Existe uma diferença entre estar triste e ter depressão. A tristeza é um sentimento natural que pode acontecer em qualquer pessoa como resposta a situações como conflitos pessoais, perda de uma pessoa querida ou término de uma relação pessoal, não sendo necessário tratamento, já que o sentimento é passageiro.
Por outros lado, a depressão é um transtorno psicológico que leva a uma tristeza profunda, persistente e desproporcionada, além da perda de interesse em atividades que antes gostava, podendo afetar diversos aspectos da vida, como familiar, escolar e de trabalho, sendo necessária atenção médica especializada por parte de um psiquiatra e/ou psicólogo.
Conhecer as principais diferenças entre esses dois conceitos é importante, já que, nos casos graves e/ou que não recebem tratamento, a depressão pode levar a complicações, como o suicídio.

Como saber se é tristeza ou depressão
Apesar de possuírem sintomas semelhantes, a depressão e a tristeza apresentam alguma diferenças que devem ser levadas em consideração para uma melhor identificação da situação:
É importante que os termos tristeza e depressão não sejam confundidos, pois são situações com características diferentes que vão desde a sua origem até seu tratamento.
Teste online de depressão
Se acha que realmente pode estar com depressão, faça o teste a seguir e veja qual o seu risco:
Além disso, é importante levar em consideração que a tristeza pode ser sentida em várias intensidade e durar mais tempo em algumas pessoas, no entanto, em nenhum dos casos, a tristeza chega a interferir gravemente a relação na escola, trabalho ou com amigos, além de não ser necessário tratamento.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da depressão deve ser realizado por um psiquiatra ou psicólogo por meio de uma entrevista clínica e testes psicológicos que avaliem o comportamento da pessoa, além de sinais e sintomas apresentados. Dessa forma, é possível que o terapeuta indique o uso de antidepressivos e sessões de psicoterapia, se houver necessidade.
Tratamento da depressão
Apesar de não ser necessário tratamento para tristeza, é interessante que a pessoa converse com o psicólogo para desenvolver estratégias que o ajudem a enfrentar as situações que provocam esse sentimento.
O tratamento para depressão é feito com o uso de medicamentos antidepressivos recomendados pelo psiquiatra e a realização de sessões de psicoterapia, geralmente, feitas semanalmente com um psicólogo.
Nos casos graves ou que não é notada melhoria, deve-se considerar usar o medicamento para a vida inteira, sem maiores complicações devido ao uso prolongado. Conheça mais sobre os antidepressivos.