Transmissão da tuberculose: como se pega e como evitar

A transmissão da tuberculose acontece pelo ar, quando a pessoa infectada lança os bacilos de Koch no ambiente, através da tosse, espirro ou fala, ficando suspenso no ar e podendo ser inalado por outras pessoas, podendo resultar na doença.

O bacilo de Koch pode permanecer no ar durante muitas horas, especialmente se for um ambiente fechado, pouco ventilado ou com pouca circulação de ar, como um quarto fechado. 

Apenas a tuberculose pulmonar é transmissível, isso porque é necessário que as partículas contendo a bactéria fiquem suspensas no ar. Conheça mais sobre a tuberculose. 

Imagem ilustrativa número 1

Como acontece a transmissão

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através de:

  • Fala;
  • Canta;
  • Tosse;
  • Espirro.

A transmissão da tuberculose acontece ao inalar aerossóis pelo ar, contendo a bactéria que são liberadas no ambiente, podendo permanecer por várias horas no ar.

Quando a pessoa é infectada, os sintomas da tuberculose podem surgir de 4 a 12 semanas após a inalação da bactéria. Saiba identificar os sintomas da tuberculose.

Quem tem mais risco?

As principais pessoas que têm maior risco de se contaminar são aquelas que convivem no mesmo ambiente que a pessoa com tuberculose, como compartilhar o mesmo quarto, viver na mesma casa ou dividir o mesmo ambiente de trabalho, por exemplo.

É importante ressaltar que, os outros tipos de tuberculose extrapulmonar, como a tuberculose miliar, óssea, intestinal ou ganglionar não são transmitidas de uma pessoa para outra. 

Como evitar a doença

As principais formas de evitar a tuberculose são:

  • Evitar conviver no mesmo ambiente que pessoas com a tuberculose pulmonar;
  • Evitar permanecer muito tempo em ambiente fechado ou com pouca circulação de ar;
  • Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável ou a roupa;
  • Fazer isolamento por pelo menos 15 dias, após o início do tratamento para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas;
  • Usar equipamentos de proteção individual, como a máscara do tipo N95, no caso de pessoas que trabalham em centros de saúde ou cuidadores.

Além disso, para pessoas que conviveram com infectados pela tuberculose, o médico poderá indicar um tratamento de prevenção, com o antibiótico isoniazida, caso seja identificado um alto risco de desenvolver a doença.

Vacina para tuberculose

A forma mais importante e eficaz de prevenir a infecção por tuberculose é através da vacina BCG, realizada ainda no primeiro mês de vida.

Apesar desta vacina não impedir a contaminação pelo bacilo de Koch, é capaz de impedir as formas graves da doença, como a tuberculose miliar ou meníngea, por exemplo. Confira quando tomar e como funciona a vacina BCG contra tuberculose.

Saiba tudo sobre a tuberculose, principais sintomas e tratamento no vídeo a seguir:

O que não transmite tuberculose

A tuberculose não é transmissível através de apertos de mão, compartilhamento de comidas e bebidas ou uso de roupa da pessoa com tuberculose.

Além disso, a tuberculose também não é transmissível por meio de beijos, isso porque é necessária a presença de secreções pulmonares para transportar o bacilo de Koch, o que não acontece no beijo.

É importante lembrar que a pessoa diagnosticada com tuberculose pulmonar deixa de transmitir a doença após 15 dias do início do tratamento com os antibióticos recomendados pelo médico, mas isto só acontece se o tratamento for seguido rigorosamente.

Leia também: Como é feito o tratamento para tuberculose tuasaude.com/tratamento-para-tuberculose