Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança

Raiva, tristeza, insegurança, medo ou revolta são algumas das emoções negativas que podem tomar conta da nossa mente, que chegam muitas vezes sem aviso e sem sabermos o que realmente causou este sentimento ruim. Nestas situações, é importante manter a calma, tentando identificar o motivo que causou o sentimento ruim e focando a energia em atividades agradáveis. 

Nem sempre é fácil vencer as emoções negativas, pois elas muitas vezes surgem de situações delicadas como discussões, excesso de preocupações, mudança de emprego, desgosto amoroso ou desilusões, por exemplo. Assim, para o bem estar do corpo e da saúde mental, quando surgem emoções negativas deve ter em consideração as seguintes dicas: 

1. Manter a calma

Para conseguir controlar e ultrapassar as suas emoções, o primeiro passo é manter sempre a calma e não desesperar e para isso deve: 

  • Parar o que está a fazer e respirar fundo, inspirando o ar pelo nariz e soltando pela boca lentamente;
  • Tentar descontrair, mexendo o corpo, balançando os braços e as pernas e alongando o pescoço para a direita e para a esquerda. 
  • Ir apanhar um pouco de ar fresco e tentar relaxar, contando de 60 até 0, de forma lenta e gradual, olhando para cima se possível. 
4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança

Além desta pequenas atitudes, também pode tentar acalmar e relaxar com a ajuda de plantas medicinais, tomando um chá natural de valeriana ou de maracujá por exemplo. 

2. Identificar o Motivo 

Identificar a razão do sentimento negativo é a segunda coisa que deve tentar fazer depois de se acalmar, sendo muito importante que dedique algum tempo a pensar e refletir sobre a situação. As vezes, desabafar com alguém sobre o que está sentindo e sobre a situação também pode ajudar, pois desta forma pode também analisar pontos de vista que não tinha considerado. 

4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança

Depois de identificar o motivo que levou ao descontrole emocional, deve tentar planejar o que vai fazer daqui para a frente para evitar este tipo de descontrole, mesmo que isso implique afastar-se de alguém específico ou de alguma situação em especial. 

3. Fazer uma lista de sentimentos

Dedicar tempo para construir uma lista de sentimentos é outra dica muito importante, que pode ajudar a ultrapassar uma fase de sentimentos negativos. 

Para isso, basta fazer uma lista e dividi-la em duas partes, onde de um lado deve escrever uma lista dos sentimentos positivos e agradáveis que se deseja sentir, como confiança, coragem ou calma, e do outro lado deve escrever todos os sentimentos negativos que sente como medo, raiva ou angustia. 

4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança

Este tipo de listas são muito uteis para ajudar a lidar e ultrapassar sentimentos, e também podem ser realizadas quando existem dúvidas sobre se uma pessoa ou situação está a ser prejudicial, funcionando neste caso como uma lista dos sentimentos positivos e negativos que são transmitidos. 

4. Fazer o que gosta

Fazer atividades que gosta e dão prazer como ver um filme, ir dar um passeio, escrever um diário, pintar, ouvir musica ou ler um livro é outra dica que ajuda a ultrapassar os sentimentos negativos. Este tipo de atividades ajudam a gerir e ultrapassar os sentimentos negativos, uma vez que a atenção fica focada no bem estar e prazer que a atividade lhe traz. 

Para conseguir atingir os sentimentos positivos é necessário fazer algo que possa dar prazer como ver um filme, escrever em um diário, ouvir uma música ou saborear um alimento, por exemplo.

4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança

Controlar as emoções nem sempre é fácil, pois é necessário gerir bem os pensamentos negativos, sendo importante também a prender a ser mais otimista e a pensar positivo.  

Como pensar positivo

Para controlar as emoções é importante focar diariamente em pensamentos positivos, procurando ser otimista e centrando-se nas soluções e não nos problemas. Assim, algumas das formas que podem ajudar a pensar positivo incluem:

  • Registar diariamente os momentos positivos: ao final de cada dia deve registrar 3 momentos agradáveis que tenham acontecido, escrevendo ou fotografando, por exemplo;
  • Rir e sorrir: deve-se manter o humor positivo e estável durante o dia, rindo-se de si e com os outros;
  • Ser fiel aos seus valores: é importante registrar os valores fundamentais da vida num papel e viver seguindo-os sempre que possível;
  • Conviver com pessoas importantes: deve-se manter relacionar com pessoas que provocam sentimentos agradáveis, como família ou amigos próximos;
  • Planejar o dia-a-dia: para ser positivista deve planear as rotinas do trabalho, domésticas ou de lazer, usando uma agenda, pensando sempre que vai conseguir. 
  • Ser cauteloso e ponderado: deve-se avaliar bem todas as situações, antecipando o que pode acontecer de positivo e de negativo;
  • Ser flexível: a pessoa deve procurar adaptar-se às situações, colocando-se sempre no lugar da outra pessoa.

Estas são algumas regras que o podem ajudar a ser mais positivo, no entanto é importante relembrar que ser positivo é acima de tudo uma escolha que cada um deve fazer. Além disso, ter hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e dormir bem, é essencial para se se sinta bem e em equilíbrio, contribuindo também para a forma positiva e bem-estar. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...