Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como alimentar uma pessoa com sonda

Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material:

  • 1 seringa de 100 ml (seringa de alimentação);
  • 1 copo de água;
  • 1 pano (opcional).

A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização, devendo ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia.

Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo. Veja como deve ser preparada a dieta para sonda nasogástrica.

A técnica correta para alimentar uma pessoa com sonda ajuda a facilitar a tarefa do cuidador e a evitar complicações, como excesso de gases no estômago ou aspiração de alimentos para os pulmões.

6 passos para alimentar uma pessoa com sonda

Antes de iniciar a técnica para alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importar sentar o paciente ou levantar as costas com uma almofada para evitar que os alimentos voltem para a boca ou seja aspirados para os pulmões.

1. Coloque um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa.

Passo 1Passo 1

2. Dobre a ponta da sonda nasogástrica, aperte bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retire a tampa, colocando-a sobre o pano.

Passo 2Passo 2

3. Encaixe a ponta da seringa de 100 ml na abertura da sonda, desdobre o tubo e puxe o êmbolo para aspirar o líquido que está dentro do estômago. Caso consiga aspirar mais de metade da quantidade de líquido da refeição anterior (cerca de 100 ml) é recomendado alimentar a pessoa mais tarde, quando o conteúdo for inferior a 50 ml, por exemplo. O conteúdo aspirado deve ser sempre colocado novamente no estômago.

Passo 3Passo 3

4. Volte a dobrar a ponta da sonda nasogástrica, aperte para não entrar ar no tubo e retire a seringa, voltando a colocar a tampa antes de desdobrar a sonda.

Passo 4Passo 4

5. Encha a seringa com os alimentos e volte a colocá-la na sonda, dobrando o tubo para retirar a tampa.

Passo 5 e 6Passo 5 e 6

6. Pressione lentamente o êmbolo da seringa, esvaziando os 100 ml em cerca de 3 minutos, para evitar que os alimentos entrem muito rápido no estômago. Repita este passo até acabar de dar toda a comida, dobrando e tapando a sonda com a tampa sempre que retirar a seringa.

Após alimentar a pessoaApós alimentar a pessoa

Após alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importante lavar a seringa e colocar, pelo menos, 30 ml de água na sonda para lavar o tubo e impedir que fique entupida. No entanto, caso ainda não se tenha dado água pela sonda, pode-se lavar a sonda com cerca de 70 ml para evitar que o paciente tenha sede.

Cuidados após alimentar a pessoa com sonda

Depois de alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importante mantê-la sentada ou com as costas levantadas por, pelo menos, 30 minutos, para permitir uma digestão mais fácil e evitar o risco de vômito. Porém, caso não seja possível manter o paciente sentado, deve-se virá-lo para o lado direito para respeitar a anatomia do estômago e evitar o refluxo de alimentos.

Além disso, é importante dar água pela sonda regularmente e manter a higiene bucal do paciente porque, mesmo não se alimentando pela boca, as bactérias continuam se desenvolvendo, podendo provocar cáries ou sapinho, por exemplo.

Veja ainda outros cuidados importantes com a pessoa acamada em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...