7 remédios caseiros para tosse seca (e como fazer)

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

Alguns remédios caseiros para tosse seca, como o chá de gengibre e limão, o chá de hortelã ou o chá de tomilho, possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, que diminuem a irritação na garganta, ajudando a acalmar a tosse naturalmente.

A tosse seca pode ser causada por alergias respiratórias, asma, bronquite, infecções, como gripe, resfriado, sinusite, COVID-19 ou coqueluche, ou até refluxo gastroesofágico, por exemplo. Veja outras causas da tosse seca que não passa.

Caso a tosse seca persista por mais de 2 semanas é aconselhado consultar o pneumologista ou otorrinolaringologista, pois este sintoma pode estar relacionada à alguma alergia ou outra doença pulmonar. Assim, o médico pode identificar a causa da tosse seca e indicar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Algumas opções de remédios caseiros para tosse seca são:

1. Chá de hortelã

A hortelã tem propriedade antisséptica, tranquilizante suave e analgésica, principalmente a nível local e das mucosas do aparelho digestivo.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo

Ferver a água e depois adicionar as folhas de hortelã picadas na xícara, em seguida, deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir, adoçado com mel. Veja outros benefícios da hortelã.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Chá de alteia

A alteia possui propriedade anti-inflamatória e sedativa que pode ajudar a acalmar a tosse seca. Veja outros benefícios da alteia.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber morno em seguida, até 2 xícaras por dia.

O chá de alteia não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, pessoas com diabetes só devem consumir este chá com orientação médica, pois pode aumentar o efeito dos medicamentos antidiabéticos e causar alterações nos níveis de glicemia.

4. Chá de amor-perfeito

Um outro bom remédio caseiro para tosse seca é tomar o chá de amor-perfeito porque esta planta medicinal possui propriedade calmante que ajuda a acalmar a tosse e ainda fortalece o sistema imune.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de amor-perfeito;
  • 1 xícara de água fervente;

Modo de preparo

Adicionar as folhas de amor-perfeito à água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar o chá morno adoçado com mel.

4. Chá de gengibre com limão

O chá de gengibre com limão possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.

Esse chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.

Ingredientes​

  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • Suco de 2 limões;
  • 1 colher (de chá) de mel;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo

Ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial e depois desligar o fogo. Coar e adicionar o suco de limão.

Para adoçar pode ser adicionada 1 colher de chá de mel, que também ajuda a hidratar a garganta, aliviando a tosse seca irritativa.

Pode-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. Além disso, o mel não deve ser usado no caso de bebês com menos de 2 anos. Saiba mais outras opções de como acabar com a tosse seca.

5. Chá de malva

O chá de malva possui ação anti-inflamatória e calmante para os brônquios, podendo ser usado para aliviara tosse seca causada pela bronquite.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de flores ou folhas secas de malva;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo, adicionar a malva e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber morno até 3 vezes ao dia ou de acordo com a orientação do médico ou do fitoterapeuta.

6. Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz possui glicirrizina na sua composição que é uma substância com ação anti-inflamatória e calmante para garganta, o que ajuda a aliviar a tosse seca.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e adoçar com mel se desejar. Beber este chá até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

7. Chá de tomilho

O chá de tomilho é rico em timol, carvacrol e γ-terpineno, com ação anti-inflamatória e expectorante, além de ajudar a relaxar os músculos da garganta, aliviando a tosse seca.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de tomilho seco ou desidratado;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo

Ferver a água e, após, apagar o fogo e adicionar as folhas de tomilho. Tapar, deixar descansar por 10 minutos, coar e beber morno em seguida até 3 xícaras por dia.

O chá de tomilho não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham histórico de doenças dependentes de estrogênio, como câncer de mama ou de ovário ou endometriose, por exemplo.

Conheça outras receitas fáceis de preparar e muito eficazes no combate à tosse no vídeo a seguir:

youtube image - Remédios Caseiros para a Tosse