Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para dor nas pernas

O tratamento para dor nas pernas depende da sua causa, que pode variar desde cansaço a problemas ortopédicos nas articulações ou na coluna vertebral, por exemplo.

No entanto, o mais comum é que a dor esteja relacionada com cansaço muscular ou problemas da circulação do sangue, como varizes nas pernas e, por isso, a primeira opção de tratamento normalmente é feita para melhorar a circulação sanguínea.

Descubra qual pode ser a causa para a sua dor nas pernas.

Tratamento para dor nas pernas

Remédios para dor nas pernas

Existem alguns remédios que podem ser usados para melhorar a dor nas pernas e fortalecer a parede dos vasos sanguíneos. No entanto, só devem ser utilizados com orientação médico, uma vez que podem variar de acordo com o problema que está causando o desconforto. Alguns exemplos são:

  • Anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Ibuprofeno e Aceclofenaco, que diminuem a inflamação das pernas;
  • Analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona, que reduzem a dor;
  • Relaxantes musculares, como Musculare e Cizax, que ajudam a relaxar o músculo e melhoram a circulação do sangue.

Antes de usar qualquer tipo de remédios para aliviar a dor, pode-se experimentar as soluções caseiras, pois podem não só reduzir a dose de medicamento necessária, como evitar sua toma.

Opções de tratamento caseiro

O tratamento natural e caseiro para a dor nas pernas pode ser feito de várias formas, dependendo da origem da dor:

1. Cansaço muscular

Os problemas musculares normalmente aparecem devido ao esforço excessivo por parte do músculo envolvido, como levantar muito peso na academia ou ficar andando por muito tempo, por exemplo.

Nestes casos, é recomendado fazer uma massagem no local, manter as pernas de repouso e aplicar uma bolsa de água quente no músculo. Um bom remédio que ajuda a evitar as dores musculares nas pernas é beber cerca de 2 litros de água por dia, pois a hidratação melhora a resistência dos músculos.

2. Varizes e má circulação

Os problemas circulatórios geram sintomas como pernas inchadas, vermelhas, quentes e doloridas, especialmente no final do dia. Para acabar com esse desconforto deve-se usar de meias compressivas durante o dia e fazer uma massagem desde os pés até à coxa, no final do dia.

Para evitar este problema, não se deve ficar muito tempo sentado ou de pé, fazendo caminhadas regulares durante o dia, sem fazer esforços exagerados. Veja outras opções de tratamentos caseiros para varizes e má circulação.

Tratamento para dor nas pernas

3. Problemas nas articulações

A dor provocada por problemas articulares, normalmente, surge quando se movimenta o joelho ou o tornozelo.

Nestes casos, um bom tratamento consiste em tomar chás anti-inflamatórios, como o de macela ou de chapéu-de-couro, que fornecem minerais importantes. Para ajudar a diminuir a inflamação pode-se também utilizar uma compressa de gelo na articulação, nas primeiras 24 horas, e uma de calor após. A compressa deve ser mantida por pelo menos 5 a 10 minutos, 2 vezes ao dia.

4. Alterações na coluna

Já quando a dor nas pernas surge devido a alterações na coluna, como hérnia de disco, é importante fazer fisioterapia associada a técnicas de reeducação postural, que ajudam a levantar objetos sem provocar lesões na coluna, por exemplo.

No entanto, para aliviar a dor em casa deve-se repousar, de preferência deitado em uma superfície lisa e dura e fazer uma massagem suave na região da coluna, utilizando óleos quentes. Saiba mais sobre o tratamento da hérnia de disco.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...