O chá é uma bebida que oferece muitos benefícios e indicações para a saúde, como ajudar a aliviar os sintomas da gripe, a dor de garganta e de cabeça, e o excesso de gases, por exemplo.
Isso porque as plantas medicinais usadas para fazer o chá, são ricas em flavonoides, polifenóis, saponinas e taninos, com propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas, anti-inflamatórias e expectorantes.
Entretanto, o uso do chá não deve substituir o tratamento médico tradicional e deve ser feito de preferência com orientação de um médico ou fitoterapeuta. Isso porque, embora sejam benéficas à saúde, alguns tipos de chá são contraindicados em algumas situações e podem causar efeitos colaterais.
Benefícios e para que serve o chá
O chá possui diversos benefícios e indicações, sendo os principais:
- Aliviar sintomas de gripes, resfriados ou sinusite;
- Ajudar a aliviar dor de cabeça, dor de garganta e cólicas;
- Auxiliar na perda de peso;
- Baixar os níveis de colesterol;
- Ajudar a controlar a diabetes tipo 2;
- Diminuir o risco de doenças cardiovasculares;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Diminuir o inchaço;
- Aliviar sintomas de ansiedade, depressão e estresse;
- Combater problemas gastrointestinais, como prisão de ventre, diarreia, azia, refluxo, úlceras ou excesso de gases.
O uso de chá também pode ajudar a melhorar a cicatrização de feridas, aliviar sintomas de doenças reumáticas e prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo.
Tipos de chá
Conforme os objetivos a serem tratados,os principais tipos de chá são:
1. Chá para infecção urinária
O chá para infecção urinária é uma boa forma para complementar o tratamento desta condição, pois pode aumentar o efeito dos remédios receitados pelo médico e aliviar os sintomas mais rapidamente.
O chá de erva ursina, de cabelo de milho, de dente-de-leão e de cavalinha, são alguns tipos que podem ser indicados para ajudar no tratamento da infecção urinária.
Esses chás têm ação antimicrobiana, ajudando a eliminar os micro-organismos que estão causando a infecção, e diurética, aumentando a quantidade de urina produzida e permitindo limpar as vias urinárias.
Leia também: 10 receitas de chás para infecção urinária (e como preparar) tuasaude.com/tratamento-natural-para-infeccao-urinaria2. Chá para desinchar
O chá para desinchar é levemente diurético, pois ao aumentar a ingestão de água total no dia, elevam também a produção de urina.
Entretanto, alguns chás parecem ter uma ação diurética mais forte, estimulando o corpo a eliminar o excesso de líquido do corpo, como o chá de salsinha, de dente-de-leão, chá verde e cavalinha, por exemplo.
3. Chá para gripe
Os chás para gripe e resfriado, como chá de limão com mel, gengibre e hortelã, ajudam a aliviar os sintomas como nariz entupido, tosse, dor de cabeça e de garganta.
Esses chás possuem propriedades analgésicas, antipiréticas e antibacterianas e expectorantes. Veja outros chás para gripes e resfriados.
Outro chá para gripe é o chá de anis-estrelado possui ação antiviral que ajuda a combater os vírus Influenza A, responsáveis pela gripe.
4. Chá para gases
Alguns chás para gases são os de funcho, de hortelã-pimenta, de louro, de erva-cidreira ou de erva-doce
Essas bebidas possuem óleos essenciais, anetol, flavonoides, alcaloides, eugenol e antocianinas, compostos que têm ação digestiva, carminativa e relaxante, combatendo os gases de forma eficaz em poucos minutos.
Leia também: 10 Melhores Chás para Gases (e como preparar) tuasaude.com/cha-para-gases-intestinais5. Chá para gordura no fígado
O chá verde, o chá de alcachofra, de cardo-mariano e de feno-grego, são alguns chás indicados para gordura no fígado. Confira outros remédios caseiros para gordura no fígado.
Isso porque esses chás ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e/ou protegem e regeneram as células do fígado, mantendo o órgão saudável.
Além disso, quando usados regularmente, esses chás ajudam a aliviar os sintomas de gordura no fígado como náusea, vômitos ou sensação de barriga inchada.
6. Chá para dor de cabeça
O chá para dor de cabeça possui óleos essenciais com ação calmante, analgésica ou anti-inflamatória, ajudando em dores de cabeça ou enxaqueca causadas por estresse, ansiedade, ou consumo excessivo de café ou chá preto, por exemplo.
Alguns exemplos de chá para dor de cabeça são: chá de camomila, de hortelã-pimenta, de louro, de orégano e lavanda.
Leia também: 12 melhores chás para dor de cabeça (comprovados!) tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-dor-de-cabeca7. Chá para dor de barriga
Alguns chás indicados para dor de barriga, ou diarreia, incluem chá de camomila, de folha de goiabeira, de pitanga, de hortelã-pimenta e de funcho.
Essas bebidas possuem compostos bioativos, como apigenina, quercetina, taninos, anetol, que têm propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e adstringentes.
Leia também: Chás para diarreia: 10 melhores opções (e como preparar) tuasaude.com/cha-para-diarreia8. Chá para desinflamar o corpo
O chá de cravo da índia, de gengibre com limão e alho, chá verde e de cúrcuma, por exemplo, podem ser indicados para desinflamar o corpo. Conheça outros chás anti-inflamatórios.
Isso acontece porque esses chás contêm substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, como gingerol, epigalocatequina e curcumina.
9. Chá para garganta inflamada
Alguns chás para garganta inflamada, como de limão com alho e gengibre, de anis estrelado e de romã, são ricos em substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e antimicrobianas.
Esses chás ajudam a aliviar os sintomas de garganta inflamada como dor, dificuldade para engolir, coceira ou irritação na garganta.
Leia também: 11 chás para garganta inflamada (e como preparar) tuasaude.com/remedio-natural-para-garganta-inflamada10. Chá para emagrecer
Alguns exemplos de chás para emagrecer são o chá verde, o chá mate, o chá de gengibre e o chá preto.
Isso porque essas bebidas possuem propriedades diuréticas e termogênicas que ajudam a eliminar o excesso de líquido do corpo e aumentar o metabolismo.
Leia também: 14 melhores chás para emagrecer e perder barriga tuasaude.com/cha-para-emagrecer11. Chá para refluxo
O chá para refluxo, como de camomila, espinheira-santa, erva-doce, gengibre e alcaçuz, podem complementar o tratamento médico desta condição.
Esses chás ajudam a aliviar os sintomas de refluxo por terem ação anti-inflamatória, digestiva e antiácida. Veja alguns remédios caseiros para tratar refluxo.
12. Chá para dormir
Os chás para dormir melhor, como de camomila, valeriana e erva cidreira, são uma opção natural que ajuda no tratamento da insônia, porque relaxam o sistema nervoso.
Esses chás ajudam especialmente se a dificuldade para dormir acontece por estresse excessivo ou consumo recorrente de substâncias estimulantes, como álcool, cafeína e nicotina, por exemplo.
Leia também: Chás para dormir: 15 melhores opções para combater a insônia tuasaude.com/cha-para-insonia13. Chá para tosse seca
O chá de hortelã, de alteia, malva e alcaçuz são os mais indicados para tosse seca. Confira os remédios caseiros indicados para tosse seca.
Essas plantas medicinais possuem óleos essenciais e compostos fenólicos que têm ação antisséptica, anti-inflamatória, calmante suave e analgésica.
14. Chá para baixar triglicerídeos
Alguns chás que ajudam a baixar os triglicerídeos, complementando o tratamento médico são: chá de cúrcuma, chá verde, de alho e endro.
Isso porque essas bebidas têm propriedades antioxidantes e hipolipidêmicas, que ajudam a reduzir os níveis de gordura do sangue.
15. Chá para ansiedade
Alguns chás para ansiedade são camomila, erva-cidreira e valeriana, porque relaxam o sistema nervoso central, promovendo a tranquilidade e diminuindo o nervosismo.
Outros chás que também possuem propriedades calmantes e sedativas, aliviando a ansiedade, são o chá de passiflora, de tília, de melissa e de Kava-kava.
Leia também: Chás para Ansiedade: 10 melhores opções (e como preparar) tuasaude.com/chas-para-ansiedadeComo fazer o chá
Para fazer o chá corretamente, deve-se seguir algumas recomendações importantes, como:
- Usar a dosagem das ervas medicinais recomendadas pelo médico ou fitoterapeuta;
- Deixar o chá repousar num recipiente de vidro, cerâmica ou porcelana, para que não haja vestígios de ferro ou alumínio que podem ser prejudiciais à saúde;
- Ferver a água e, assim que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo;
- Despejar a água fervente sobre as folhas, flores, frutos ou o caule da planta seca ou fresca e deixar repousar por 5 a 10 minutos, tampado;
- Em casos de raiz ou cascas da planta medicinal, deve-se fervê-las junto com a água, durante 5 a 15 minutos, para que suas propriedades sejam extraídas;
- Coar o chá sempre antes de beber;
- Tomar o chá logo após o seu preparo ou até 10 horas depois, porque, após esse período, as propriedades se perdem e o chá pode não ter o efeito desejado.
No entanto, os chás devem ser tomados de preferência com a orientação de um médico ou especialista no uso de plantas medicinais. Isso porque algumas plantas medicinais podem causar efeitos colaterais e são contraindicadas em algumas situações, como gravidez, amamentação ou infância, por exemplo.
Diferença entre chá e infusão
Embora as bebidas quentes feitas com plantas medicinais sejam popularmente chamadas de chá, o "verdadeiro" chá é feito exclusivamente das folhas da planta Camellia sinensis, como chá verde, branco, preto, Oolong e amarelo. Além disso, o verdadeiro chá contém naturalmente cafeína.
Já a infusão inclui todas as outras preparações que não são feitas com a Camellia sinensis, como especiarias, flores, frutas, sementes, raízes e folhas de outras plantas, como camomila, hortelã, hibisco e gengibre, por exemplo.
As infusões são geralmente livres de cafeína, exceto algumas exceções como a erva-mate, que contém cafeína.
Leia também: Chá, infusão ou decocção: como fazer e qual a diferença? tuasaude.com/como-fazer-infusao