A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é feita para liberar o nervo que está sendo pressionado na região do punho, aliviando os sintomas clássicos como formigamento ou sensação de picada na mão e nos dedos. Essa cirurgia é indicada quando o tratamento com medicamentos, imobilizadores (órteses) e fisioterapia, não promovem a melhora dos sintomas ou quando é verificada grande compressão no nervo.
A cirurgia deve ser feita pelo ortopedista, é simples, pode ser feita sob anestesia local ou geral e promove uma cura completa e permanente, sendo importante que a pessoa fique o punho imobilizado e permaneça com a mão levantada por cerca de 48 horas para que a recuperação aconteça de forma mais fácil.

Como é feita a cirurgia
A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo deve ser feita pelo ortopedista e consiste em fazer uma pequena abertura entre a palma da mão e o punho para realizar um corte na aponeurose palmar média, que é uma membrana que recobre os tecidos moles e os tendões presentes na mão, que comprime o nervo, aliviando a pressão sobre ele. A cirurgia pode ser feita com duas técnicas diferentes:
- Técnica tradicional: o cirurgião faz um corte grande na palma da mão sobre o túnel do carpo e faz um corte em uma membrana da mão, a aponeurose palmar média, descomprimindo o nervo;
- Técnica de endoscopia: o cirurgião usa um dispositivo com uma pequena câmera ligada para ver o interior do túnel do carpo e faz uma incisão na aponeurose palmar média, descomprimindo o nervo.
A cirurgia deve ser feita sob anestesia, que pode ser feita localmente apenas na mão, perto do ombro ou o cirurgião pode optar pela anestesia geral. No entanto, qualquer que seja a anestesia, a pessoa não sente dor durante a cirurgia.
Possíveis riscos
Apesar de ser uma cirurgia simples e segura, a cirurgia para túnel do carpo também pode apresentar alguns riscos, como infecção, hemorragia, lesão do nervo e dor persistente no pulso ou no braço.
Além disso, em alguns casos é possível que, após a cirurgia, os sintomas como formigamento e sensação de agulhas na mão não desapareçam totalmente, podendo voltar. Assim, é muito importante falar com o médico sobre os verdadeiros riscos da cirurgia, antes de fazer o procedimento.
Recuperação da cirurgia do túnel do carpo
O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de técnica utilizada, mas geralmente o tempo de recuperação para a cirurgia tradicional é um pouco mais longo que o tempo de recuperação para a cirurgia endoscópica. Em geral pessoas que trabalham em escritórios e tenham que ficar digitando precisam ficar afastadas do trabalho por até 21 dias.
No entanto, independente da técnica utilizada, no pós-operatório da cirurgia para túnel do carpo é importante ter alguns cuidados como:
- Ficar em repouso e tomar os remédios indicados pelo médico, como Paracetamol ou Ibuprofeno para alívio da dor e desconforto;
- Usar uma tala para imobilizar o punho para evitar danos causados pela movimentação da articulação durante 8 a 10 dias;
- Manter a mão operada levantada por 48 horas para ajudar a reduzir qualquer inchaço e rigidez nos dedos;
- Depois de retirar a tala pode-se colocar uma compressa de gelo no local para alívio da dor e diminuição do inchaço.
É normal que nos primeiros dias após a cirurgia se possa sentir dor ou fraqueza que pode levar algumas semanas ou até meses a passar, no entanto, a pessoa pode, com orientação do médico, continuar usando a mão para fazer atividades leves que não causem dor ou desconforto.
Após a cirurgia normalmente é preciso fazer mais algumas sessões de fisioterapia para o túnel do carpo e exercícios para evitar que as cicatrizes da cirurgia fiquem aderidas e impeçam a livre movimentação do nervo afetado. Veja alguns exemplos de exercícios para fazer em casa.
Confira ainda outras dicas no vídeo seguinte: