Gonorreia masculina: sintomas, tratamento e cura

Atualizado em agosto 2023

A gonorreia masculina é uma infecção sexualmente transmitida causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que é transmitida principalmente pela relação sexual desprotegida.

O primeiro sinal indicativo de gonorreia é a inflamação na uretra, que leva ao surgimento de corrimento de cor clara que com o tempo torna-se mais escuro, além de também poder haver sensação de dor e ardor ao urinar.

É importante que na presença de sinais e sintomas indicativos de gonorreia masculina, o homem vá ao urologista para que seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que envolve o uso de antibióticos, prevenindo, assim, o desenvolvimento de complicações, como a infertilidade.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de gonorreia masculina

Os principais sintomas que podem ser indicativos de gonorreia masculina são:

  • Dor e ardor ao urinar;
  • Febre baixa;
  • Inflamação da uretra;
  • Secreção branca-amarelada, semelhante à pus, que sai pela uretra;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Inflamação no ânus, no caso de ter havido relação anal desprotegida;
  • Dor de garganta, no caso de ter havido relação sexual oral.

De forma geral, os sintomas de gonorreia masculina costumam aparecer 2 a 10 dias após o contato com a bactéria responsável pela infecção.

É importante que homem fique atento ao aparecimento desses sintomas, pois assim é possível que seja iniciado o tratamento adequado e a transmissão da bactéria para outra pessoa possa ser evitado.

Teste online de sintomas

Para saber a possibilidade de ter gonorreia, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Ardência ou desconforto para urinar
  2. 2. Corrimento amarelado saindo do pênis ou vagina
  3. 3. Dor no pé da barriga, região genital ou anal
  4. 4. Inchaço da região genital
  5. 5. Febre acima de 37.2°C
  6. 6. Teve alguma relação sexual desprotegida?

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um infectologista, ginecologista ou urologista.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da gonorreia é feito pelo urologista de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelo homem e pela realização da análise da secreção liberada pela uretra. Essa secreção é enviada para o laboratório para que seja processada e sejam feitos os testes de identificação da bactéria. Entenda como é feita a identificação da gonorreia.

Como é feito o tratamento

O tratamento para gonorreia masculina deve ser indicado pelo urologista, sendo normalmente recomendado o uso de antibióticos, que devem ser usados de acordo com a orientação, mesmo que não existam mais sintomas. Além disso, é importante que o tratamento também seja realizado pela (o) parceira (o), pois assim é possível evitar novamente o contágio. Saiba mais sobre o tratamento da gonorreia.

Uma forma de complementar o tratamento com antibióticos é fazer uso de alguns remédios caseiros que possuem propriedades antimicrobianas e ajudam a aliviar os sintomas, sendo importante que seja recomendado pelo médico. Conheça algumas opções de remédio caseiro para gonorreia.

Gonorreia masculina tem cura?

A gonorreia tem cura desde que o tratamento com antibióticos seja feito de acordo com a orientação do médico. É importante que o tratamento seja feito até o fim, mesmo que já não existam sinais e sintomas aparentes, pois assim é possível garantir a eliminação da bactéria, evitar a resistência desse agente infeccioso e prevenir o desenvolvimento de complicações, como a infertilidade.