Como acontece a transmissão da tuberculose e como evitar

O contágio da tuberculose acontece pelo ar, quando a pessoa infectada lança os bacilos de Koch no ambiente, através da tosse, espirro ou fala, ficando suspenso no ar e podendo ser inalado por outras pessoas, podendo resultar na doença.

O bacilo de Koch pode permanecer no ar durante muitas horas, especialmente se for um ambiente apertado e pouco ventilado, como um quarto fechado. Assim, as principais pessoas que podem se contaminar são aquelas que convivem no mesmo ambiente que a pessoa com tuberculose, como compartilhar o mesmo quarto, viver na mesma casa ou dividir o mesmo ambiente de trabalho, por exemplo.

Apenas a tuberculose pulmonar é transmissível, isso porque é necessário que as partículas contendo a bactéria fiquem suspensas no ar. Dessa forma, os outros tipos de tuberculose extrapulmonar, como a tuberculose miliar, óssea, intestinal ou ganglionar não são transmitidas de uma pessoa para outra. Conheça mais sobre a tuberculose.

Como acontece a transmissão da tuberculose e como evitar

O que não transmite tuberculose

Embora a tuberculose pulmonar seja uma infecção facilmente transmissível, não é transmissível através de apertos de mão, compartilhamento de comidas e bebidas ou uso de roupa da pessoa com tuberculose.

Além disso, a tuberculose também não é transmissível por meio de beijos, isso porque é necessária a presença de secreções pulmonares para transportar o bacilo de Koch, o que não acontece no beijo.

É importante lembrar que a pessoa diagnosticada com tuberculose pulmonar deixa de transmitir a doença após 15 dias do início do tratamento com os antibióticos recomendados pelo médico, mas isto só acontece se o tratamento for seguido rigorosamente.

Como evitar a doença

A forma mais importante e eficaz de prevenir a infecção por tuberculose é através da vacina BCG, realizada ainda no primeiro mês de vida. Apesar desta vacina não impedir a contaminação pelo bacilo de Koch, é capaz de impedir as formas graves da doença, como a tuberculose miliar ou meníngea, por exemplo. Confira quando tomar e como funciona a vacina BCG contra tuberculose.

Além disso, é recomendado evitar conviver no mesmo ambiente que pessoas com a tuberculose pulmonar, especialmente se ainda não tiver iniciado o tratamento. Caso não seja possível evitar, especialmente as pessoas que trabalham em centros de saúde ou cuidadores, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual, como a máscara do ripo N95.

Além disso, para aquelas pessoas que conviveram com infectados pela tuberculose, o médico poderá indicar um tratamento de prevenção, com o antibiótico Isoniazida, caso seja identificado um alto risco de desenvolver a doença.

Saiba tudo sobre a tuberculose, principais sintomas e tratamento no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CDC. Transmission and Pathogenesis of Tuberculosis. Disponível em: <https://www.cdc.gov/tb/education/corecurr/pdf/chapter2.pdf>. Acesso em 16 Abr 2019
  • CDC. How TB Spreads. Disponível em: <https://www.cdc.gov/tb/topic/basics/howtbspreads.htm>. Acesso em 16 Abr 2019
Mais sobre este assunto: