Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para refluxo gastroesofágico

Os remédios caseiros para o refluxo gastroesofágico são uma maneira muito prática e simples de aliviar o desconforto durante as crises. No entanto, estes remédios não devem substituir as indicações do médico, sendo que o ideal é utilizá-los para complementar o tratamento indicado.

O refluxo ocorre quando o líquido ácido do estômago sobe para o esôfago e em direção à boca, causando sensação de dor e queimação principalmente após as refeições. Veja como combater o refluxo de forma natural:

1. Água com limão

Remédios caseiros para refluxo gastroesofágico

A água com limão é um remédio natural antigo muito utilizado para aliviar a azia e o desconforto do refluxo, já que, em algumas pessoas, tem o poder de alcalinizar o ácido gástrico e funcionar como um antiácido natural.

No entanto, vários estudos também identificaram que a água com limão pode piorar os sintomas em algumas pessoas. Assim, o ideal é que se experimente a água com limão e, caso os sintomas piorem, se opte por outras opções.

Para fazer este remédio natural, normalmente adiciona-se uma colher de sopa de suco de limão a um copo de água morna. Esta mistura pode ser bebida até 30 minutos antes das refeições.

2. Chá de gengibre

Remédios caseiros para refluxo gastroesofágico

Além de todas as suas propriedades, o gengibre também é muito eficaz para melhorar a digestão porque estimula o sistema digestivo a produzir mais enzimas e diminui o tempo que o alimento fica no estômago, evitando o refluxo. Veja mais benefícios do gengibre.

Devido ao seu conteúdo em compostos fenólicos, o gengibre também pode ser excelente para aliviar a irritação gástrica, diminuindo as chances de o ácido gástrico subir para o esôfago. Porém, ainda são necessários mais estudos para comprovar este efeito.

Para usar o gengibre e aliviar o refluxo pode-se adicionar 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em um litro de água gelada e beber ao longo do dia, por exemplo.

3. Bicarbonato de sódio

Remédios caseiros para refluxo gastroesofágico

O bicarbonato de sódio é um sal alcalinizante natural que pode ser usado para diminuir a acidez do estômago em momentos de crise. De fato, o bicarbonato é até utilizado em alguns remédios antiácidos vendidos na farmácia, sendo uma ótima opção caseira.

Para usar o bicarbonato, deve-se misturar 1 colher de chá do pó em 250 ml de água e beber, pelo menos, metade da mistura para obter o efeito desejado.

4. Chá de camomila

Remédios caseiros para refluxo gastroesofágico

A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia.

Além disso, a camomila também ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, que são uma importante causa do surgimento de refluxo. Veja mais benefícios desta planta.

5. Suco de babosa

Remédios caseiros para refluxo gastroesofágico

A babosa tem propriedades calmantes que ajudam a acalmar a inflamação do esôfago e do estômago, diminuindo a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, sendo útil também no tratamento da gastrite.

Para preparar este suco basta deve-se abrir duas folhas de babosa e retirar toda a sua polpa, descascar meia maçã e adicionar, junto com um pouco de água, num liquidificador e bater bem.

Além disso, existem ainda alimentos que podem ajudar a melhorar o refluxo. Saiba quais as orientações alimentares para melhorar o refluxo.

Veja também no vídeo a seguir algumas dicas para tratar o refluxo naturalmente:

Refluxo - Tratamento Natural

1032 mil visualizações

Dicas simples para tratar o refluxo

Outras dicas importantes para tratar o refluxo são:

  • Evitar tomar líquidos durante as refeições;
  • Evitar deitar nos 30 minutos após as refeições;
  • Mastigar e comer devagar;
  • Usar roupas largas que não apertem na cintura;
  • Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar;
  • Comer pelo menos 2 horas antes de dormir;
  • Evitar refeições líquidas ao jantar, como sopas ou caldos;
  • Deitar na cama para o lado esquerdo para evitar que o conteúdo do estômago chegue ao esôfago e, consequentemente, à boca.

Outra dica que funciona muito bem é colocar um pedaço de madeira de pelo menos 10 centímetros debaixo dos pés da cama, do lado da cabeceira. Esse calço irá fazer com que o corpo fique levemente inclinado, evitando que o ácido do estômago suba para o esôfago, causando o refluxo. Caso o tratamento com medicamentos ou remédios naturais não melhore os sintomas, pode ser necessário fazer uma cirurgia para curar o refluxo.

Bibliografia >

  • CANADIAN SOCIETY OF INTESTINAL RESEARCH. Baking Soda for Heartburn. Disponível em: <https://badgut.org/information-centre/a-z-digestive-topics/baking-soda-for-heartburn/>. Acesso em 14 Ago 2019
  • ANTUNES, Catiele; CURTIS, Sean A.. Gastroesophageal Reflux Disease. StatPearls Publishing. 2019
  • PANAHI Y et al.. Efficacy and safety of Aloe vera syrup for the treatment of gastroesophageal reflux disease: a pilot randomized positive-controlled trial.. J. Tradit Chin Med. Vol.6. 2015
  • FINTELMANN, Volker.; WEISS, Rudolf F. Manual de fitoterapia. 11ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 64-65.
  • MEICAL NEWS TODAY. Can lemon water help with acid reflux?. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/322879.php>. Acesso em 14 Ago 2019
  • HEALTHLINE. Can You Use Ginger to Treat Acid Reflux?. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/digestive-health/ginger-for-acid-reflux>. Acesso em 14 Ago 2019
  • HELATHLINE. Can You Use Chamomile Tea to Treat Acid Reflux?. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/digestive-health/chamomile-tea-acid-reflux>. Acesso em 14 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem