Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para síndrome do túnel do carpo

O tratamento para a síndrome do túnel do carpo deve ser orientado por um ortopedista e, normalmente, deve ser iniciado quando surgem os primeiros sintomas, como formigamento nas mãos ou dificuldade para segurar objetos. Conheça outros sinais que indicam a presença de síndrome do túnel do carpo.

Geralmente, os sintomas leves podem ser aliviados apenas com repouso, evitando-se atividades que sobrecarregam as mãos e piorem os sintomas. No entanto, em outros casos, pode ser necessário fazer o tratamento com:

  • Aplicação de compressas geladas sobre o pulso para reduzir o inchaço e aliviar a sensação de picadas e formigamento nas mãos;
  • Utilização de uma munhequeira para imobilizar o pulso, especialmente enquanto se dorme, reduzindo o desconforto provocado pela síndrome;
  • Ingestão de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir a inflamação no pulso e aliviar os sintomas;
  • Injeção mensal de corticoides no túnel do carpo para reduzir o inchaço do local e aliviar a dor e desconforto durante o mês.

Além disso, o ortopedista também pode aconselhar fazer consultas de fisioterapia para fazer exercícios que ajudam a melhorar o efeito dos tratamentos e a evitar que os sintomas da síndrome surjam frequentemente.

Porém, nos casos mais graves, em que não é possível controlar os sintomas com estes tipos de tratamentos, pode ser necessário fazer cirurgia para cortar o ligamento do carpo e aliviar a pressão sobre o nervo afetado. Saiba mais em: Cirurgia para túnel do carpo.

Exercícios de fisioterapia para aliviar os sintomas

Embora possam ser feitos em casa, estes exercícios devem ser sempre orientados por um fisioterapeuta para adequar os exercícios aos sintomas apresentados.

Exercício 1

Tratamento para síndrome do túnel do carpo

Comece com a mão esticada e depois feche-a até tocar com os dedos na palma da mão. A seguir, dobre os dedos em forma de garra e voltar à posição com a mão esticada, como mostra a imagem. Faça 10 repetições, 2 a 3 vezes por dia.

Exercício 2

Tratamento para síndrome do túnel do carpo

Dobre a mão para a frente e estique os dedos, depois dobre o pulso para trás e feche a mão, como mostra a imagem. Repita 10 vezes, 2 a 3 vezes por dia.

Exercício 3

Tratamento para síndrome do túnel do carpo

Estique o braço e dobrar a mão para trás, puxando os dedos para trás com a outra mão, como mostra a imagem. Repita o exercício 10 vezes, 2 a 3 vezes por dia.

Sinais de melhora da síndrome do túnel do carpo

Os sinais de melhora da síndrome do túnel do carpo surgem cerca de 2 semanas após o início do tratamento e incluem diminuição dos episódios de formigamento nas mãos e alivio da dificuldade para segurar objetos.

Sinais de piora da síndrome do túnel do carpo

Os sinais de piora da síndrome do túnel, geralmente, incluem dificuldade para segurar objetos pequenos, como canetas ou chaves, ou movimentar a mão. Além disso, também pode provocar dificuldade para dormir pois os sintomas pioram durante a noite.

Veja como a alimentação e a fisioterapia se complementam no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...