Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Translactação: o que é, como é feita e alguns cuidados

A translactação é uma técnica que consiste em colocar o bebê ao peito para mamar o leite da própria mãe retirado previamente através de uma sonda que é coloca próxima do mamilo. Esta técnica é muito utilizada em casos de bebês prematuros, que não possuem força suficiente para sugar o leite materno ou que precisaram ficar em encubadoras no hospital.

Além disso, a translactação pode ser feita para estimular a produção de leite materno, que normalmente leva cerca de 2 semanas.

A translactação e a relactação são técnicas semelhantes, porém, a diferença é que a translactação usa somente o leite materno e a relactação utiliza leite artificial. Entenda o que é a relactação e como fazer.

Translactação caseira com seringa
Translactação caseira com seringa
Translactação com kit
Translactação com kit

Como fazer a translactação

A translactação pode ser feita em casa, de forma manual com auxílio de uma mamadeira, por exemplo, ou por meio de um kit de translactação que é disponível em algumas farmácias e lojas de produtos para bebês.

Translactação manual

A translactação manual deve ser feita seguindo as orientações do pediatra:

  • A mulher deve retirar o leite manualmente, ou com o auxílio de aparelhos manuais ou elétricos, e armazená-lo em uma mamadeira, seringa ou copinho. Em seguida, deve-se colocar uma ponta da sonda nasogástrica número 4 ou 5 (de acordo com a orientação do pediatra) no recipiente em que foi armazenado o leite e a outra ponta da sonda perto do mamilo, sendo preso com fita crepe. Com isso feito, o bebê já pode ser colocado perto do peito para mamar através da sonda.

Os bebês não costumam apresentar resistência à translactação e após algumas semanas, já é possível fazê-lo mamar no peito, sendo indicado não dar mamadeira para o bebê durante o processo.

Translactação com kit

Kit de translactação
Kit de translactação
Kit de translactação
Kit de translactação

O kit de translactação pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos de bebês e consiste na retirada manual do leite, ou com a ajuda de aparelhos manuais ou elétricos, que deve ser armazenado no recipiente fornecido pelo kit. Caso seja necessário, deve-se ainda fixar a sonda do kit no seio e colocar o bebês para mamar através da sonda.

Cuidados com a translactação

Qualquer que seja o método de translactação escolhido, a mãe deve ter alguns cuidados, como:

  • Colocar o recipiente com leite mais alto que a mama, para o leite fluir melhor;
  • Ferver o material de translactação 15 minutos antes de utilizá-lo;
  • Lavar o material com água e sabão após o uso;
  • Trocar a sonda a cada 2 a 3 semanas de uso.

Além disso, a mãe pode retirar o leite e conservá-lo para dar ao bebê mais tarde, porém, deve estar atenta ao local e o tempo de conservação do leite. Aprenda como fazer a conservação do leite materno corretamente.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...