Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Formas de contágio da Tuberculose e como se prevenir

O contágio da tuberculose ocorreatravés do ar, quando o indivíduo respira o ar contaminado com o bacilo de Koch, causador da infecção. Este contágio pode ocorrer quando se está perto de uma pessoa com tuberculose, especialmente quando se convive no mesmo ambiente, em casa ou no trabalho.

A principal forma de se prevenir da tuberculose é através da vacina BCG, que é tomada na infância. Além disso, é recomendado evitar ficar em locais onde haja pessoas com suspeita da infecção, exceto nos casos em que já se esteja realizando o tratamento de forma correta a mais de 15 dias, além de preferir permanecer em ambientes ventilados e iluminados.

Mas é importante ressaltar que a tuberculose só é transmissível por pessoas com tuberculose pulmonar, e todos os outros tipos de tuberculose extra-pulmonar como a tuberculose miliar, óssea, intestinal ou ganglionar, por exemplo, não são transmitidas de uma pessoa para outra. Para entender melhor o que é a tuberculose e seus principais tipo, confira Tuberculose

Formas de contágio da Tuberculose e como se prevenir

Como acontece a transmissão

O contágio da tuberculose acontece pelo ar, quando a pessoa infectada lança os bacilos de Koch no ambiente, através da tosse, espirro ou fala. 

O bacilo de Koch pode permanecer no ar durante muitas horas, especialmente se for um ambiente apertado e pouco iluminado, como um quarto fechado. Assim, as principais pessoas que podem se contaminar são aquelas que convivem no mesmo ambiente que a pessoa com tuberculose, como compartilhar o mesmo quarto, viver na mesma casa ou dividir o mesmo ambiente de trabalho, por exemplo. Saiba reconhecer os sinais e sintomas de uma pessoa com tuberculose.

É importante lembrar que o indivíduo diagnosticado com tuberculose pulmonar deixa de transmitir a doença após 15 dias do início do tratamento com os antibióticos recomendados pelo médico, mas isto só acontece se o tratamento for seguido rigorosamente, caso contrário ele poderá contaminar outros em qualquer fase da doença.

Prevenção da tuberculose

A forma mais importante de se prevenir da tuberculose é através da toma da vacina BCG, realizada ainda no primeiro mês de vida. Apesar desta vacina não impedir a contaminação pelo bacilo de Koch, é capaz de impedir as formas graves da doença, como a tuberculose miliar ou meníngea, por exemplo. Confira quando tomar e como funciona a vacina BCG contra tuberculose.

Além disso, é recomendado evitar conviver no mesmo ambiente que pessoas com a tuberculose pulmonar, especialmente se ainda não tiver iniciado o tratamento. Caso não seja possível evitar, especialmente as pessoas que trabalham em centros de saúde ou cuidadores, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual, como a máscara do ripo N95.

Além disso, para aquelas pessoas que conviveram com infectados pela tuberculose, o médico poderá indicar um tratamento de prevenção, com o antibiótico Isoniazida, caso seja identificado um alto risco de desenvolver a doença, e ela tenha sido descartada por exames como Radio-x ou PPD. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...