Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome do túnel do carpo: o que é, causas, sintomas e tratamento

A síndrome do túnel do carpo surge devido à compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, podendo causar formigamento e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio.

Geralmente, a síndrome do túnel do carpo piora ao longo do tempo desde que surge, agravando-se especialmente durante a noite.

O tratamento da síndrome do túnel do carpo pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e, em alguns casos, pode ser necessário fazer cirurgia para que os sintomas desapareçam completamente.

Síndrome do túnel do carpo: o que é, causas, sintomas e tratamento

Quais os sintomas

Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:

  • Formigamento ou sensação de picadas na mão;
  • Inchaço nos dedos e/ou na mão;
  • Fraqueza e dificuldade para segurar objetos;
  • Dor no pulso, principalmente durante a noite;
  • Dificuldade para diferenciar calor do frio.

Estes sintomas podem surgir apenas em uma mão ou nas duas e, normalmente, são mais intensos durante a noite. Caso a pessoa identifique alguns destes sintomas, deve consultar um ortopedista para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Possíveis causas

A dor característica da síndrome do túnel do carpo resulta da pressão no pulso e na região do nervo mediano, devido a uma inflamação, que pode ser causada por doenças como obesidade, diabetes, disfunções na tireoide, retenção de líquidos, pressão arterial alta, doenças autoimunes ou lesões no pulso, como fratura ou deslocação, por exemplo.

Além disso, movimentos repetidos com a mão e/ou o pulso, também podem levar à ocorrência desta síndrome.

Como é feito o tratamento

Geralmente, o tratamento para a síndrome do túnel do carpo consiste na utilização de uma munhequeira e administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, para o alívio da dor e da pressão:

  • Munhequeira: é um dispositivo médico que serve para imobilizar o pulso, e que pode ser usado também durante a noite, que ajuda a reduzir a sensação de formigamento e a dor;
  • Remédios analgésicos anti-inflamatórios: como o ibuprofeno, que reduzem a inflamação local, aliviando a dor causada pela síndrome;
  • Injeções de corticoides: que são administradas na região do túnel do carpo, para diminuir o inchaço e a pressão provocada sobre o nervo mediano.

Além disso, o médico pode ainda recomendar a realização de fisioterapia, para complementar outros tratamentos. Nos casos em que a síndrome do túnel do carpo é provocada por doenças, como a artrite reumatoide, é importante iniciar o tratamento adequado para esse problema de forma a eliminar completamente os sintomas.

A cirurgia para síndrome do túnel do carpo, normalmente, só é feita em casos mais graves, em que não é possível aliviar os sintomas com outros tratamentos. Assim, durante a cirurgia, o médico faz um corte no ligamento que está fazendo pressão sobre o nervo mediano, resolvendo os sintomas. Saiba mais sobre a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo.

Veja mais dicas para tratar esta síndrome, no vídeo seguinte:

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: como aliviar a dor no punho

224 mil visualizações

Tratamento caseiro

Uma boa forma de aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo, consiste em aplicar um bolsa de água quente sobre o pulso durante 10 minutos e depois fazer exercícios de alongamento esticando o braço e dobrando o pulso para um lado e para o outro, 10 vezes.

No final, deve-se aplicar uma bolsa de água fria por mais 10 minutos e repetir o processo, até 2 vezes por dia.


Bibliografia

  • CHAMMAS, Michel et. al.. Síndrome do túnel do carpo – Parte I (anatomia, fisiologia, etiologia e diagnóstico). Revista Brasileira de Ortopedia. 49. 5; 429-436, 2014
  • MAYO CLINIC. Carpal tunnel syndrome. Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 26 Set 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem