar atento a outros sintomas como inchaço, enrijecimento de alguma parte da boca, presença de pus, mau hálito e dor intensa no dente, já que podem ser indicativos de infecção.

Quando usar: os antibióticos são indicados nos casos de abscessos dentários ou infecções bacterianas no dente ou gengiva.

Como usar: os antibióticos devem ser tomados por via oral, e as doses variam de acordo com o antibiótico indicado pelo dentista e gravidade da infecção.

11. Eugenol + óxido de zinco

O eugenol associado ao óxido de zinco é um curativo provisório feito pelo dentista no consultório para proteger o dente e evitar a proliferação de microorganismos que podem causar infecção, aliviando a dor de dente.

Quando usar: o curativo de eugenol e óxido de zinco normalmente é usado quando o tratamento da cárie ou canal não pode ser realizado no dia ou quando não há possibilidade de finalizar o tratamento naquele dia. Além disso, pode ser usado nos casos de fratura do dente ou queda de uma restauração antiga.

Como usar: o curativo de eugenol e óxido de zinco é feito pelo dentista no consultório, podendo permanecer no dente por cerca de 15 a 30 dias, conforme orientado pelo dentista.

O curativo de eugenol e óxido de zinco é provisório e deve ser retirado pelo dentista para a realização do tratamento dentário definitivo.

O que fazer em caso de dor de dente intensa

Para diminuir a dor de dente intensa, podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como dipirona, naproxeno, ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo.

No entanto, o alívio da dor só ocorrerá de forma transitória, já que esses medicamentos não tratam a causa da dor no dente. Por isso, o mais recomendado é que o dentista seja consultado para que seja feita uma avaliação e seja indicado o tratamento mais adequado de acordo com a causa de dor no dente. Veja as principais causas de dor de dente.

Além disso, caso a dor aconteça devido à presença de infecção, o dentista pode indicar o uso de antibióticos.

Medicamentos na gravidez

No caso da dor de dente na gravidez, o único remédio recomendado é o paracetamol, que é um analgésico muito utilizado durante a gestação para aliviar a dor. No entanto, recomenda-se entrar em contato com o obstetra que faz o acompanhamento pré-natal para garantir o uso seguro e na dose correta durante a gravidez.

Remédios caseiros para dor de dente

Alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar a dor de dente como o cravo da índia, a hortelã ou o alho, por exemplo, pois possuem propriedades analgésicas ou anti-inflamatórias. Confira todas as opções de remédios caseiros aliviar a dor de dente.

Além disso, em caso de dor no dente, é recomendado evitar o consumo de bebidas ou alimentos muito frios ou muito quentes, já que podem aumentar a sensação de dor. Também não é recomendado consumir alimentos muito duros e nem mascar chiclete, pois podem piorar a dor e aumentar o risco de quebrar o dente.

Quando ir ao dentista

É recomendado consultar o dentista sempre que surgir dor de dente, porém, as situações que necessitam de mais atenção incluem:

  • Dor que não melhora após 2 dias;
  • Surgimento de febre acima de 38ºC;
  • Desenvolvimento de sintomas de infecção, como inchaço, vermelhidão ou alterações no paladar;
  • Dificuldade para respirar ou engolir.

Quando a dor de dente não é tratada de forma adequada pode causar infecção, havendo a necessidade de tomar antibióticos. Por isso, no caso de não ter melhora com o uso dos remédios para dor de dente, deve-se consultar o dentista e fazer o tratamento mais adequado.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas para evitar a dor de dente:

Como Aliviar a dor de dente

06:45 | 364.132 visualizações

Vídeos relacionados

Como Aliviar a dor de dente

06:45 | 364.132 visualizações

3 DICAS PARA AUMENTAR A SAÚDE DOS DENTES

02:00 | 30.228 visualizações