Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gastrostomia: o que é, como alimentar e principais cuidados

A gastrostomia, também conhecida como gastrostomia endoscópica percutânea ou PEG, consiste na colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, desde a pele da barriga diretamente até ao estômago, para permitir a alimentação nos casos em que a via oral não pode ser utilizada.

A colocação de uma gastrostomia normalmente está indicada em casos de:

  • AVC;
  • Hemorragia cerebral;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumores na garganta;
  • Esclerose lateral amiotrófica;
  • Dificuldade grave para engolir.

Alguns destes casos podem ser temporários, como acontece em situações de AVC, em que a pessoa utiliza a gastrostomia até que consiga se alimentar novamente, mas em outros pode ser necessário manter a sonda por vários anos ou, até, por toda a vida.

Esta técnica pode ainda ser utilizada temporariamente após cirurgias, especialmente quando envolve o aparelho digestivo ou respiratório, por exemplo.

Gastrostomia: o que é, como alimentar e principais cuidados

10 passos para alimentar através da sonda

Antes de alimentar a pessoa com sonda de gastrostomia é muito importante colocá-la sentada ou com a cabeceira da cama elevada, de forma a evitar que a comida suba do estômago para o esôfago, provocando sensação de azia.

Depois, deve-se seguir o passo-a-passo:

  1. Examinar o tubo para garantir que não existem dobras que possam impedir a passagem da comida;
  2. Fechar o tubo, usando o clip ou dobrando a ponta, para que o ar não entre no tubo quando se retirar a tampa;
  3. Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100ml) no tubo da gastrostomia;
  4. Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago. Caso se consiga aspirar mais de 100 ml é recomendado alimentar a pessoa mais tarde, quando o conteúdo for inferior a esse valor. O conteúdo aspirado deve ser sempre colocado novamente no estômago.
  5. Voltar a dobrar a ponta da sonda ou fechar o tubo com o clip e depois retirar a seringa;
  6. Encher a seringa com 20 a 40 ml de água e voltar a colocar na sonda. Desdobrar a sonda e pressionar o êmbolo lentamente até que toda a água entre no estômago;
  7. Voltar a dobrar a ponta da sonda ou fechar o tubo com o clip e depois retirar a seringa;
  8. Encher a seringa com a comida triturada e coada, na quantidade de 50 a 60 mL;
  9. Voltar a repetir os passos para fechar o tubo e colocar a seringa na sonda, tendo sempre cuidado para não deixar o tubo aberto;
  10. Empurrar o êmbolo da seringa com cuidado, inserindo a comida lentamente no estômago. Repetir as vezes necessárias até administrar a quantidade recomendada pelo médico ou nutricionista, que geralmente não ultrapassa os 300 ml.

Após administrar toda a comida através da sonda é importante lavar a seringa e encher com 40 mL de água, voltando a colocar através da sonda para lavá-la e evitar que os pedaços de comida se acumulem, obstruindo o tubo.

Estes cuidados são muito semelhantes aos da sonda nasogástrica, por isso, assista o vídeo para observar como manter sempre a sonda sempre fechada, evitando que entre ar:

Como deve preparar a comida para a sonda

A comida deve ser sempre bem triturada e também não não conter pedaços muito grandes, sendo por isso recomendado coar a mistura antes de colocar na seringa. O plano alimentar deve ser sempre orientado por um nutricionista para garantir que não existem carências de vitaminas e, por isso, após a colocação da sonda, o médico pode encaminhar para consultas com o nutricionista. Veja algumas sugestões de como deve ser a alimentação para sonda.

Sempre que for necessário administrar remédios, deve-se triturar bem o comprimido e misturar na comida ou na água que será administrada. Porém, é aconselhado não misturar medicamentos na mesma seringa, já que alguns poderão ser incompatíveis.

Como cuidar da ferida da gastrostomia

Nas primeiras 2 a 3 semanas, a ferida da gastrostomia é tratada por um enfermeiro no hospital, pois é preciso ter mais cuidados para evitar uma infecção e até avaliar o local constantemente. No entanto, depois de ter alta e voltar para casa é preciso manter alguns cuidados com a ferida, para evitar que a pele fique irritada e surja algum tipo de desconforto.

O cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro. Mas também é importante evitar roupas muito apertadas ou colocar cremes com perfumes ou produtos químicos no local.

Ao lavar a região da ferida deve-se ainda roda a sonda ligeiramente, pra evitar que acabe grudando na pele, aumentando as chances de uma infecção. Esse movimento de rodar a sonda deve ser feito 1 vez por dia, ou de acordo com a orientação do médico.

Quando ir ao médico

É muito importante ir ao médico ou ao hospital quando:

  • A sonda está fora do lugar;
  • A sonda está entupida;
  • Existem sinais de infecção na ferida, como dor, vermelhidão, inchaço e presença de pus;
  • A pessoa sente dor ao ser alimentada ou está vomitando.

Além disso, dependendo do material da sonda, também pode ser preciso voltar no hospital para fazer a troca do tubo, no entanto, essa periocidade deve ser combinada com o médico.

Bibliografia >

  • NHS. Gastrostomy: information for parents and carers. 2017. Disponível em: <https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/13895Pgastrostomy.pdf>. Acesso em 12 Mai 2020
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS NUTRICIONISTAS. Guia para a gastrostomia endoscópica percutânea. 2015. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/guias/Guia_para_a_gastrostomia_endoscopica_percutanea_APN_APPC.pdf>. Acesso em 12 Mai 2020
  • NHS. Living with a gastrostomy feeding device. Disponível em: <https://www.gosh.nhs.uk/medical-information/procedures-and-treatments/living-gastrostomy-feeding-device>. Acesso em 12 Mai 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem