Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar leite materno

O leite materno é o melhor alimento que pode ser dado para o bebê. No entanto, existem situações em que não é possível dar a mama ou em que é preferível dar o leite na mamadeira e para isso é necessário extrair o leite materno. Conheça a composição do leite materno.

Existem várias formas de o extrair, podendo ser feito com as mãos ou com uma bombinha manual ou elétrica simples ou dupla, dependendo da frequência com que se deseja extrair o leite e da preferencia de cada mulher. Para qualquer método, deve-se sempre manter uma boa higiene e seguir dicas que assegurem a qualidade do leite para o bebê e o melhor conforto para a mãe.

Como tirar leite materno

Como tirar leite materno com bombinha

A escolha da bombinha de leite está relacionada com a frequência com que a mãe planeia alimentar o seu bebê com o leite materno através da mamadeira. Assim, se a mãe pretender dar o seu leite com a mamadeira uma a duas vezes por semana, basta usar uma bombinha manual, no entanto, caso pretenda dar mais vezes, a melhor opção é usar uma bombinha elétrica com extrator de leite duplo, em que o leite é extraído com mais eficiência.

Bomba manual
Bomba manual
Bomba elétrica
Bomba elétrica

1. Bombinha manual

Existem no mercado diversas bombinhas manuais, cujo método de utilização pode variar ligeiramente. No entanto, o que é necessário fazer na maior parte delas é colocar o funil sobre a mama de modo a que o mamilo fique adequadamente centrado no túnel, segurar o funil contra a mama com a ajuda do polegar e do indicador e suportar a mama com a palma da mão e depois basta iniciar o processo de extração de acordo com as instruções da bomba.

2. Bombinha elétrica

As bombinhas elétricas são mais fáceis de usar, porque fazem o trabalho pela mulher e podem ser simples, se extrairem o leite de uma mama de cada vez ou duplas, se a extração ocorrer nas duas mamas ao mesmo tempo. Existem várias bombas elétricas diferentes para venda, que podem ter várias modalidades disponíveis, como o ajuste de velocidade ou der pressão, por exemplo.

A bombinha elétrica dupla tem mais vantagens que a bombinha simples porque é possível obter mais quantidade de leite em menos tempo, o leite obtido tem um teor energético mais elevado, o que é especialmente benéfico para bebês prematuros e além disso, faz-se também um melhor esvaziamento da mama, o que promove a manutenção do aleitamento.

Como tirar leite materno

Como usar a bombinha passo a passo

Para usar corretamente a bombinha, deve-se:

  1. Lavar bem as mãos antes de começar a extrair o leite;
  2. Escolher um funil com o tamanho certo para o peito, que se deve ajustar bem ao mamilo, deixando espaço suficiente para que não roce contra a parede do funil e possa movimentar-se livremente para a frente e para trás;
  3. Extrair o vácuo máximo confortável, que é o vacuo mais forte que a mãe pode tolerar com uma sensação de conforto;
  4. Massagear o peito antes ou durante a extração, fazendo movimentos circulares à volta da auréola, para estimular a descida do fluxo de leite;
  5. Caso se opte por tirar o leite de uma mama de cada vez, deve-se alternar várias vezes entre ambas as mamas;

A retirada do leite nunca deve ser dolorosa e caso a mulher sinta dores, deve interromper imediatamente o processo.

Como lavar a bombinha

As bombas de leite devem ser sempre lavadas antes e depois da utilização, mediante as indicações do fabricante.

Geralmente, deve ser feita uma lavagem por dia mais profunda e para isso deve-se desmontar o kit de extração em peças individuais e ferver os componentes não elétricos durante cerca de 5 minutos em água e os componentes elétricos devem ser limpos com um pano seco.

De qualquer forma, antes de proceder à limpeza devem-se sempre ler primeiro as instruções do fabricante, para evitar qualquer dano na bomba.

Como tirar leite materno

Como tirar leite materno com as mãos

Embora possa ser mais difícil, o leite materno também pode ser extraído com as mãos. Para isso, devem-se adotar as mesmas medidas que para o uso de bombinha, como lavar bem as mãos e massagear os seios, e depois, deve-se colocar o dedo polegar cerca de 2 a 3 centímetros acima do mamilo e o indicador e o dedo médio cerca de 2 a 3 cm ligeiramente abaixo, diretamente alinhados com o polegar e fazer pressão leve e firme em direção ao peitoral, comprimindo os seios com um movimento giratório.

De início pode ser difícil, mas depois a mulher normalmente consegue encontrar um ritmo, o que ajudará a extrair o leite mais facilmente. O leite deve ser coletado em um recipiente com uma abertura larga. 

Quando é recomendado tirar o leite materno

O leite materno é o melhor alimento que pode ser dado para o bebê e a melhor forma de o fazer é através da amamentação. No entanto há situações em que isso não é possível, como quando o bebê é muito pequeno ou prematuro e ainda não consegue sugar na mama, quando a mãe precisa de se ausentar, quando está doente ou precisa de tomar algum medicamento.

Além disso, a retirada de leite materno também pode ser feita para ajudar o bebê a pegar quando o seio está muito cheio, para aumentar a produção de leite ou para que o pai possa também participar na amamentação do bebê. 

É importante saber que quanto mais esvazia a mama, mais leite ela produz e que deve-se estabelcer uma rotina de reirada para que a produção se faça com mais eficiência.

Como tirar leite materno

Como armazenar o leite materno

Para poder armazenar o leite materno tirado com bombinha, ele deve ser colocado em um recipiente adequado que possa ser conservado na geladeira até um máximo de 48 horas ou no congelador até no máximo 3 meses. 

Depois de descongelado, o leite aguenta cerca de 24 horas na geladeira e cerca de 4 horas se for descongelado a temperatura ambiente. Saiba mais sobre como armazenar corretamente o leite materno.

Dicas para tirar o leite

Para se tirar o leite materno da melhor forma, deve-se relaxar e ficar numa posição confortável, com os ombros relaxados e as costas e braços bem apoiados e seguir ao máximo as dicas seguintes:

  • Estabelecer uma rotina, o que vai ajudar a estimular a produção de leite para horas fixas do dia;
  • Escolher um local com privacidade e de preferência sem distrações, com tudo o que se precisa ao alcance;
  • Se necessário, colocar compressas quentes sobre o peito ou massagear o peito, fazendo movimentos circulares à volta da auréola antes da retirada do leite, para estimular a descida e o fluxo do leite;
  • Segurar o funil do kit de extração entre o polegar e o indicador, usando a palma da mão e os outros dedos para apoiar a mama;
  • Descansar o máximo de tempo possível.

Além disso, antes de amamentar deve-se prender o cabelo, retirar a blusa e o sutiã e lavar bem as mãos. Depois de tirar o leite, é fundamental colocar no recipiente a data e a hora em que foi tirado, para que se consiga saber se o leite está bom para dar ao bebê.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...