Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

6 dicas para curar uma virose mais rápido

Para curar uma virose rápido é importante ficar em casa e repousar, ingerir pelo menos 2 L de água e fazer uma alimentação leve, optando por cozidos e grelhados. Em casos de virose forte, pode ser necessário usar remédios para diminuir os sintomas, como febre, vômitos e diarreia.

Geralmente, a virose é mais comum em crianças, bebês e pessoas com sistema imune fraco e o tratamento demora em média 1 semana, sendo a gastroenterite e o resfriado as viroses mais comuns. Saiba identificar os sintomas para saber se é virose ou não.

6 dicas para curar uma virose mais rápido

Assim, algumas dicas que podem ser seguidas para curar os sintomas da virose mais rápido são:

1. Ficar em repouso

Durante uma virose é importante ficar em repouso, evitando fazer esforços, para ajudar o corpo recuperar as energias e favorecer a eliminação do vírus. Além disso, ao permanecer em casa e em repouso, há diminuição do risco de transmissão do vírus para outras pessoas.

2. Lavar bem as mãos

É importante também lavar regularmente as mãos, isso porque as mãos correspondem a uma das principais formas de transmissão de doenças. Assim, ao lavar as mãos, é possível prevenir a transmissão para outras pessoas. É recomendado lavar as mãos após espirrar e tossir e após usar o banheiro.

3. Deixar o ambiente arejado

O vírus consegue circular mais facilmente em um ambiente fechado e, por isso, é importante deixar o ambiente bem arejado, abrindo as janelas para favorecer a circulação do ar.

4. Beber muitos líquidos

Para prevenir a desidratação provocada pela diarreia, vômitos e febre é necessário ingerir por dia pelo menos 2 litros de água ou soro caseiro, bebendo em pequenos goles. Além disso, os chás, principalmente o de gengibre e o de pêssego sem açúcar, ajudam a combater mais facilmente os enjoos e hidratam o organismo.

Saiba como fazer o soro caseiro assistindo ao vídeo a seguir:

5. Fazer refeições leves

As refeições devem ser leves e de fácil digestão para evitar as náuseas, vômitos e diarreia, devendo-se optar por alimentos cozidos e grelhados, dando preferência a caldos, frutas, como maçã cozida e banana, legumes, como cenoura ou abobrinha cozida ou carnes brancas como frango.

Durante a virose é recomendado não consumir frutas e verduras cruas e alimentos picantes, doces ou gordurosos, já que podem piorar os sintomas e atrasar a recuperação.

6. Usar medicamentos

Durante uma virose pode ser necessário o uso de remédios para parar mais rapidamente os sintomas da virose, devendo ser recomendado pelo médico de acordo com os sintomas, sendo as principais indicações:

  • Medicamentos para combater a dor e a febre: pode-se tomar analgésicos e antitérmicos, como Paracetamol, de 6 em 6 horas para diminuir a dor de cabeça, do corpo e a febre;
  • Medicamentos para combater os enjoos e vômitos: para parar estes sintomas deve-se tomar um antiemético, como Metoclopramida, 15 a 30 minutos antes de comer, podendo-se repetir a dose a cada 8 horas;
  • Medicamentos para combater a diarreia: nestes casos, pode-se tomar um antidiarreico, como Racecadotrila, 3 vezes ao dia, após as principais refeições.

Nos casos de virose, o uso de antibióticos não está indicado, pois não trata doenças causadas por vírus. Desta forma, orientação médica é fundamental para escolher o melhor remédio para tratar a virose.

Além destes medicamentos, o uso de suplementos ricos em zinco e vitamina C, como Vitergan e Cebion por exemplo, ajudam a fortalecer o sistema imune, deixando o organismo mais forte para combater doenças causadas por vírus. Veja também o que comer para curar a virose mais rápido.

Tratamento para virose infantil 

O tratamento para a virose em crianças ou bebês é semelhante ao tratamento para o adulto, porém, é importante ir ao pediatra para adequar o tratamento. Desta forma, é recomendado a criança ou bebê ficar em casa, não indo para o infantário ou escola para não piorar e não contaminar os colegas. Além disso, os pais devem:

  • Medir a temperatura da criança ou bebê a cada 2 horas e caso seja necessário, dar um remédio para baixar a febre segundo a indicação do médico;
  • Incentivar a criança a beber água ou chá de 30 em 30 minutos. No caso dos bebês, é essencial dar de mamar de 2 em 2 horas; 
  • Dar à criança pequenas quantidades de alimentos cozidos, como canja e arroz com frango cozido e maça ou banana;
  • Lavar as mãos da criança ou bebê e dos familiares pelo menos 3 vezes ao dia.

Estas medidas geralmente ajudam a criança a melhorar rapidamente e a recuperar a saúde e o bem-estar.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico quando os sintomas pioram mesmo seguindo todas as recomendações, se a pessoa tem febre acima dos 38,5ºC por mais de 3 dias, não consegue se alimentar bem, se houver sangue nas fezes ou se vomitar mais de 4 vezes por dia.

Nesses casos, o médico pode indicar que sejam feitos exames de sangue para detectar o vírus e assim indicar o melhor tratamento para combater a virose de forma mais eficaz.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem