8 dicas simples para fortalecer as unhas

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

Algumas dicas para fortalecer as unhas fracas e quebradiças são usar uma base fortalecedora, proteger as mãos diariamente com luvas durante as tarefas domésticas, usar creme hidratante e manter uma alimentação saudável, incluindo alimentos fontes de ferro, vitamina A e vitaminas do complexo B.

As unhas podem ficar fracas e quebradiças devido à fatores como roer as unhas, usar produtos químicos que causam ressecamento, como o detergente e acetona ou pela carência de algumas vitaminas na alimentação. Confira as principais causas de unhas fracas.

As unhas fracas podem ser tratadas com cuidados diários, porém os resultados podem levar algum tempo a ser atingidos. Em alguns casos, pode ser necessário consultar o dermatologista para que seja identificada a causa do enfraquecimento das unhas e, assim, seja indicado o melhor tratamento.

Imagem ilustrativa número 8

Algumas dicas para fortalecer as unhas fracas e quebradiças são:

1. Usar creme hidratante

Aplicar um bom creme hidratante para mãos e unhas, ajuda a hidratar e fortalecer a unha, deixando-as mais fortes e bonitas. Além disso, alguns cremes específicos também ajudam no tratamento das unhas fracas e quebradiças, podendo ser encontrados em farmácias lojas de produtos de beleza.

Receita caseira de creme hidratante

Esse creme hidratante é uma receita caseira que ajuda a fortalecer as unhas, as mãos e as cutículas.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de óleo de jojoba;
  • 1 colher (de sopa) de manteiga de cacau;
  • 1 colher (de sopa) de raspa de cera de abelha;
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 5 gotas de óleo essencial de limão.

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, colocar o óleo de jojoba, a manteiga de cacau e a cera de abelha, levar ao fogo baixo e deixar derreter. Retirar a panela do fogo e deixar esfriar. Adicionar os óleos essenciais, misturar e deixar esfriar bem. Colocar a mistura num recipiente e tapar. Pode-se aplicar esta manteiga diariamente pela manhã e à noite antes de deitar.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Usar base fortalecedora de unha

Para tratar as unhas fracas e quebradiças existem algumas bases fortalecedoras que ajudam a nutrir e a fortalecer as unhas. Estes produtos devem ser aplicados diariamente sobre a unha limpa e sem esmalte. É aconselhado dar preferência aos produtos que contém vitamina B5, minerais e cálcio que ajudam a fortalecer e proteger a unha.

Algumas bases contém em sua composição cravo da índia, que é interessante para quem tem o hábito de roer unha. Isso porque ao roer a unha, sente-se um cheiro muito forte ou um gosto amargo na boca, diminuindo o hábito de roer a unhas e fortalecendo-as.

3. Usar removedor de esmalte sem acetona

Usar removedor de esmalte sem acetona é um cuidado importante par fortalecer as unhas, pois a acetona é um produto químico que resseca as unhas, sendo agressivo para as unhas fragilizadas.

4. Proteger as mãos com luvas

É importante proteger as mãos com luvas de borracha, látex, plástico ou silicone  sempre que for preciso passar muito tempo em contato com produtos de limpeza, porque esses produtos podem tornar as unhas mais frágeis e quebradiças, além de também poderem causar alergia nas mãos.

5. Manter uma alimentação equilibrada

Manter uma alimentação equilibrada, incluindo alimentos como gelatina, leite, ovo, couve, gérmen de trigo, espinafre ou fígado, pode ajudar a fortalecer as unhas, deixando-as mais bonitas e menos quebradiças.

Isso porque esses alimentos são ricos em nutrientes importantes para a saúde das unhas e que podem estar em falta no organismo, como vitamina A, vitamina B5, ferro, cálcio e queratina.

6. Evitar roer as unhas

Para fortalecer as unhas, é importante evitar as roer constantemente, já que isso pode causar microtraumas que as deixam mais frágeis, facilitando a quebra e aumentando o risco de infecções por fungos ou bactérias.

Algumas dicas para evitar roer as unhas incluem manter as unhas bem cortadas e lixadas, usar um esmalte especial e, quando necessário, consultar o psicólogo. Confira todas as dicas para deixar de roer as unhas.

7. Tomar suplementos

Tomar suplementos, como a biotina, ajuda a fortalecer as unhas, pois essa vitamina promove a produção de queratina, uma proteína presente nas unhas, auxiliando e estimular o crescimento das unhas. Já o suplemento Pantogar contém cistina, cálcio, queratina e vitaminas no complexo B, nutrientes que fortalecem e estimulam o crescimento das unhas.

Esses suplementos são comercializados em farmácias ou drogarias e devem ser usados conforme a indicação do dermatologista ou nutricionista.

8. Evitar o uso prolongado de unhas em gel

Uma dica simples para fortalecer as unhas é evitar o uso prolongado de unhas de gel. Isso porque as unhas de gel podem desidratar e ressecar as unhas, deixando-as mais fracas, sensíveis e quebradiças.

Além disso, a remoção das unhas em gel, quando feita com o uso de espátula, acetona ou lixa, também pode danificar as unhas, deixando-as mais finas e enfraquecidas.