Cirurgia para túnel do carpo: quando é indicada, como é feita e recuperação

Atualizado em janeiro 2024

A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é indicada nos casos em que o tratamento com medicamentos, imobilizadores e fisioterapia, não promovem a melhora dos sintomas ou quando é verificada grande compressão no nervo.

Essa cirurgia tem como objetivo liberar do nervo mediano que está sendo pressionado na região do punho, aliviando os sintomas da síndrome do túnel do carpo, como formigamento ou sensação de picada na mão e nos dedos. Confira os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo.

A cirurgia para síndrome do túnel do carpo é feita pelo ortopedista, e é simples, podendo ser feita sob anestesia local ou geral e promove uma cura completa e permanente, sendo importante que a pessoa fique o punho imobilizado e permaneça com a mão levantada por cerca de 48 horas para que a recuperação aconteça de forma mais fácil.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é indicada nas seguintes situações:

  • Ausência de melhora da dor com o tratamento conservador, que inclui repouso, munhequeira, remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, fisioterapia ou injeção de corticoide;
  • Sintomas graves devido a forte compressão do nervo mediano.

Essa cirurgia permite liberar o ligamento transverso do carpo, o que diminui a pressão sobre o nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, aliviando os sintomas e permitindo a cura da síndrome do túnel do carpo.

A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo deve ser feita com indicação do ortopedista, podendo ser realizada pelo cirurgião ortopédico, neurocirurgião ou cirurgião de mão.

Marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como se preparar para a cirurgia

Para se preparar para a cirurgia, é importante esclarecer com o médico todas as dúvidas sobre a cirurgia, técnica a ser realizada, riscos, complicações, recuperação e expectativas, e realizar os exames do risco cirúrgico. Veja os principais exames do risco cirúrgico.

É importante informar ao médico todos os problemas de saúde, além de alergias e uso de medicamentos, pois pode ser indicado pelo médico interromper o uso de anticoagulantes por alguns dias antes da cirurgia para evitar sangramentos ou hemorragias.

No dia anterior da cirurgia, deve-se fazer um jejum absoluto de pelo menos 8 horas, conforme orientado pelo médico.

Como é feita

A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é feita pelo cirurgião ortopédico, neurocirurgião ou cirurgião de mão, no hospital, com anestesia geral, no entanto, também pode ser feita com anestesia local e sedação, utilizando diferentes técnicas.

Para realizar a cirurgia, o médico deve seguir alguns passos:

  1. Fazer um corte na pele, entre a palma da mão e o punho;
  2. Cortar o ligamento do carpo;
  3. Fechar o corte na pele com pontos;
  4. Colocar um curativo no local;
  5. Enfaixar ou colocar uma tala para evitar movimentar o punho.

A cirurgia para o túnel do carpo dura cerca de 30 minutos, não tendo necessidade de internamento hospitalar, sendo que a pessoa é liberada no mesmo dia para voltar para casa.

Tipos de cirurgia para túnel do carpo

 A cirurgia pode ser feita com duas técnicas diferentes:

  • Técnica tradicional: o cirurgião faz um corte grande na palma da mão sobre o túnel do carpo e faz um corte em uma membrana da mão, a aponeurose palmar média, descomprimindo o nervo;
  • Técnica de endoscópica: o cirurgião usa um dispositivo com uma pequena câmera ligada para ver o interior do túnel do carpo e faz uma incisão na aponeurose palmar média, descomprimindo o nervo.

Em todos os casos, é feita anestesia para que a pessoa não sinta dor durante o procedimento.

Como é a recuperação

O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de técnica utilizada, mas geralmente o tempo de recuperação para a cirurgia tradicional é um pouco mais longo que o tempo de recuperação para a cirurgia endoscópica.

Em geral pessoas que trabalham em escritórios e tenham que ficar digitando precisam ficar afastadas do trabalho por até 21 dias. 

Cuidados após a cirurgia

Após a cirurgia para túnel do carpo é importante ter alguns cuidados para uma boa recuperação, como:

  • Ficar em repouso e evitar atividades que requerem o uso da mão por pelo menos nas 2 primeiras semanas;
  • Manter o corte na pele sempre limpo e seco, para evitar infecções;
  • Tomar os remédios indicados pelo médico, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor e o desconforto;
  • Manter a mão operada levantada por 48 horas para ajudar a reduzir qualquer inchaço e rigidez nos dedos;
  • Usar uma tala para imobilizar o punho para evitar danos causados pela movimentação da articulação durante 8 a 10 dias;
  • Colocar uma compressa de gelo no local para aliviar a dor e diminuição do inchaço, somente depois de retirar a tala. 

É normal que nos primeiros dias após a cirurgia se possa sentir dor ou fraqueza que pode levar algumas semanas ou até meses a passar, no entanto, a pessoa pode, com orientação do médico, continuar usando a mão para fazer atividades leves que não causem dor ou desconforto.

Após a cirurgia normalmente é preciso fazer mais algumas sessões de fisioterapia para o túnel do carpo e exercícios para evitar que as cicatrizes da cirurgia fiquem aderidas e impeçam a livre movimentação do nervo afetado. Veja alguns exemplos de exercícios para fazer em casa.

Confira ainda outras dicas no vídeo seguinte:

youtube image - SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: como aliviar a dor no punho

Possíveis complicações

Apesar de ser uma cirurgia simples e segura, a cirurgia para túnel do carpo também pode apresentar alguns riscos, como infecção, hemorragia, lesão do nervo e dor persistente no pulso ou no braço. 

Além disso, em alguns casos é possível que, após a cirurgia, os sintomas como formigamento e sensação de agulhas na mão não desapareçam totalmente, podendo voltar. 

Vídeos relacionados