8 benefícios da batata doce e como consumir

A batata doce é um tubérculo, ou raiz, que tem ótima quantidade de energia, pois tem alto teor de carboidratos e ainda é rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e minerais, como o potássio e o magnésio, que ajudam na prevenção de algumas doenças, como diabetes, câncer e infarto.

Além disso, a batata doce tem baixo teor de gordura e é fonte de antioxidantes, como  betacaroteno e antocianinas, que ajudam a proteger as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. 

A batata doce pode ser encontrada nas cores branca, creme, laranja ou roxa, que variam no sabor e na composição nutricional. A batata roxa tem maior quantidade de antioxidantes do tipo antocianinas e a de cor alaranjada possui maior teor de betacarotenos, por exemplo. Este tipo de batata pode ser consumida cozida ou assada, mas também pode ser utilizada como base para mousses ou como farinha para pães e biscoitos. Veja como fazer farinha de batata doce.

8 benefícios da batata doce e como consumir

Os principais benefícios da batata doce para a saúde são:

1. Previne o envelhecimento precoce

A batata doce, principalmente a de cor alaranjada, tem ótimas quantidades de betacarotenos, que são convertidos no organismo em vitamina A. Além disso, por ser um vegetal rico em vitamina C, um potente antioxidante que protege as células do corpo contra inflamações e radicais livres, a batata doce promove uma pele mais firme e sem rugas.

2. Equilibra a saúde do intestino

Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, especialmente quando consumida na forma cozida e com a casca, a batata doce ajuda a formar o bolo fecal e estimular os movimentos do intestino, combatendo a prisão de ventre. Veja uma lista com outros alimentos ricos em fibras.

Além disso, a batata doce funciona como um prebiótico natural, pois é fonte de alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudando a equilibrar a flora intestinal, tratando e prevenindo a prisão de ventre. 

3. Previne a diabetes

Apesar de ter boas quantidades de carboidratos, a batata doce também é rica em fibras, o que faz com que acabe tendo um baixo índice glicêmico. Isto quer dizer que ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose no sangue. Esta propriedade da batata doce é fundamental para prevenir a diabetes, mas também pode ser recomendada, em pequenas quantidades, para quem já apresenta a doença.

4. Promove o ganho de massa muscular

A batata doce é uma ótima fonte de energia e por isso é muito consumida por quem pratica atividades físicas. Por ter boas quantidades de fibras, o carboidrato da batata doce é liberado gradativamente, sendo uma ótima opção para quem precisa ter energia para longos períodos de treino.

5. Ajuda na perda de peso

A batata doce pode ajudar na perda de peso, pois é um alimento com elevado teor de fibras que aumentam o tempo de digestão e permanência dos alimentos no estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos. Veja como usar a batata doce para auxiliar na perda de peso.

6. Previne doenças do coração

A batata doce, especialmente a roxa, é rica em antocianinas, um tipo de antioxidante  que melhora as funções das veias e diminui a formação de placas de gordura nas artérias, além de diminuir os níveis de colesterol “ruim” no sangue, prevenindo doenças como derrame, infarto e aterosclerose. Conheça outros tipos de antioxidantes presentes nos alimentos.

Além disso, por conter grandes quantidades de potássio, a batata doce ainda ajuda a eliminar, pela urina, o excesso de sódio do organismo evitando a pressão alta.

7. Fortalece os sistema imunológico

Por conter altas quantidades de vitamina C, betacaroteno e antocianinas, a batata doce tem ótima ação antioxidante no organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como gripes e resfriados, além de melhorar a cicatrização de feridas.

8. Previne alguns tipos de câncer

A batata doce tem ótimas quantidades de fibras, importantes para fortalecer as bactérias benéficas do intestino e manter o equilíbrio da flora intestinal. Este equilíbrio das bactérias é um dos mecanismos importantes para a prevenção do câncer de intestino.

Além disso, a batata doce auxilia na prevenção de outros tipos de câncer, como de próstata e de mama, pois é rica em antioxidantes como a vitamina C, betacaroteno e antocianinas que protegem as células contra os radicais livres.

Informação nutricional da batata doce

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 gramas da batata doce:

Nutrientes

Batata doce crua (100 gramas)

Calorias

123 Kcal

Proteínas

1 g

Gorduras

0,1 g

Carboidratos

28,3 g

Fibras

3 g

Vitamina A

650 mcg

Carotenos

3900 mcg

Vitamina E

5,1 mg

Vitamina C

25 mg

Ácido fólico

13 mcg

Potássio

390 mg

Cálcio

27 mg

Ferro

0,4 mg

Magnésio

16 mg

Fósforo

36 mg

É importante lembrar que os valores de vitamina C, carotenoides e minerais podem variar de acordo com o tipo de batata-doce que se come.

Como consumir a batata doce

A batata doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, e nas refeições principais, acompanhada por vegetais frescos e alimentos fontes de proteínas, como frango, peru, ovo ou peixe.

No caso dos diabéticos, o consumo da batata doce deve ser em pequenas porções e, de preferência, cozida, pois dessa forma o índice glicêmico é menor do que nas versões assada ou grelhada.

Receitas saudáveis com batata doce

Algumas receitas saudáveis e nutritivas para consumir batata doce são:

1. Frango grelhado com batata doce

Ingredientes:

  • 1 filé de frango sem pele;
  • 2 batatas doces médias;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 3 folhas de louro;
  • Suco de 1/2 limão;
  • Orégano, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Temperar o frango com as folhas de louro, limão, pimenta e orégano e deixar descansar por 1 hora na geladeira. Lavar e cortar as batatas com casca em cubos médios. Forrar uma travessa com papel alumínio e distribuir as batatas, levando ao forno para assar por 30 minutos. Em uma frigideira, aquecer o azeite, grelhar o filé de frango por 5 minutos de cada lado e reservar. Servir o frango com a batata doce assada, acompanhados com uma salada de repolho roxo, pimentão, tomate e rúcula, temperados com azeite e vinagre.

2. Palitos de batata doce

Ingredientes:

  • 2 unidades médias de batatas doce;
  • 1 colher de sopa azeite de oliva;
  • 1 ramo alecrim;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Pré aquecer o forno a 180ºC. Cortar a batata, com casca e em palitos e espalhar em uma travessa forrada com papel manteiga ou papel alumínio, de modo que as batatas fiquem separadas umas das outras. Temperar as batatas com sal, azeite e pimenta. Levar as  batatas ao forno para assar por cerca de 20 a 30 min ou até as ficarem douradas e macias. Esperar amornar e servir.

3. Chips de batata doce

8 benefícios da batata doce e como consumir

Ingredientes:

  • 2 batatas doces médias;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva ou de óleo de coco;
  • Alecrim, orégano, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Lavar as batatas, escorrer bem e cortar em rodelas bem finas, com a casca. Em uma bandeja, forrar com papel manteiga ou alumínio e temperar as batatas com o azeite ou óleo de coco, o alecrim, o orégano, o sal e a pimenta a gosto. Levar os chips ao forno pré aquecido a 200ºC por 10 a 15 minutos. Virar os chips e deixar por mais 10 minutos ou até que estejam bem dourados e crocantes. 

4. Biscoitinhos de batata doce

Ingredientes:

  • 2 xícaras de batata ­doce cozida e amassada;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 2 xícaras de farinha de trigo branca;
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Untar uma travessa com manteiga e reservar. Misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Modelar os biscoitos em formato redondo ou na forma de palito e colocar na travessa untada, de modo que fiquem separados uns dos outros. Assar em forno pré aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até ficarem dourados.

5. Pão de queijo com batata-doce

Ingredientes:

  • 100 g de batata-doce cozida;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 100 g de ricota fresca;
  • 1 colher de sopa de Whey protein em pó sem sabor;
  • 1 xícara de polvilho azedo;
  • ½ xícara de polvilho doce.

Modo de preparo:

Colocar a batata-doce cozida, o ovo, a água, 1 colher de sopa de azeite e a ricota no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Depois, virar a mistura em uma tigela e juntar o restante dos ingredientes, mexendo bem com as mãos. Levar a massa à geladeira por 15 minutos até que a massa fique firme. Retirar a massa da geladeira e fazer bolinhas com a mão, distribuindo em uma uma assadeira untada com o restante do azeite. Levar ao forno pré aquecido a 160ºC durante 15 minutos ou até os pães de queijo ficarem dourados.

6. Brownie de batata doce 

Ingredientes:

  • 2 xícaras de batata doce cozida;
  • 1 xícara de água;
  • 4 colheres de cacau em pó ou alfarroba;
  • 1 xícara de chocolate 70% picado;
  • 4 colheres de adoçante Stevia em pó ou mel;
  • 2 xícara de farinha de amêndoas, farinha de aveia ou farinha de arroz;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo: 

Cozinhar a batata doce, tirar a casca e reservar. Em uma tigela, bater os ovos até dobrarem de tamanho. Adicionar o restante dos ingredientes e mexer bem com uma colher. Untar uma travessa e distribuir a massa, levando para assar em forno a 180 ºC por cerca de 25 minutos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos: Batata doce crua. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?11171>. Acesso em 27 Fev 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos: Batata doce assada. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?11171>. Acesso em 27 Jul 2021
  • KROCHMAL- MARCZAK Barbara, SAWICKA Barbara et al. Nutrition value of the sweet potato (Ipomoea batatas (L.) Lam) cultivated in south – eastern Polish conditions. International Journal of Agronomy and Agricultural Research. 4. 4; 169-178, 2014
  • MOHANRAJ Remya, SIVASANKAR Subha. Sweet Potato (Ipomoea batatas [L.] Lam) - A Valuable Medicinal Food: A Review. Journal of Medicinal Food. 17. 7; 733-741, 2014
  • VIZZOTTO, Márcia et al. Composição mineral em genótipos de batata-doce de polpas coloridas e adequação de consumo para grupos de risco. Brazilian Journal of Food Technology. VOL.21. 1-8, 2016
  • INSITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA. Batata-doce branca, roxa ou alaranjada? Avaliação qualitativa e nutricional. 2019. Disponível em: <https://projects.iniav.pt/BDMIRA/images/artigos-tecnicos/Batata-doce_branca_roxa_alaranjada.pdf>. Acesso em 27 Jul 2021
  • LIM, Soyoung et al. Role of Anthocyanin-enriched Purple-fleshed Sweet Potato P40 in Colorectal Cancer Prevention. Molecular Nutrition & Food Research. Vol.57. 11.ed; 908–1917., 2014
  • BAHADO-SINGH, S, Perceval et al. Relationship between Processing Method and the Glycemic Indices of Ten Sweet Potato (Ipomoea batatas) Cultivars Commonly Consumed in Jamaica. Journal of Nutrition and Metabolism. Vol.2011. 1-6, 2011
Mais sobre este assunto: