O que você precisa saber?

Tratamento para gastrite nervosa

O tratamento para gastrite nervosa envolve o uso de medicamentos antiácidos e calmantes, mudanças nos hábitos alimentares e prática regular de atividade física. A gastrite nervosa também pode ser tratada com ajuda de remédios naturais, como os chás de camomila, flor de maracujá e alfazema, que funcionam como calmantes naturais.

A gastrite nervosa provoca sintomas semelhantes aos da gastrite clássica, como azia, sensação de estômago cheio e vômitos, mas que surgem em situações de irritabilidade, medo e ansiedade e, por isso, o tratamento também evolve evitar essas situações.

Remédios para gastrite nervosa

Alguns exemplos de remédios para tratar a gastrite nervosa são:

  • Remédios para o estômago como Omeprazol e Cloridrato de Ranitidina;
  • Remédios para acalmar como Somalium e Dormonide.

Esses medicamentos ajudam a reduzir a acidez do estômago e funcionam como calmantes, reduzindo a tensão e o nervosismo que provocam a crise de gastrite. No entanto, esses medicamentos podem gerar dependência e devem ser tomados de acordo com a prescrição do gastroenterologista.

Remédio para tratar a gastrite nervosaRemédio para tratar a gastrite nervosa
Chá de camomila para tratar a gastrite nervosaChá de camomila para tratar a gastrite nervosa

Remédios caseiros para gastrite nervosa

Bons exemplos de remédios caseiros para gastrite nervosa são os chás de plantas medicinais que atuam como calmantes naturais, como o chá de camomila, de flor de maracujá e de alfazema. A camomila possui propriedades calmantes que ajudam a acalmar as paredes do estômago diminuindo os sintomas da gastrite e a acalmar o sistema nervoso para lidar com as emoções e o estresse.

Ingredientes do chá de camomila

  • 1 colher de sopa de flores de camomila
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Ferver os ingredientes por aproximadamente 5 minutos, deixar esfriar, coar e beber várias vezes ao dia, morno ou gelado. Veja outras receitas em Remédio caseiro para gastrite.

Alimentos para gastrite nervosa

Os alimentos usados para tratar a gastrite nervosa devem ser ricos em fibras e de fácil digestão, como carnes brancas, peixes, vegetais, frutas, sucos naturais, leite e iogurtes desnatado, e queijos brancos como ricota e cottage.

Além disso, para prevenir novas crises de gastrite, também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e que irritam o estômago, como pimenta, frituras, carnes vermelhas, linguiça, bacon, salsicha, comidas gordurosas como feijoada, fast foods, biscoitos recheados, bebidas alcoólicas, refrigerantes e água com gás.

Outros cuidados que se deve ter são fazer as refeições em locais tranquilos, evitar beber líquidos durante as refeições, não deitar logo após uma refeição, praticar atividade física regularmente e parar de fumar.

Veja como combater o stress e a ansiedade que causam a gastrite nervosa em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...