Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como acontece a transmissão da Tuberculose

O contágio com a tuberculose acontece através do ar, quando se respira o ar contaminado com o bacilo de Koch, causador da infecção. Dessa forma, o contágio com esta doença é mais frequente quando se está perto de uma pessoa com tuberculose ou quando se entra em um ambiente onde esteve recentemente uma pessoa com a doença.

No entanto, para que o bacilo causador da doença fique presente no ar é preciso que uma pessoa com tuberculose pulmonar ou na garganta fale, espirre ou tussa. Ou seja a tuberculose só é transmissível por pessoas com tuberculose pulmonar, e todos os outros tipos de tuberculose extra-pulmonar como a tuberculose miliar, óssea, intestinal ou ganglionar, por exemplo, não são transmitidas de uma pessoa para outra.

A principal forma de se prevenir da tuberculose é através da vacina BCG, que deve ser administrada na infância. Além disso, é recomendado evitar ficar em locais onde haja pessoas com suspeita da infecção, exceto nos casos em que já se esteja realizando o tratamento de forma correta por mais de 15 dias. Para entender melhor o que é a tuberculose e seus principais tipo, confira Tuberculose.

Como acontece a transmissão da Tuberculose

Como acontece a transmissão

O contágio da tuberculose acontece pelo ar, quando a pessoa infectada lança os bacilos de Koch no ambiente, através da tosse, espirro ou fala.

O bacilo de Koch pode permanecer no ar durante muitas horas, especialmente se for um ambiente apertado e pouco ventilado, como um quarto fechado. Assim, as principais pessoas que podem se contaminar são aquelas que convivem no mesmo ambiente que a pessoa com tuberculose, como compartilhar o mesmo quarto, viver na mesma casa ou dividir o mesmo ambiente de trabalho, por exemplo. Saiba reconhecer os sinais e sintomas de uma pessoa com tuberculose.

É importante lembrar que a pessoa diagnosticada com tuberculose pulmonar deixa de transmitir a doença após 15 dias do início do tratamento com os antibióticos recomendados pelo médico, mas isto só acontece se o tratamento for seguido rigorosamente.

O que não transmite tuberculose

Embora a tuberculose pulmonar seja uma infecção facilmente transmissível, não passa através de:

  • Aperto de mão;
  • Compartilha de comida ou bebida;
  • Usar roupa da pessoa infectada;

Além disso, beijos também não causam transmissão da doença, já que é necessário a presença de secreções pulmonares para transportar o bacilo de Koch, o que não aocntece no beijo.

Como evitar a doença

A forma mais importante e eficaz de prevenir a infecção por tuberculose é através da toma da vacina BCG, realizada ainda no primeiro mês de vida. Apesar desta vacina não impedir a contaminação pelo bacilo de Koch, é capaz de impedir as formas graves da doença, como a tuberculose miliar ou meníngea, por exemplo. Confira quando tomar e como funciona a vacina BCG contra tuberculose.

Além disso, é recomendado evitar conviver no mesmo ambiente que pessoas com a tuberculose pulmonar, especialmente se ainda não tiver iniciado o tratamento. Caso não seja possível evitar, especialmente as pessoas que trabalham em centros de saúde ou cuidadores, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual, como a máscara do ripo N95.

Além disso, para aquelas pessoas que conviveram com infectados pela tuberculose, o médico poderá indicar um tratamento de prevenção, com o antibiótico Isoniazida, caso seja identificado um alto risco de desenvolver a doença, e ela tenha sido descartada por exames como Radio-x ou PPD.


Bibliografia

  • CDC. Transmission and Pathogenesis of Tuberculosis. Link: <www.cdc.gov>. Acesso em 16 Abr 2019
  • CDC. How TB Spreads. Link: <www.cdc.gov>. Acesso em 16 Abr 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem