10 trocas alimentares para uma vida mais saudável

Atualizado em junho 2021

Fazer algumas trocas alimentares, mesmo que simples, como deixar de tomar de leite de vaca e preferir uma bebida vegetal ou trocar o chocolate em pó por cacau ou alfarroba, são algumas atitudes que contribuem para uma vida mais saudável, longa e distante, com menor risco de colesterol alto, diabetes ou obesidade.

Assista no vídeo a seguir quais as 10 trocas saudáveis que a nutricionista Tatiana Zanin indica:

1. Leite de vaca por leite de arroz

Imagem ilustrativa número 1

O leite de vaca é rico em gordura e muitas pessoas tem dificuldade em digerir a lactose, tornando-se intolerantes por isso uma ótima opção é substituir pelo leite de arroz, leite de amêndoa ou leite de aveia, que você pode comprar pronto no supermercado ou fazer em casa.

Como fazer: Ferver 1 litro de água e depois adicionar 1 xícara de arroz e deixar 1 hora em fogo baixo com panela tampada. Depois de frio, bater tudo no liquidificador e depois adicionar 1 colher de café de sal, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 2 gotas de baunilha e 2 colheres de mel.

2. Chocolate em pó por alfarroba

Imagem ilustrativa número 2

O chocolate em pó é rico em açúcar, sendo uma má opção especialmente para quem está de dieta ou tem diabetes. Mas se você pode trocar o chocolate em pó pelo ovomaltine, ou pela alfarroba, que também são excelentes substitutos do chocolate que tem outras propriedades nutricionais importante e não tem cafeína. Além disso ninguém vai notar a diferença e você aumenta a variedade da alimentação. Podem ser usados em toda receita que originalmente leva chocolate, sem perder a cor ou o sabor.

3. Alimentos enlatados por congelados

Imagem ilustrativa número 3

As ervilhas e o milho em lata podem facilmente ser trocados pelas ervilhas e milho congelados. Nos enlatados tem sempre água e sal para manter a conserva em bom estado. Por isso, uma boa opção é preferir sempre os que vem em embalagens congeladas, ou então fazer seus próprios alimentos congelados. Mas nem tudo pode ser congelado em casa, veja como congelar os alimentos sem perder os nutrientes. 

4. Recipientes de plástico por de vidro

Imagem ilustrativa número 4

Os recipientes de plástico podem conter substâncias cancerígenas como o BPA e a melhor forma de reduzir este risco é trocando todos os que você tem em casa, por recipientes de vidro, ou com indicação que não possui essa substancia na sua fabricação. Além disso os de vidro são mais fáceis de limpar, não ficam manchados, não ainda podem ser usados para servir à mesa.

5. Frutas comuns por orgânicas

Imagem ilustrativa número 5

As frutas orgânicas são mais caras, mas a saúde não tem preço, pesar de não serem tão bonitas aos olhos, são muito mais saudáveis e cheias de nutrientes. Os produtos químicos utilizados na terra e na na planta para garantir grandes produções e baixo preço se acumulam no organismo ao longo dos anos e os prejuízos e consequências não são possíveis medir.

6. Lasanha comum por lasanha de abobrinha

Imagem ilustrativa número 6

A massa da lasanha que compramos no supermercado pode ser substituída por fatias de abobrinha, que além de ser uma opção menos calórica, é muito mais saudável. Se você não gosta de abobrinha ou se ainda não tem coragem de trocar a lasanha tradicional por uma de legumes, vá trocando aos poucos. Você pode fazer uma lasanha colocando 1 camada de massa comum e na camada seguinte, colocar a abobrinha fatiada para ir se habituando ao sabor.

7. Alimentos fritos por assados ou grelhados

Imagem ilustrativa número 7

Este é um clássico, mas praticamente todo alimento que é frito pode ser assado, sem perder o sabor. Por isso, opte pelos grelhados, feitos na chapa com um pequena quantidade de azeite ou mesmo um pouquinho de água ou coloque tudo no forno. Se você acha que o alimento não fica tão 'moreninho' no forno, quando estiver quase pronto use azeite em spray e deixe gratinar por mais alguns minutinhos.

8. Sal comum por sal de ervas

O sal comum contém uma grande quantidade de sódio e por isso deve ser consumido moderadamente. No Brasil a quantidade média de consumo diário de sal é mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e por isso todos precisam diminuir o consumo de sal para evitar problemas cardíacos no futuro.

Como fazer: Coloque num recipiente de vidro 10 gramas de: alecrim, manjericão, orégano, salsinha e 100g de sal.

9. Temperos prontos por temperos caseiros

Imagem ilustrativa número 8

Os temperos prontos que encontramos no supermercado são práticos e saborosos, mas estão cheios de toxinas que prejudicam qualquer dieta. Eles são ricos em sódio e por isso favorecem a retenção de líquidos e por isso são especialmente perigosos para quem tem pressão alta ou sofre com inchaços.

Como fazer: Corte cebola, tomate, pimentão, alho e use a salsa e cebolinho para conseguir mais sabor, e leve tudo ao fogo baixo, deixando ferver. Depois de pronto, distribua em forminhas de gelo e congele.

10. Salgadinhos de pacote por chips caseiros

Imagem ilustrativa número 9

É muito mais barato e saudável fazer em casa chips de batata doce, de maçã ou de pera. Não precisa comprar salgadinhos de pacote e batata frita cheias de gordura e sal no supermercado, se você pode fazer receitas deliciosas e saudáveis, ricas em vitaminas que vão ajudar seu corpo a funcionar sempre bem e ainda vai economizar algumas calorias e consumir menos gordura. Além disso fica lindo para receber os amigos em casa.

Como fazer: Basta fatiar o alimento que você deseja e colocar numa assadeira e levar ao forno por cerca de 20 minutos, até que fique bem assado e crocante. Para conferir mais sabor, tempere com sal de ervas. Veja mais detalhes da receita do chips de batata doce aqui.

Vídeos relacionados