Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a relactação

A relactação é uma técnica que consiste na ingestão de leite artificial pelo bebê que se encontra colocado no peito da mãe como se fosse mamar, através de uma sonda.

A técnica de relactação, além de alimentar o bebê, estimula a produção de leite materno, sendo especialmente importante em casos de bebês prematuros e que estiveram internados por algum tempo ou em mães que não têm ou produzem pouco leite. Saiba outras vantagens desta técnica em: Relactação.

Relactação caseira com mamadeiraRelactação caseira com mamadeira
Relactação caseira com seringaRelactação caseira com seringa
Relactação com kit da MedelaRelactação com kit da Medela

A relactação pode ser feita de forma caseira com mamadeira, copinho ou seringa ou através de um kit de relactação, em que o material já vem preparado.

Como fazer a relactação caseira

Para fazer a relactação caseira deve-se:

  1. Comprar uma sonda nasogástrica para crianças de tamanho 4 ou 5, de acordo com a orientação do pediatra, como mostra a próxima imagem da esquerda. Estas sondas podem ser compradas em farmácias ou drogarias;
  2. Colocar o leite artificial ou do banco de leite humano em um copinho, na seringa ou mesmo na mamadeira;
  3. Colocar uma ponta da sonda, furando o bico da mamadeira ou adaptando à seringa, como mostra a imagem da direita;
  4. Colocar a outra ponta da sonda perto do mamilo, fixando-a com fita adesiva, por exemplo;
  5. Colocar o bebê no colo para amamentar normalmente.
Sonda nasogástrica pediátricaSonda nasogástrica pediátrica
Sonda nasogástrica na mamadeira e na seringaSonda nasogástrica na mamadeira e na seringa

O recipiente com o leite deve estar sempre mais alto do que a mama e nunca no colo para que o leite desça pela sonda facilmente.

Como fazer a relactação com kit

Para fazer a relactação com kit da Mamatutti ou da Medela, por exemplo, basta colocar o leite artificial no recipiente e, se necessário, fixar a sonda no seio da mãe.

Kit de relactação da MamatuttiKit de relactação da Mamatutti
Kit de relactação da MedelaKit de relactação da Medela

O material da relactação deve ser lavado com água e sabão para retirar todos os vestígios de leite após cada uso e fervido durante 15 minutos antes de cada utilização para ficar esterilizado. Além disso, a sonda nasogástrica ou a sonda do kit deve ser trocada depois de 2 ou 3 semanas de uso ou quando o bebê tiver dificuldades em mamar.

Durante o processo da relactação é fundamental não dar a mamadeira ao bebê, para que ele não se adapte ao bico da mamadeira e desista da mama da mãe. Além disso, quando a mãe observar que já está produzindo leite deve ir restringindo lentamente a técnica de relactação e ir introduzindo a amamentação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...