Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Diferenças entre chá, infusão e decocção

Em geral, as bebidas feitas a base de ervas em água fervente são chamadas de chás, mas na verdade existe diferença entre elas: os chás são as bebidas feitas apenas a partir da planta Camellia sinensis,

Assim, todas bebidas feitas a partir de outras plantas, como camomila, cidreira, dente-de-leão e hortelã são chamadas de infusões, e todas as preparadas com o caule e as raízes são chamadas de decocção. Confira as diferenças entre o modo de preparo, de cada uma destas opções.

Principais diferenças e como fazer

Diferenças entre chá, infusão e decocção

1. Chá

Os chás são sempre preparados com a Camellia sinensis que dá origem aos chás verde, preto, amarelo, azul ou oolong, chá branco e o chamado dark tea, também conhecido como chá vermelho ou pu-erh.

  • Como fazer: Basta adicionar as folhas de chá verde numa xícara de água fervente e deixar repousar por 3, 5 ou 10 minutos. Depois deve tampar o recipiente e deixar amornar, coar e tomar ainda morno.

2. Infusão

A infusão é o preparo do chá em que as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre as ervas, deixando a mistura descansar por 5 a 15 minutos, de preferência tampada para abafar o vapor. As ervas também podem ser jogadas na panela com água quente, mas já com o fogo desligado. Esta técnica preserva o óleo essencial das plantas e normalmente é aplicada para preparar chás a partir de folhas, flores e frutos moídos. A infusão é usada para fazer bebidas a partir de folhas, flores e frutos, e pode ser armazenada na geladeira e consumida em até 24h.

  • Como fazer: Colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, na proporção de 1 colher de sopa de planta seca ou 2 colheres de sopa da planta fresca para cada xícara de chá de água. Abafar e deixar em descansar por 5 a 15 minutos. Coar e beber. A diluição e o tempo de preparo podem mudar de acordo com o fabricante.

3. Decocção 

Na decocção é feita quando as partes da planta são fervidas juntamente com a água, durante 10 a 15 minutos. Ela é indicada para preparar bebidas a partir de caules, raízes ou cascas das plantas, como é o caso da canela e do gengibre.

  • Como fazer: Basta adicionar 2 xícaras de água, 1 pau de canela e 1 cm de gengibre numa panela e deixar ferver por alguns minutos, até a água ficar mais escura e aromática. Desligar o fogo, tampar a panela e deixar amornar. 

Os chamados blends são misturas de chás com frutas, especiarias ou flores, usadas para dar mais sabor e aroma para a bebida. Essas misturas são ótimas opções para quem não está habituado ao sabor dos chás puros, além de trazer ainda mais nutrientes e antioxidantes pelo acréscimo das frutas e especiarias.

Diferença entre os chás da Camellia sinensis

A folhas da planta Camellia sinensis dá origem aos chás verde, preto, amarelo, oolong, chá branco e pu-erh. A diferença entre eles está na forma em que as folhas são processadas e na época em que são colhidas.

O chá branco não contém cafeína e é o menos processado e oxidado de todos, possuindo mais polifenóis e catequinas, substâncias antioxidantes. Já o chá preto é o mais oxidado, tendo um maior teor de cafeína e menor quantidade de nutrientes. Veja como usar o chá verde para emagrecer.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...