5 dicas para fortalecer as unhas fracas

Para fortalecer as unhas fracas e quebradiças o que se pode fazer é usar uma base fortalecedora de unha, proteger as mãos diariamente com luvas durante as tarefas domésticas, usar creme hidratante nas mãos e nas unhas e ter uma alimentação saudável, rica em alimentos fontes de ferro, vitamina A e do complexo B.

As unhas fracas podem ser facilmente tratadas apenas com pequenos cuidados diários com as unhas, porém os resultados esperados podem levar algum tempo a ser atingidos. Em alguns casos, pode ser necessário consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação geral da pessoa para identificar a causa do enfraquecimento das unhas e, assim, ser indicado o melhor tratamento.

O enfraquecimento da unhas pode ser causado por diferentes fatores, sendo muitas vezes causado por hábitos prejudiciais para a unha, como roer as unhas ou colocar as unhas em contato com produtos químicos, como o detergente, sem as proteger, ou pela carência de algumas vitaminas na alimentação. Confira as principais causas de unhas fracas.

5 dicas para fortalecer as unhas fracas

Assim, para deixar as suas unhas mais fortes e bonitas existem algumas dicas que pode seguir como:

1. Usar creme hidratante

Aplicar um bom creme hidratante para mãos e unhas, ajuda a manter a hidratação da unha, deixando-as mais fortes e bonitas. Além disso, existem também alguns cremes específicos para ajudar no tratamento das unhas fracas e quebradiças, que podem ser encontrados em farmácias lojas de produtos de beleza.

Manteiga hidratante

Uma opção caseira de hidratante para as unhas é a manteiga hidratante e fortificante feita com óleo essencial de limão, jojoba e cera de abelha, que ajudam a fortalecer as unhas e a manter as mãos e as cutículas hidratadas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba;
  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau;
  • 1 colher de sopa de raspa de cera de abelha;
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 5 gotas de óleo essencial de limão.

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, colocar o óleo de jojoba, a manteiga de cacau e a cera de abelha, deixar derreter e, em seguida, retirar do calor. Deixar esfriar durante 2 ou 3 minutos, adicionar os óleos essenciais de sândalo e limão, misturar bem e verter a mistura para um recipiente. É importante deixar esfriar bem antes de tapar. Esta manteiga deve ser aplicada diariamente para fortalecer as unhas e hidratar e proteger as mãos e cutículas, e deve ser usada logo pela manhã e à noite antes de deitar.

2. Usar base fortalecedora de unha

Para o tratamento das unhas fracas e quebradiças também existem algumas bases fortalecedoras de unha e óleos específicos, que ajudam a nutrir e a fortalecer as unhas. Estes produtos devem ser aplicados diariamente sobre a unha limpa e sem esmalte. É importante ter atenção à composição dessas bases e óleos, sendo recomendado dar preferência aos produtos que contém vitamina B5, minerais e cálcio que ajudam a fortalecer e proteger a unha.

Algumas bases contém em sua composição cravo da índia, o que é interessante para quem tem o hábito de roer unha, que também pode tornar as unhas mais frágeis. Isso porque quando a pessoa quiser roer a unha, vai sentir um cheiro muito forte ou um gosto mais amargo na boca, de forma que o hábito vai sendo perdido ao longo do tempo e as unhas conseguem crescer de forma mais saudável.

3. Usar apenas removedor de esmalte sem acetona

Usar removedor de esmalte sem acetona também é um cuidado importante a ter quando as unhas estão fracas e quebradiças, pois a acetona é um químico que pode ser agressivo para unha já fragilizada.

Além disso, deve também reduzir no número de vezes que vai no salão fazer as suas unhas ou no número de vezes que pinta a unha com esmalte, pois isto apenas deixa as unhas mais sensíveis e fragilizadas.

4. Proteger as mãos com luvas

É importante proteger as mãos com luvas sempre que for preciso passar muito tempo em contato com produtos de limpeza, principalmente, pois esses produtos podem tornar as unhas mais frágeis e quebradiças, além de também poderem causar alergia nas mãos.

5. Ter uma alimentação equilibrada

Aumentar o consumo de alguns alimentos como gelatina, leite, ovo, vegetais folhosos escuros como a couve, gérmen de trigo, espinafres, abacate, batata doce ou fígado, pode ajudar a fortalecer as suas unhas, deixando-as mais fortes, bonitas e menos quebradiças, uma vez que são alimentos ricos em vitamina A, ácido pantotênico ou Vitamina B5, ferro, cálcio e queratina.

Além disso, estes alimentos ajudam também a repor vitaminas e nutrientes que podem estar em falta no organismo, uma vez que essa pode ser a causa das unhas fracas e quebradiças.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: