Depressão ou tristeza: como diferenciar

Existe uma diferença entre estar triste e ter depressão. A tristeza é um sentimento natural que pode acontecer em qualquer pessoa como resposta a situações como conflitos pessoais, perda de uma pessoa querida ou término de uma relação pessoal, não sendo necessário tratamento, já que o sentimento é passageiro.

Por outros lado, a depressão é um transtorno psicológico que leva a uma tristeza profunda, persistente e desproporcionada, além da perda de interesse em atividades que antes gostava, podendo afetar diversos aspectos da vida, como familiar, escolar e de trabalho, sendo necessária atenção médica especializada por parte de um psiquiatra e/ou psicólogo.

Conhecer as principais diferenças entre esses dois conceitos é importante, já que, nos casos graves e/ou que não recebem tratamento, a depressão pode levar a complicações, como o suicídio.

Depressão ou tristeza: como diferenciar

Como saber se é tristeza ou depressão

Apesar de possuírem sintomas semelhantes, a depressão e a tristeza apresentam alguma diferenças que devem ser levadas em consideração para uma melhor identificação da situação:

TristezaDepressão

É um sentimento natural

É um transtorno psicológico persistente
É passageiro e diminui a medida que o tempo passa, o que pode acontecer em algumas horas ou diasDura a maior parte do dia e quase todos os dias por pelo menos 14 dias
É inevitável sentir tristeza diante de algumas situaçõesHá perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas
Provoca sintomas como vontade de chorar, sentimento de impotência, desilusão e angústiaLeva a sintomas como dificuldade para se concentrar, pensamentos negativos e, em casos mais graves, pode levar ao suicídio
É um sintoma de depressãoA tristeza faz parte da depressão, além de outros sintomas
Há um motivo específicoEm alguns casos não é possível identificar a causa que leva à depressão

É importante que os termos tristeza e depressão não sejam confundidos, pois são situações com características diferentes que vão desde a sua origem até seu tratamento.

Teste online de depressão

Se acha que realmente pode estar com depressão, faça o teste a seguir e veja qual o seu risco:

  1. 1. Sinto que gosto de fazer as mesmas coisas de antes
  2. 2. Dou risadas espontaneamente e me divirto com coisas engraçadas
  3. 3. Existem momentos durante o dia em que me sinto alegre
  4. 4. Sinto que tenho um pensamento rápido
  5. 5. Gosto de cuidar da minha aparência
  6. 6. Me sinto animado com coisas boas que estão por vir
  7. 7. Sinto prazer quando assisto um programa na televisão ou leio um livro
Imagem que indica que o site está carregando

Além disso, é importante levar em consideração que a tristeza pode ser sentida em várias intensidade e durar mais tempo em algumas pessoas, no entanto, em nenhum dos casos, a tristeza chega a interferir gravemente a relação na escola, trabalho ou com amigos, além de não ser necessário tratamento.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da depressão deve ser realizado por um psiquiatra ou psicólogo por meio de uma entrevista clínica e testes psicológicos que avaliem o comportamento da pessoa, além de sinais e sintomas apresentados. Dessa forma, é possível que o terapeuta indique o uso de antidepressivos e sessões de psicoterapia, se houver necessidade.

Tratamento da depressão

Apesar de não ser necessário tratamento para tristeza, é interessante que a pessoa converse com o psicólogo para desenvolver estratégias que o ajudem a enfrentar as situações que provocam esse sentimento.

O tratamento para depressão é feito com o uso de medicamentos antidepressivos recomendados pelo psiquiatra e a realização de sessões de psicoterapia, geralmente, feitas semanalmente com um psicólogo.

Nos casos graves ou que não é notada melhoria, deve-se considerar usar o medicamento para a vida inteira, sem maiores complicações devido ao uso prolongado. Conheça mais sobre os antidepressivos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CRUZ, Guillermina. De la tristeza a la depresión. Además, se debe tomar en cuenta que la tristeza puede ser tener varias intensidades y durar más tiempo en algunas personas, sin embargo, en ningún caso esta llega a interferir gravemente en el ámbito escolar, trabajo, pareja, o amigos, además de que no requiere tratamiento. Conozca más sobre las causas de la depresión y los síntomas en cada etapa de la vida.. 15. 4; 1310-1325, 2012
  • UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO. ¿Tristeza o depresión?. Disponível em: <http://ciencia.unam.mx/assets/ciencia-para-chavos/09-ciencia-para-chavos-tristeza-o-depresion-guia.pdf>. Acesso em 08 Set 2021
Mais sobre este assunto: