Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Sintomas e tratamento do tímpano perfurado

Quando o tímpano está perfurado é normal a pessoa sentir dor e coceira no ouvido, além de poder apresentar audição diminuída e, até, sangramento pelo ouvido. Normalmente uma perfuração pequena cura sozinha, mas nas maiores pode ser preciso usar antibióticos, e quando isso não é suficiente, pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia.

O tímpano, também chamado de membrana timpânica, é uma fina película que separa o ouvido interno do externo. Ele é importante para a audição e quando está perfurado, a capacidade auditiva da pessoa diminui e pode levar, em longo prazo, a surdez, se não tratado corretamente.

Assim, sempre que se desconfiar de rompimento do tímpano, ou de qualquer outra alteração da audição é importante consultar um otorrinolaringologista, para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.

Sintomas e tratamento do tímpano perfurado

Principais sintomas

Os sinais e sintomas que podem indicar que o tímpano pode estar perfurado são:

  • Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  • Perda repentina da capacidade para ouvir;
  • Coceira no ouvido;
  • Saída de sangue pelo ouvido;
  • Secreção amarela no ouvido devido a presença de vírus ou bactérias;
  • Zumbido no ouvido;
  • Pode haver febre, tontura e vertigem.

Muitas vezes, a perfuração do tímpano cura sozinha sem necessidade de tratamento e sem complicações como a perda total da audição mas, em todo caso, deve-se consultar um otorrino para que possa avaliar se existe algum tipo de infecção na região interna do ouvido, que precise de anabiótico para facilitar a cicatrização.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de tímpano perfurado normalmente é feito por um otorrinolaringologista, que utiliza um aparelho especial, chamado de otoscópio, que permite que o médico visualize a membrana do tímpano, verificando se tem algo tipo de furo. Se tiver, o tímpano é considerado perfurado.

Além de verificar que o tímpano está perfurado, o médico também pode procurar por sinais de infecção que, se estiver presente, precisa ser tratada com antibióticos para permitir que o tímpano cicatrize.

Como é feito o tratamento

As pequenas perfurações do tímpano geralmente voltam ao normal em algumas semanas, mas pode demorar até 2 meses para que a membrana consiga se regenerar completamente. Durante esse período é necessário usar um pedacinho de algodão dentro do ouvido sempre que for tomar banho, não assoar o nariz, e não frequentar a praia ou a piscina para não correr o risco de entrar água no ouvido, que pode levar ao surgimento de uma infecção. A lavagem do ouvido está totalmente contraindicada enquanto a lesão não estiver devidamente cicatrizada.

Nem sempre a perfuração timpânica precisa de tratamento com remédios, mas quando existem sinais de infecção de ouvido ou quando a membrana se rompeu completamente, o médico pode indicar, por exemplo, o uso de antibióticos como neomicina ou polimixina com corticoide em forma de gotas para pingar no ouvido afetado, mas também pode indicar o uso de antibióticos em forma de comprimidos ou xaropes como amoxicilina, amoxicilina + clavulanato e cloranfenicol, sendo a infecção normalmente combatida entre 8 e 10 dias. Além disso, pode ser indicado pelo médico o uso de medicamentos para aliviar a dor.

Quando a cirurgia é indicada

A cirurgia para corrigir o tímpano perfurado, também chamada de timpanoplastia, geralmente é indicada quando a membrana não se regenera completamente após 2 meses do rompimento. Nesse caso deve haver persistência dos sintomas e a pessoa, volta ao médico para uma nova avaliação.

A cirurgia também é indicada se a além da perfuração a pessoa apresentar fratura ou comprometimento dos ossos que formam o ouvido, sendo que isso é mais comum quando há um acidente ou um traumatismo craniano, por exemplo.

A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral e pode ser feita colocando um enxerto, que é um pedacinho da pele de outra região do corpo, e colocar no lugar do tímpano. Após a cirurgia a pessoa deve descansar, usar o curativo durante 8 dias, retirando-o no consultório. Não é recomendado fazer exercícios nos primeiros 15 dias e não é recomendado viajar de avião durante 2 meses.

Sintomas e tratamento do tímpano perfurado

Quando ir ao médico 

É indicado ir ao otorrinolaringologista se existir suspeita de que o tímpano está perfurado, principalmente se houver sinais de infecção como secreção ou sangramento, e sempre que existir diminuição da audição importante ou surdez de um ouvido.

O que causa perfuração no tímpano 

A causa mais comum de perfuração no tímpano é a infecção de ouvido, também conhecida como otite média ou externa, mas também pode acontecer ao se introduzir objetos no ouvido, o que afeta especialmente bebês e crianças, pelo uso indevido do cotonete, num acidente, explosão, ruído muito forte, fraturas no crânio, mergulho em grande profundidade   ou durante uma viagem de avião, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Perforated Eardrum. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/a_to_z/perforated-eardrum-a-to-z>. Acesso em 17 Jan 2020
  • NHS. Perforated eardrum. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/perforated-eardrum/>. Acesso em 17 Jan 2020
  • THERAPY UPDATE. Tympanic Membrane Perforations. 2011. Disponível em: <https://hillsent.com.au/wp-content/uploads/2019/08/Tympanic-Membrane-Perforations-Update_Dr-Nirmal-Patel_article1.pdf>. Acesso em 17 Jan 2020
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...