Como tirar leite materno (com bombinha ou manualmente)

O leite materno é o melhor alimento que pode ser dado para o bebê. No entanto, existem situações em que não é possível dar a mama ou em que é preferível dar o leite na mamadeira e, para isso, é necessário extrair o leite da mama.

Existem várias formas de extrair o leite materno, podendo ser feito com as mãos ou com uma bombinha manual ou elétrica, dependendo da frequência com que se deseja extrair o leite e da preferência de cada mulher. Para qualquer método, deve-se sempre manter uma boa higiene e seguir dicas que assegurem a qualidade do leite para o bebê e o melhor conforto para a mãe.

Conheça a composição do leite materno e entenda a importância para o bebê.

Como tirar leite materno (com bombinha ou manualmente)

O que fazer antes de tirar leite

Antes de retirar o leite materno, manualmente ou com a bombinha, existem alguns cuidados muito importantes como:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão;
  • Lavar e esterilizar, ou ferver, os materiais necessários, incluindo os recipientes onde ficará guardado o leite;
  • Massajar a mama com movimentos leves e circulares, em direção ao mamilo, utilizando a ponta dos dedos.

É também importante que a mãe tente relaxar escolhendo um local calmo para retirar o leite. Outras boas dicas incluem olhar para o bebê, ouvir música ou tomar um banho antes, por exemplo.

Como tirar leite manualmente

Embora possa ser mais difícil do que usar uma bombinha, o leite materno também pode ser extraído com as mãos. Para isso, deve-se colocar o dedo polegar cerca de 2 a 3 centímetros acima do mamilo e o indicador e o dedo médio cerca de 2 a 3 cm ligeiramente abaixo, fazendo a forma de um "C" com as mãos. Depois, deve-se pressionar a mama levemente contra as costelas e fazer pressão com o dedo indicador e polega. Por fim, é só aliviar a pressão e voltar a repetir, fazendo movimentos rítmicos.

De início pode ser difícil, mas depois a mulher normalmente consegue encontrar um ritmo, o que ajudará a extrair o leite mais facilmente. Normalmente o processo demora entre 20 a 30 minutos e o leite deve ser coletado em um recipiente fervido, ou esterilizado, com uma abertura larga.

Como tirar leite com bombinha

A escolha da melhor bombinha para extrair leite está relacionada com a frequência com que a mãe planeia alimentar o bebê através da mamadeira. Assim, se a mãe pretender dar o seu leite com a mamadeira apenas uma a duas vezes por semana, basta usar uma bombinha manual, porém, se pretender retirar leite mais vezes, a melhor opção pode ser usar uma bombinha elétrica, em que o leite é extraído com mais rapidamente e sem esforço.

1. Bombinha manual

Existem no mercado diversas bombinhas manuais, cujo método de utilização pode variar ligeiramente. No entanto, o que é necessário fazer na maior parte delas é:

  1. Colocar o funil da bombinha sobre a mama de modo a que o mamilo fique adequadamente centrado;
  2. Segurar o funil contra a mama com a ajuda do polegar e do indicador, suportando a mama com a palma da mão;
  3. Iniciar o processo de extração de acordo com as instruções da bomba.

Uma vez que existem vários modelos diferentes, é sempre aconselhado consultar as indicações do fabricante. No caso de se pretender retirar leite das duas mamas, deve-se alternar entre as mamas a cada 2 ou 3 minutos, pois isso permite retirar uma maior quantidade de leite.

2. Bombinha elétrica

As bombinhas elétricas são mais fáceis de usar e podem ser simples, se extraírem o leite de uma mama de cada vez, ou duplas, se a extração ocorrer nas duas mamas ao mesmo tempo. Existem várias bombas elétricas diferentes para venda, que podem ter várias modalidades disponíveis, como o ajuste de velocidade ou de pressão, por exemplo.

Para usar corretamente a bombinha elétrica, deve-se:

  1. Ajustar o funil da bombinha ao mamilo, deixando espaço entre a parede do funil e o mamilo;
  2. Escolher a força de sucção, que deve ser o máximo confortável. Para isso, pode-se ir aumentando a força de sucção lentamente;
  3. Massagear o peito durante a extração, fazendo movimentos circulares à volta da auréola, para estimular a descida do fluxo de leite.

A retirada do leite nunca deve ser dolorosa e caso a mulher sinta dores, deve interromper imediatamente o processo.

Como lavar a bombinha

As bombas de leite devem ser sempre lavadas antes e depois de cada utilização, mediante as indicações do fabricante.

Geralmente, deve ser feita uma lavagem mais profunda, por dia, e para isso deve-se desmontar o kit de extração em peças individuais e ferver os componentes não elétricos durante cerca de 5 minutos em água. Os componentes elétricos devem ser limpos com um pano seco.

De qualquer forma, antes de proceder à limpeza devem-se sempre ler primeiro as instruções do fabricante, para evitar qualquer dano na bomba.

Quando é recomendado tirar o leite materno

O leite materno é o melhor alimento que pode ser dado para o bebê, principalmente durante os primeiros 6 meses de vida. No entanto existem situações em que o bebê não consegue retirar o leite diretamente da mama. Isso acontece com maior frequência em bebês muito pequenos ou prematuros, que não conseguem sugar na mama eficazmente.

Além disso, a extração do leite também pode ser uma boa forma de assegurar a alimentação com leite materno quando a mãe precisa de se ausentar, quando está doente ou quando precisa tomar algum medicamento durante o período de amamentação. Em alguns casos, a retirada de leite materno pode ainda ser feita para ajudar o bebê a pegar na mama quando está muito cheia, para estimular a produção de leite ou quando a mãe deseja fazer doação de leite, por exemplo. Entenda como funciona a doação de leite materno e como doar.

É importante lembrar que quanto mais se esvazia a mama, mais leite é produzido. Por isso, é recomendado estabelecer uma rotina de retirada para que a produção se faça com mais eficiência. Idealmente deve ser retirado leite da mama entre 8 a 10 vezes por dia.

Como armazenar o leite materno

O tempo de armazenamento do leite materno varia de acordo com a temperatura em que é colocado:

  • Temperatura ambiente: 6 a 8 horas;
  • Geladeira (0 a 4ºC): até 8 dias;
  • Geladeira (4 a 10ºC): até 3 dias;
  • Freezer de geladeira: até 6 meses;
  • Freezer horizontal: mais de 6 meses.

O leite deve ser armazenado em recipientes adequados, que podem ser comprados na farmácia, ou em recipientes de vidro. Saiba mais sobre como armazenar corretamente o leite materno.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CENTRO HOSPITALAR PÓVOA DE VARZIM - VILA DO CONDE. Extração e conservação de leite materno. 2019. Disponível em: <http://www.chpvvc.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/34/2019/10/Extracao_e_Conservacao_de_Leite_Materno.pdf>. Acesso em 06 Ago 2021
  • NHS. Breastfeeding support, expressing your breastmilk, cup and syringe feeding your baby . Disponível em: <https://www.gloshospitals.nhs.uk/media/documents/Breastfeeding_support_expressing_your_breastmilk_cup_and_syringe_feedi..1_1.pdf>. Acesso em 06 Ago 2021
  • Aleitamento Materno: Promover Saúde!. 2010. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Aleitamento.pdf>.
Mais sobre este assunto: