Exame de escarro: o que é, para que serve e como é feito

Atualizado em dezembro 2023

O exame de escarro é um exame de diagnóstico indicado para investigar doenças respiratórias, como tuberculose ou pneumonia, por exemplo, pois permite avaliar as características do escarro, como fluidez e cor, além da presença de microrganismos, como bactérias ou fungos.

Esse exame, também conhecido como cultura do escarro, é simples e não necessita de muitos preparos antes da sua realização, sendo apenas recomendado que seja feita a higienização da garganta, boca e nariz apenas com água e que a coleta seja feita pela manhã.

O exame de escarro é oferecido gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, mas também é realizado em hospitais ou clínicas de exames particulares, e os resultados devem ser analisados pelo infectologista, pneumologista ou clínico geral.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame de escarro é indicado para diagnosticar doenças respiratórias, como:

Além disso, o exame de escarro pode ser recomendado para acompanhar a resposta ao tratamento de uma infecção ou para verificar qual o melhor antibiótico para combater uma infecção.

Como é feito o exame

Para fazer o exame do escarro não são necessários muitos preparos, sendo apenas recomendado:

  1. Lavar as mãos com água e sabonete neutro;
  2. Higienizar a boca e garganta apenas com água. O uso de antissépticos e pasta de dente pode interferir no resultado do exame e, por isso, não é indicado;
  3. Retirar a dentadura antes de fazer a higienização da boca e garganta, no caso de pessoas que usam próteses dentárias;
  4. Inspirar e expirar profunda e lentamente por 3 vezes;
  5. Tossir profundamente para soltar as secreções que estão no pulmão;
  6. Cuspir o escarro dentro do pote de coleta sem encostar os lábios ou os dedos nas bordas do frasco. Repetir esse procedimento até alcançar o volume de 10 mL do frasco de coleta.

Geralmente, a coleta deve ser feita de manhã antes de comer ou beber, para evitar contaminar a amostra de escarro. Se recomenda beber bastante liquido no dia anterior a consulta, para fluidificar as secreções e dormir de barriga para cima e sem travesseiro, para facilitar a saída do escarro na hora da coleta.

Em algumas pessoas, o médico pode ainda recomendar fazer uma broncoscopia para conseguir coletar a quantidade necessária de escarro do pulmão. Entenda o que é e como é feita a broncoscopia.

Como entender o resultado

Os resultados do exame de escarro indicado no laudo leva em consideração os aspectos macroscópicos da amostra, como fluidez e cor e a avaliação microscópica. Os resultados que podem aparecer no laudo são:

  • Negativo ou não detectável: é o resultado normal e significa que não foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença;
  • Positivo: significa que foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença na amostra de escarro. Nestes casos, geralmente também é indicado o tipo de microrganismo para ajudar o médico a escolher um antibiótico ou antifúngico.

No caso de resultado negativo, é muito importante que o exame seja na mesma avaliado pelo pneumologista já que, se existirem sintomas, pode significar que existe uma infecção causada por vírus que não são identificados no exame.