Remédios e opções caseiras para tratar dor nas pernas

novembro 2022

Os remédios para dor nas pernas, como os anti-inflamatórios ou os relaxantes musculares, podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço das pernas, ou a relaxar os músculos, e devem ser utilizados com orientação médico, uma vez que podem variar de acordo com o problema que está causando o desconforto.

A dor nas pernas pode ser causada por cansaço muscular, lesões nas articulações, ossos ligamentos, tendões, músculos ou problemas na coluna vertebral, ou por problemas da circulação do sangue, como varizes nas pernas, má circulação ou até trombose venosa profunda (TVP), por exemplo. No caso da TVP, o tratamento deve ser feito imediatamente no hospital, pois é uma condição grave que pode colocar a vida em risco. Veja todas as causas de dor nas pernas.

Além dos remédios indicados pelo médico, algumas opções caseiras podem ajudar a aliviar a dor nas pernas e complementar o tratamento médico, como fazer uma massagem no local, usar meias compressivas ou fazer exercícios de alongamento, por exemplo.

Remédios de farmácia para dor nas pernas

Os principais remédios que podem ser indicados pelo médico para dor nas pernas são:

1. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios, como o diclofenaco, o naproxeno ou o ibuprofeno, ajudam a diminuir a inflamação das pernas, causadas por dor muscular, lesões, entorse, dor nas costas, artrite, ou até dor após cirurgias ortopédicas, por exemplo.

Esses remédios agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, aliviando a dor ou o desconforto nas pernas.

Os anti-inflamatórios devem ser usados somente após avaliação da causa da dor nas pernas pelo médico, que pode indicar o melhor anti-inflamatório, nas doses e pelo tempo de tratamento de forma individualizada.

2. Analgésicos

Os analgésicos, como o paracetamol ou dipirona, também podem ser indicados para ajudar a aliviar a dor nas pernas, e devem ser usados com indicação médica, após avaliação da causa da dor da dor nas pernas.

3. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares, como o carisoprodol, a ciclobenzaprina, ou a orfenadrina, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da dor nas pernas causada por contraturas entorses ou distensões musculares, fibromialgia, dor na coluna lombar que irradia para as pernas, dor pós cirúrgica ou crises agudas de artrite reumatoide, por exemplo.

Esses remédios agem agem bloqueando impulsos nervosos ou sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular. Desta forma, ajudam a relaxar os músculos, facilitando os movimentos e reduzindo a dor aguda nas pernas.

Os relaxantes musculares devem ser usados somente com indicação médica e são contra-indicados para adultos, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com glaucoma, retenção urinária, úlcera no estômago, miastenia gravis, hipertireoidismo, problemas cardíacos como infarto, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias ou bloqueio cardíaco, ou hiperplasia da próstata em homens.

4. Diosmina e hesperidina

A diosmina e a hesperidina são substâncias com ação anti-inflamatória e protetora vascular, que atuam sobre as veias do sistema circulatório, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus dos vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação.

Esse remédio normalmente é indicado para aliviar a dor nas pernas causada por varizes, insuficiência vascular crônica ou veias varicosas, que causam inchaço ou sensação de peso nas pernas.

A forma de uso depende da dose da diosmina e da hesperidina nos comprimidos, e devem ser orientada pelo médico. Veja como usar a diosmina e hesperidina corretamente.

Opções de remédios caseiros

O tratamento natural e caseiro para a dor nas pernas pode ser feito de várias formas, dependendo da origem da dor e incluem:

1. Massagem nas pernas

A massagem, feita de forma suave, pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto nas pernas, além de causar relaxamento dos músculos e sensação de bem estar, aliviando a dor nas pernas, causadas por esforço excessivo, como levantar muito peso na academia ou ficar andando por muito tempo, por exemplo.

Para melhorar o efeito da massagem, pode-se usar sobre a pele um creme hidratante ou óleo de amêndoas, de côco ou de semente de uva misturado com 2 gotas de um óleo essencial calmante ou anti-inflamatório, como lavanda ou eucalipto, fazendo movimentos leves e circulares.

Além disso, para ajudar a evitar as dores musculares nas pernas deve-se beber cerca de 2 litros de água por dia, pois a hidratação melhora a resistência dos músculos.

2. Aplicar compressas quentes

Aplicar compressas quentes nas pernas pode ajudar a diminuir a dor e a relaxar os músculos doloridos.

Para fazer a compressa de quente, deve-se adicionar água quente em uma bolsa térmica, que deve ser envolvida em uma toalha limpa aplicada na região afetada por 20 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.

Além disso, um banho morno também pode ajudar a relaxar os músculos das pernas e aliviar a dor nas pernas.

3. Usar meias compressivas

As meias de compressão podem ser usadas durante o dia sob orientação médica para ajudar a facilitar o regresso do sangue das pernas para o coração, melhorando a circulação sanguínea e linfática, ajudando a aliviar ou evitar a dor nas pernas, o inchaço no final do dia e a sensação de cansaço nas pernas, causadas problemas circulatórios.

Para usar as meias de compressão, deve-se colocar as meias assim que acordar, ainda na posição deitada e retirar à noite antes de dormir. É importante sempre consultar o médico antes de utilizar as meias de compressão para utilizar a mais adequada, pois existem vários tipos e tamanhos.

Além disso, para melhorar a circulação sanguínea nas pernas, é importante não ficar muito tempo sentado ou de pé, e fazer caminhadas regulares durante o dia, sem fazer esforços exagerado. Veja outras opções de tratamentos caseiros para varizes e má circulação.

4. Tomar um chá anti-inflamatório

Alguns chás anti-inflamatórios, como o chá de gengibre ou o chá de cúrcuma, possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor nas pernas, causadas por problemas nas articulações, como artrite reumatoide, tendinite, osteoartrite ou bursite, por exemplo. Veja como preparar os chás anti-inflamatórios.

Além disso, nesses casos, para ajudar a diminuir a inflamação pode-se também utilizar uma compressa de gelo na articulação, nas primeiras 24 horas, e uma compressa quente após esse período. A compressa deve ser mantida por pelo menos 5 a 10 minutos, 2 vezes ao dia.

5. Fazer alongamentos

Os alongamentos são uma ótima opção para aliviar a dor nas pernas causadas pela inflamação no nervo ciático pois permitem aumentar a força dos músculos da região lombar, glúteos e coxa, melhorar a mobilidade dos quadris e a flexibilidade na parte inferior do corpo e podem ser feitos de uma a duas vezes por dia com movimentos suaves de forma que a pessoa se sinta confortável e não cause mais dor. Veja como fazer alongamentos para o nervo ciático.

Já quando a dor nas pernas surge devido a alterações na coluna, como hérnia de disco, é importante fazer fisioterapia associada a técnicas de reeducação postural, que ajudam a levantar objetos sem provocar lesões na coluna, por exemplo.

No entanto, para aliviar a dor em casa deve-se repousar, de preferência deitado em uma superfície lisa e dura e fazer uma massagem suave na região da coluna, utilizando óleos quentes. Saiba mais sobre o tratamento da hérnia de disco.

Além disso, também existem analgésicos naturais que podem ajudar a aliviar a dor. Veja quais esses remédios no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • LABORATÓRIOS SERVIER DO BRASIL LTDA. Daflon Flex 1000 mg (diosmina + hesperidina). Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/74913.pdf>. Acesso em 16 nov 2022
  • GERGES, S. H.; et al. Pharmacology of Diosmin, a Citrus Flavone Glycoside: An Updated Review. Eur J Drug Metab Pharmacokinet. 47. 1; 1-18, 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ANGIOLILLO, D. J.; WEISMAN, S. M. Clinical Pharmacology and Cardiovascular Safety of Naproxen. Am J Cardiovasc Drugs. 17. 2; 97-107, 2017
  • NURULLAHOGLU, K. E.; et al. The comparison of preemptive analgesic effects of curcumin and diclofenac. Bratisl Lek Listy. 115. 12; 757-60, 2014
  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA. NOVALGINA® (dipirona monoidratada) Versão Paciente - Comprimido simples de 500 mg e 1 g. 2017. Disponível em: <https://www.novalgina.com.br/bulas/comprimido-simples500mg-1g.pdf>. Acesso em 16 nov 2022
  • MENON, V. P.; SUDHEER, A. R. Antioxidant and anti-inflammatory properties of curcumin. Adv Exp Med Biol. 595. 105-125, 2007
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Sciatica home remedies and self-care. 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/pain/sciatica-home-remedies-and-self-care>. Acesso em 16 nov 2022
  • NHS. Ibuprofen for adults. 2020. Disponível em: <https://www.nhs.uk/medicines/ibuprofen-for-adults/>. Acesso em 16 nov 2022
  • JÓZWIAK-BEBENISTA, Marta; NOWAK, Jerzy Z. Paracetamol: mechanism of action, applications and safety concern. Acta Pol Pharm. 71. 1; 11-23, 2014
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

    24:55 | 796310 visualizações
  • Como aliviar a dor com ANALGÉSICOS NATURAIS

    04:26 | 1186795 visualizações
  • Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

    03:50 | 1984918 visualizações
  • EXERCÍCIOS PARA CURAR NERVO CIÁTICO INFLAMADO

    06:24 | 5310178 visualizações
  • CALOR ou FRIO para Aliviar a Dor | Como Usar Corretamente

    01:39 | 510800 visualizações