Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tipos de emoções

Uma emoção é a forma como a pessoa reage a uma determinada situação e, manifesta-se chorando, rindo, tremendo, corando ou até mesmo através do desmaio, por exemplo. As emoções humanas podem ser positivas ou negativas de acordo com a situação e são inatas ou são aprendidas através do convívio com outras pessoas.

No entanto, embora, as emoções sejam uma forma de expressar os sentimentos de modo espontâneo, também podem ser simuladas ou forçadas e só os seres humanos tem a capacidade de controlar as emoções.

Além disso, os indivíduos expressam emoções diferentes perante as mesmas situações, porque as emoções estão relacionadas com o temperamento, personalidade e motivação de cada um individuo.

Emoções Primárias

As emoções primárias são emoções que estão presentes em todas as culturas e, por isso, são universais e, estão relacionadas com o instinto de sobrevivência, como o medo, tristeza, felicidade ou surpresa.

Emoções Secundárias

As emoções secundárias são emoções resultantes da combinação entre emoções primarias, e situações do meio ambiente, e que derivam do convívio em sociedade, como a vergonha, a ansiedade, a cupa, o orgulho ou o ciume.

Emoções positivas

As emoções positivas incluem a felicidade, o amor, a gratidão, a satisfação e a alegria, por exemplo e trazem bem-estar, sucesso na escola e no trabalho, melhores relacionamentos sociais e saúde mental e física.

Emoções negativas

As emoções negativas como o medo, raiva e desgosto, levam a comportamentos focados em evitar ou enfrentar a ameaça.

Consequências das emoções

As diferentes emoções são provocadas por situações externas e algumas reações que manifestam as emoções incluem:

  • Dor de barriga;
  • Chorar ou rir;
  • Tremer, principalmente as pernas;
  • Corar;
  • Perder a voz;
  • Sentir a respiração ou o coração acelerado.

Perante a emoção e o comportamento que a pessoa tem, é importante a pessoa aprender a lidar com a reação, especialmente quando esta é negativa. Saiba como em: 4 passos para controlar as emoções negativas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...