Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas e tratamento do tímpano perfurado

Janeiro 2020

Quando o tímpano está perfurado é normal a pessoa sentir dor e coceira no ouvido, além de poder apresentar audição diminuída e, até, sangramento pelo ouvido. Normalmente uma perfuração pequena cura sozinha, mas nas maiores pode ser preciso usar antibióticos, e quando isso não é suficiente, pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia.

O tímpano, também chamado de membrana timpânica, é uma fina película que separa o ouvido interno do externo. Ele é importante para a audição e quando está perfurado, a capacidade auditiva da pessoa diminui e pode levar, em longo prazo, a surdez, se não tratado corretamente.

Assim, sempre que se desconfiar de rompimento do tímpano, ou de qualquer outra alteração da audição é importante consultar um otorrinolaringologista, para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.

Sintomas e tratamento do tímpano perfurado

Principais sintomas

Os sinais e sintomas que podem indicar que o tímpano pode estar perfurado são:

  • Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  • Perda repentina da capacidade para ouvir;
  • Coceira no ouvido;
  • Saída de sangue pelo ouvido;
  • Secreção amarela no ouvido devido a presença de vírus ou bactérias;
  • Zumbido no ouvido;
  • Pode haver febre, tontura e vertigem.

Muitas vezes, a perfuração do tímpano cura sozinha sem necessidade de tratamento e sem complicações como a perda total da audição mas, em todo caso, deve-se consultar um otorrino para que possa avaliar se existe algum tipo de infecção na região interna do ouvido, que precise de anabiótico para facilitar a cicatrização.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de tímpano perfurado normalmente é feito por um otorrinolaringologista, que utiliza um aparelho especial, chamado de otoscópio, que permite que o médico visualize a membrana do tímpano, verificando se tem algo tipo de furo. Se tiver, o tímpano é considerado perfurado.

Além de verificar que o tímpano está perfurado, o médico também pode procurar por sinais de infecção que, se estiver presente, precisa ser tratada com antibióticos para permitir que o tímpano cicatrize.

Como é feito o tratamento

As pequenas perfurações do tímpano geralmente voltam ao normal em algumas semanas, mas pode demorar até 2 meses para que a membrana consiga se regenerar completamente. Durante esse período é necessário usar um pedacinho de algodão dentro do ouvido sempre que for tomar banho, não assoar o nariz, e não frequentar a praia ou a piscina para não correr o risco de entrar água no ouvido, que pode levar ao surgimento de uma infecção. A lavagem do ouvido está totalmente contraindicada enquanto a lesão não estiver devidamente cicatrizada.

Nem sempre a perfuração timpânica precisa de tratamento com remédios, mas quando existem sinais de infecção de ouvido ou quando a membrana se rompeu completamente, o médico pode indicar, por exemplo, o uso de antibióticos como neomicina ou polimixina com corticoide em forma de gotas para pingar no ouvido afetado, mas também pode indicar o uso de antibióticos em forma de comprimidos ou xaropes como amoxicilina, amoxicilina + clavulanato e cloranfenicol, sendo a infecção normalmente combatida entre 8 e 10 dias. Além disso, pode ser indicado pelo médico o uso de medicamentos para aliviar a dor.

Quando a cirurgia é indicada

A cirurgia para corrigir o tímpano perfurado, também chamada de timpanoplastia, geralmente é indicada quando a membrana não se regenera completamente após 2 meses do rompimento. Nesse caso deve haver persistência dos sintomas e a pessoa, volta ao médico para uma nova avaliação.

A cirurgia também é indicada se a além da perfuração a pessoa apresentar fratura ou comprometimento dos ossos que formam o ouvido, sendo que isso é mais comum quando há um acidente ou um traumatismo craniano, por exemplo.

A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral e pode ser feita colocando um enxerto, que é um pedacinho da pele de outra região do corpo, e colocar no lugar do tímpano. Após a cirurgia a pessoa deve descansar, usar o curativo durante 8 dias, retirando-o no consultório. Não é recomendado fazer exercícios nos primeiros 15 dias e não é recomendado viajar de avião durante 2 meses.

Sintomas e tratamento do tímpano perfurado

Quando ir ao médico 

É indicado ir ao otorrinolaringologista se existir suspeita de que o tímpano está perfurado, principalmente se houver sinais de infecção como secreção ou sangramento, e sempre que existir diminuição da audição importante ou surdez de um ouvido.

O que causa perfuração no tímpano 

A causa mais comum de perfuração no tímpano é a infecção de ouvido, também conhecida como otite média ou externa, mas também pode acontecer ao se introduzir objetos no ouvido, o que afeta especialmente bebês e crianças, pelo uso indevido do cotonete, num acidente, explosão, ruído muito forte, fraturas no crânio, mergulho em grande profundidade   ou durante uma viagem de avião, por exemplo.

Bibliografia >

  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Perforated Eardrum. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/a_to_z/perforated-eardrum-a-to-z>. Acesso em 17 Jan 2020
  • NHS. Perforated eardrum. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/perforated-eardrum/>. Acesso em 17 Jan 2020
  • THERAPY UPDATE. Tympanic Membrane Perforations. 2011. Disponível em: <https://hillsent.com.au/wp-content/uploads/2019/08/Tympanic-Membrane-Perforations-Update_Dr-Nirmal-Patel_article1.pdf>. Acesso em 17 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem