Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conservação do leite materno

Para fazer o armazenamento do leite materno de forma correta é importante saber que deve-se guardar o leite num recipiente específico para este fim e ter muito cuidado na hora de tirar, guardar e usar o leite, para evitar a sua contaminação.

As imagens seguintes mostram o recipiente de vidro e as saquetas indicadas para armazenar o leite materno, que podem ser encontradas em lojas especializadas de produtos para gestante e bebê, e também na internet.

Conservação do leite materno
Conservação do leite materno

Antes de tirar o leite deve-se anotar a data e a hora em que o leite foi retirado e só depois começar o processo de extração. Depois de extrair o leite, deve-se fechar o recipiente e colocá-lo numa bacia com fria e pedrinhas de gelo por cerca de 2 minutos para depois guardá-lo na geladeira, freezer ou congelador. Esse cuidado garante o resfriamento rápido do leite, evitando sua contaminação.

Quanto tempo dura o leite materno

O tempo de conservação do leite materno depende do local onde é colocado:

  1. Temperatura ambiente - 40 minutos. Se o bebê for prematuro não é recomendado conservar o leite à temperatura ambiente;
  2. Geladeira - utilizar em até 48 horas, mas 24 horas para bebê prematuro;
  3. Congelador dentro da geladeira - não é recomendado porque pode ter variações de temperatura cada vez que abre a porta da geladeira;
  4. Freezer ou congelador, com porta separada da geladeira - 3 meses;
  5. Freezer com temperatura de -20ºC - dura até 1 ano.

Algumas recomendações importantes são não voltar a congelar o leite materno que esteve na temperatura ambiente por mais de 30 minutos, nem as sobras do leite que podem ficar na mamadeira. No entanto, é possível voltar a congelar o leite se o recipiente ainda não tiver sido usado e se ele estiver na geladeira por menos de 48 horas.

Como descongelar o leite materno

Para descongelar o leite materno é preciso:

  • Retirar o leite do freezer ou congelador algumas horas antes de utilizar e deixar descongelar lentamente;
  • Colocar o recipiente numa bacia com água morna para ficar na temperatura ambiente;
  • Para saber a temperatura do leite, pode-se colocar umas gotinhas do leite no dorso da mão. A temperatura não deverá estar muito alta para não queimar o bebê;
  • Dar o leite para o bebê numa mamadeira devidamente esterilizada e não reaproveitar o leite que pode sobrar na mamadeira porque ele já entrou em contato com a boca do bebê e poderá estar impróprio para o consumo.

​​​O leite congelado não deve ser aquecido no fogão ou no microondas porque ele pode ficar muito quente, o ideal é aquece o leite em banho-maria.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...