Alfarroba: 7 principais benefícios (e como consumir)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
julho 2022

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, um arbusto pouco comum no Brasil, que produz vagens escuras que possuem em seu interior 8 a 12 sementes de cor marrom e sabor doce.

Esse fruto é rico em antioxidantes, principalmente polifenóis, e pode ser utilizado como alternativa ao cacau em pó ou chocolate, já que possui um sabor semelhante. Além disso, a alfarroba possui poucas calorias e é uma excelente fonte de fibras e vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio.

É possível encontrar a alfarroba em pó, goma ou creme em supermercados, lojas de produtos naturais ou lojas online, podendo ser misturada no leite ou acrescentada a receitas tradicionalmente feitas com chocolate como biscoitos e bolos. Além disso, também existem produtos industrializados de alfarroba como barrinhas de cereais e geleias, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da alfarroba

Os principais benefícios da alfarroba são:

1. Melhora a saúde gastrointestinal

Devido ao fato de conter fibras e taninos, a alfarroba ajuda a melhorar o funcionamento do intestino ao diminuir as diarreias, melhorar a acidez, evitar a acidez, diminuir os vômitos e manter a saúde da microbiota intestinal.

Além disso, a alfarroba possui ação antirrefluxo e, por isso, é um bom ingrediente para ser usado nas fórmulas infantis.

2. Controle do colesterol

A alfarroba é rica em antioxidantes, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, o LDL, e triglicerídeos e, assim, promove a prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo, já que os antioxidantes previnem a deposição das gorduras nas artérias e a diminuição da absorção de gordura pelo organismo.

3. Controle da diabetes

Por ser rica em fibras, como a pectina, é possível evitar picos glicêmicos e diminuir a quantidade de açúcar circulante no organismo. Além disso, quando os alimentos são enriquecidos com alfarroba, é possível haver diminuição do seu índice glicêmico, o que também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

4. Promove a saúde dos ossos

A alfarroba é rica em cálcio e magnésio, o que ajuda a melhorar a densidade óssea e, consequentemente, fortalecendo ossos e dentes, por exemplo, e prevenindo fraturas e osteoporose.

5. Favorece a perda de peso

A alfarroba possui poucas calorias, é rica fibras e possui possui teor de gordura, por isso, quando faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada, pode favorecer o aumento da sensação de saciedade, favorecendo a perda de peso.

6. Pode melhorar a qualidade do sono

Por não conter cafeína e ter sabor doce, a alfarroba pode ser utilizada como substituto do chocolate ou do cacau, podendo ser consumida à noite sem que haja interferência na qualidade do sono, no caso de pessoas sensíveis à cafeína.

7. Pode ter ação anticancerígena

Por ser rica em antioxidantes, a alfarroba poderia proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, além de exercer ação anti-inflamatória, o que poderia ajudar na prevenção do câncer. No entanto, mais estudos são necessários para que esse efeito da alfarroba possa ser confirmado.

Informação nutricional da alfarroba em pó

A tabela a seguir indica a informação nutricional para 100 gramas de alfarroba em pó, também conhecida como farinha de alfarroba:

Energia368 kcalsVitamina B3

1,3 mg

Carboidratos85,6 gVitamina B60,37 mg
Proteínas3,2 g

Vitamina B9

29 mcg
Gorduras0,3 gÁcido fólico29 mcg
Fibras5 gPotássio830 mg
Vitamina A1 mcgCálcio350 mg
Vitamina B10,05 mgMagnésio54 mg
Vitamina B20,46 mgFerro3 mg

Como usar a alfarroba

A alfarroba pode ser usada em forma de pó na preparação de alimentos como bolos, pudins, biscoitos e doces como substituto do cacau em pó ou do chocolate.

Além disso, a goma de alfarroba serve como espessante, emulsificante e gelificante em diversos produtos industrializados. A goma pode também ser utilizada em algumas fórmulas infantis como espessante e com o objetivo de diminuir o refluxo e os vômitos.

Goma de alfarroba para vômitos ou refluxo

Misturar 1 colher de sopa da goma com 1 copo de água e tomar a seguir. Para bebês a medida deve ser de 1,2 a 2,4 g de goma para 120 ml de leite.

Farinha de alfarroba para diarreia

Misturar 25g de farinha em 1 copo de água ou leite mornos. Beber a seguir à cada diarreia. Esta receita com farinha de alfarroba quando misturada com farinha de semente de girassol e de arroz pode ser usada contra diarreia até mesmo para bebês e mulheres grávidas.

Receitas com alfarroba em pó

A seguir são indicadas algumas receitas que podem ser preparadas usando a farinha de alfarroba:

1. Bolo de alfarroba sem glúten

Imagem ilustrativa número 2

Esta receita é fácil de fazer e não contém glúten, sendo uma boa opção para quem tem intolerância ao glúten ou doença celíaca.

Ingredientes

  • 350 g de açúcar mascavo;
  • 5 ovos:
  • 150 ml de óleo de soja;
  • 200 g de iogurte natural;
  • 30 g de alfarroba em pó;
  • 200 g de creme de arroz;
  • 150 g de polvilho doce;
  • 150 g de fécula de batata;
  • 10 gotas de essência de baunilha;
  • 10 g de fermento em pó.

Modo de preparo

Bater os ovos, óleo, açúcar, iogurte natural e a essência de baunilha no liquidificador. A seguir, adicionar os produtos secos, misturando bem até que fique uma massa uniforme. Por último acrescentar o fermento e mexer suavemente para misturar bem. Assar em forma untada e enfarinhada durante 25 minutos, à 210ºC.

2. Creme de alfarroba para sobremesa

Imagem ilustrativa número 3

Ingredientes

  • 200 ml de leite;
  • 2 colheres de maisena;
  • 2 colheres de alfarroba em pó;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

Misturar a maisena com o leite ainda frio e depois de dissolvido acrescentar os outros ingredientes e levar ao fogo baixo durante alguns minutos, até engrossar. Quando atingir esse ponto, desligar o fogo, retirar o pau de canela, distribuir em pequenas forminhas e levar à geladeira por 1 hora. Servir frio.

3. Panquecas de alfarroba e quinoa

Imagem ilustrativa número 6

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de farinha de alfarroba;
  • 1 xícara de farinha de quinoa, de aveia ou de amêndoas;
  • 1 clara de ovo;
  • 1 xícara de leite de arroz ou de qualquer outro leite vegetal;
  • 1 colher de chá de stévia;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

Bater a clara de ovo e em seguida acrescentar o leite, stévia, sal e misturar bem. Em seguida, acrescentar os ingredientes secos e misturar até homogeneizar. Esquentar uma frigideira em fogo médio e untar com um pouco de azeite.

Depois, colocar uma concha da mistura na frigideira e deixar cada lado cozinhar por 5 minutos ou até que sejam formadas bolhas em sua superfície. Servir acompanhada de queijo, mel ou geleia.

Além de trocar o chocolate e o cacau pela alfarroba, veja outras trocas saudáveis que poderá fazer para uma vida melhor e com menos doenças, nesse vídeo rápido, leve e divertido da nutricionista Tatiana Zanin:

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta. Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em julho de 2022.

Bibliografia

  • MARTINS, Aline M. Alfarroba: uma opção saudável de substituição ao cacau. Nutrivisa – Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde. Vol 2. 3 ed; 141-146, 2015
  • SÁ, JADSON R. P.; MORAIS, ANA CRISTINA S. Alfarroba em pó: sua aplicação como substituto do cacau em bolo.. Disponível em: <http://prpi.ifce.edu.br/nl/_lib/file/doc260-Trabalho/PIBIC_RF.pdf>. Acesso em 03 fev 2021
Mostrar bibliografia completa
  • THEOPHILOU Irene; NEOPHYTOU Christiana ET AL. Carob and its Components in the Management of Gastrointestinal Disorders. Journal of Hepatology & Gastroenterology. 1. 1; 1-5, 2017
  • FAO. CAROB BEAN GUM: Chemical and Technical Assessment (CTA). Disponível em: <http://www.fao.org/3/a-br563e.pdf>. Acesso em 28 abr 2020
  • GEORGIEVA Miglena; MANIOS Yannis ET AL. Effects of carob-bean gum thickened formulas on infants’ reflux and tolerance indices. World Journal of Clinical Pediatrics. 5. 1; 118-127, 2016
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos: Farinha de alfarroba. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?14077>. Acesso em 28 abr 2020
  • AZAB Abdullatif. CAROB (Ceratonia siliqua): HEALTH, MEDICINE AND CHEMISTRY. European Chemical Bulletin. 6. 10; 456-469, 2017
  • PAPAEFSTAHIOU Eleni; AGAPIOU Agapios et al. Nutritional characterization of carobs and traditional carob products. Food Science and Nutrition. 6. 8; 1-11, 2018
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

    05:59 | 78445 visualizações