Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para aumentar a produção de leite materno

Para melhorar a produção de leite materno, é importante que a mulher que amamenta beba cerca de 3 a 4 litros de líquidos por dia, faça uma alimentação equilibrada rica em frutas, vegetais e cereais integrais, e também aumente a frequência e a duração das mamadas, para estimular o reflexo do hormônio prolactina que aumenta a produção de leite materno.

Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz e, por isso, a mãe deve deixar o bebê mamar sempre que tem fome, mesmo à noite e, se possível, deixar o bebê esvaziar a mama até ao fim e só depois oferecer a outra.

É importante manter a amamentação até mesmo em caso de mastite ou bico do seio machucado, porque a sucção do bebê também ajuda a tratar estas situações.

O que fazer para aumentar a produção de leite materno

As dicas a seguir devem ser seguidas diariamente para garantir uma produção de leite considerável:

1. Beber água

A ingestão de 3 a 4 litros de líquidos por dia, como água, sucos e sopas garante uma boa produção de leite. Deve-se sempre tomar 1 copo de água, chá ou suco antes e depois de dar de mamar.

2. Olhar para o bebê

Olhar para o bebê enquanto ele mama, libera mais hormônios na corrente sanguínea e consequentemente aumenta a produção de leite. Saiba quais são as melhores posições para amamentar.

3. Fazer uma boa alimentação

A alimentação durante a amamentação deve ser equilibrada e rica em alimentos com água, como a gelatina e frutas como laranja, melão e melancia e também alimentos que fornecem bastante energia como canjica, castanha e bacalhau.

4. Relaxar

Descansar sempre que possível garante que o corpo tenha energia para produção de leite. A mãe pode aproveitar para ficar sentada no cadeirão da amamentação quando acabar de amamentar e, se possível, deve evitar as tarefas domésticas, principalmente aquelas que exigem mais esforço.

Veja boas dicas para saber como relaxar depois do parto para produzir mais leite.

5. Tomar suplemento

Tomar um suplemento especialmente formulado para o período de amamentação, com silimarina, pode ajudar a produzir mais leite. Antes de iniciar o suplemento, deve-se falar com o clinico geral ou pediatra sobre esta possibilidade. Saiba como usar este suplemento.

A mulher pode saber que está produzindo leite suficiente para o bebê se o bebê estiver aumentando de peso de forma adequada. Se nas consultas com o pediatra, o médico achar que o bebê não está ganhando peso suficiente, poderá orientar o uso da mamadeira com leite adaptado, para completar a amamentação ou como forma de substituição.

O bebê deve mamar exclusivamente até os 6 meses e embora a mãe possa ter que voltar a trabalhar antes desta recomendação, o bebê poderá continuar tomando o leite da mãe na mamadeira se a mãe tirar o leite em casa e no trabalho e entregar a quem ficar tomando conta do bebê. Veja como garantir a amamentação após a volta ao trabalho.


Bibliografia

  • COMITÉ PORTUGUÊS PARA A UNICEF COMISSÃO NACIONAL INICIATIVA HOSPITAIS AMIGOS DOS BEBÉS. Manual de Aleitamento Materno. 2012. Link: <unicef.pt>. Acesso em 16 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem