Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Unha fraca pode ser sinal de anemia

As unhas fracas e quebradiças podem ser sinal de anemia, principalmente se houver outros sintomas, como fraqueza, palidez, dor de cabeça, cansaço ou tontura, por exemplo, pois na anemia ocorre diminuição da hemoglobina no sangue e, consequentemente, do oxigênio, deixando as unhas fracas e com tendência para lascarem com mais facilidade.

Porém, se o indivíduo tiver o hábito de roer muito as unhas ou utilizar diariamente produtos de limpeza sem proteger as mãos, as unhas também podem ficar fracas e quebradiças. 

Veja como combater a anemia naturalmente: Remédio caseiro para anemia.

Unha fraca pode ser sinal de anemia
Unha fraca pode ser sinal de anemia

Outras causas de unhas fracas podem ser:

  • Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: ocorre alteração da produção dos hormônios da tireóide e do transporte de nutrientes às unhas, deixando-as fracas;
  • Má circulação: ocorre diminuição de oxigênio e nutrientes das unhas, tornando-as fracas e quebradiças;
  • Uso de remédios para o câncer, retinóides ou alguns antibióticos.

Desta forma, na presença de unhas fracas, é importante consultar um clínico geral para realizar um exame de sangue, identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Como fortalecer as unhas

Para fortalecer as unhas é importante adotar certos cuidados, como aplicar uma base fortalecedora para as unhas antes do esmalte, retirar o esmalte com óleo de banana em vez de acetona, no mínimo um dia antes de fazer as unhas novamente, e usar luvas de borracha quando for necessário utilizar produtos químicos ou para lavar a louça.

Saiba o que mais pode fazer para fortalecer as unhas em: Como fortalecer unhas fracas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...