Pus no ouvido: 8 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em março 2024

O pus no ouvido é um sintoma que pode ser causado por condições como otite externa, otite média, tímpano perfurado, uso de aparelho auditivo ou ainda devido exposição frequente à água fria, como no caso do ouvido de surfista.

De acordo com a causa dessa condição, o pus no ouvido também pode ser acompanhado de outros sintomas, como dor de ouvido intensa, coceira, febre e perda da audição.

Por isso, na presença de pus no ouvido, é recomendado consultar o otorrinolaringologista, que vai fazer uma avaliação completa e recomendar o tratamento adequado, que poderá ser feito com o uso de medicamentos analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios, frenagem ou cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de pus no ouvido

As principais causas de pus no ouvido são:

1. Otite externa

A otite externa é uma inflamação na parte mais externa do ouvido que pode causar sintomas como pus no ouvido com mau cheiro, coceira, descamação do canal auditivo, dor no ouvido e diminuição da audição. Conheça todos os sintomas da otite externa.

O que fazer: O tratamento deve ser recomendado pelo otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral, e inclui o uso de remédios em gotas para promover a limpeza do ouvido, como soro e soluções alcoólicas. O médico também pode prescrever o uso de remédios orais, como analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides ou antibióticos, por exemplo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Otite média

A otite média é uma inflamação da parte mais interna do ouvido, que pode provocar o surgimento de sintomas como dor e pus no ouvido, febre e irritabilidade. Além disso, a pessoa também pode apresentar uma dor de cabeça intensa ou confusão mental.

A otite média pode surgir devido à presença de vírus ou bactérias nas vias aéreas superiores, como nos casos de resfriado ou crise de sinusite, por exemplo, ou como consequência de traumatismos ou alergias.

O que fazer: Medicamentos como ibuprofeno, paracetamol ou dipirona, podem ser prescritos pelo médico para combater a inflamação e aliviar as dores. Além disso, em casos de otite média causada por bactérias, o médico também poderá prescrever o uso de antibióticos, como amoxicilina, amoxicilina com ácido clavulânico ou claritromicina, por exemplo.

Leia também: Otite média: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/otite-media

3. Uso de aparelho auditivo

O uso de aparelho auditivo, podem alterar a flora do canal auditivo, aumentando o risco de otite externa fúngica e bacteriana, devido à higienização inadequada ou aumento da umidade no canal auditivo, provocando, assim, sintomas como pus no ouvido, coceira e dor no ouvido.

O que fazer: É recomendado manter alguns cuidados com o uso do aparelho auditivo, como retirar o aparelho antes de tomar banho, praticar exercícios físicos ou dormir, e higienizar regularmente, aplicando um spray ou lenço umedecido de limpeza.

Leia também: Aparelho auditivo: quando é indicado tipos e cuidados tuasaude.com/aparelho-auditivo

4. Objetos estranhos

Objetos estranhos, pequenos brinquedos, botões, insetos ou alimentos, podem ficar alojados dentro do ouvido acidentalmente, causando inflamação e sintomas como dor, coceira e pus no ouvido.

O que fazer: O tratamento é feito pelo otorrinolaringologista, retirando o objeto estranho com uma pinça ou máquina de sucção. Em casos mais graves, pode ser necessária a remoção cirúrgica do objeto. Não é recomendado tentar tirar o objeto em casa, pois isso pode empurrar ainda mais o objeto e causar complicações.

5. Miringite

A miringite é a inflamação da membrana do tímpano, que separa o ouvido externo do ouvido médio, provocando sintomas e sinais, como sensação de peso no ouvido ou dor de ouvido leve, febre, diminuição da audição e bolha de pus no ouvido.

O que fazer: O tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos e analgésicos, que devem ser prescritos pelo médico. No caso de miringite bolhosa, o médico pode fazer a drenagem da bolha, com o bisturi, para aliviar a dor intensa.

6. Mastoidite

A mastoidite é a inflamação de uma parte do osso temporal no crânio chamada mastoide, localizada atrás da orelha, podendo causar pus no ouvido, dor, vermelhidão, calor, inchaço, diminuição da audição e aumento da sensibilidade no local.

O que fazer: O tratamento geralmente é feito com o uso de antibióticos, como ceftriaxona ou vancomicina, administrados diretamente na veia por 2 semanas. Em casos mais graves, o  médico também pode fazer uma cirurgia para fazer a drenagem da secreção do ouvido ou remover a parte do osso afetada pela infecção.

Leia também: Mastoidite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/mastoidite

7. Ouvido de surfista

A pus no ouvido é um dos possíveis sintomas do ouvido de surfista, conhecido cientificamente como exostose do canal auditivo externo, uma doença que é causada pela exposição frequente à água fria, provocando a formação de um pequeno osso benigno no anel timpânico.

Geralmente, nas fases iniciais, essa condição não causa sintomas, mas à medida que a doença evolui, pode causar otite externa recorrente, secreção no ouvido, sensação de ouvido entupido, diminuição da audição e sensação de água presa dentro do ouvido.

O que fazer: O tratamento é feito pelo médico com a limpeza regular do canal auditivo, para retirar possíveis resíduos presos, para ajudar a evitar complicações como otite externa recorrente, ruptura da membrana do tímpano e perda auditiva.

No entanto, quando os ossos já estão formados, o tratamento deve ser feito pelo otorrinolaringologista através de uma cirurgia, como a canaloplastia.

8. Tímpano perfurado

O tímpano perfurado é uma condição que pode ser causada por complicações de infecções no ouvido, barotrauma, que é diferença de pressão entre o canal auditivo e o ambiente externo, traumatismo craniano ou introdução de objetos no ouvido, por exemplo.

Alguns dos sintomas que podem estar presentes no tímpano perfurado são sangue e/ou pus no ouvido, diminuição da audição, coceira, dor intensa e zumbido no ouvido. Conheça todos os sintomas de tímpano perfurado.

O que fazer: Na presença de infecção no ouvido ou quando a membrana se rompe completamente, o médico pode recomendar o uso de antibióticos, como neomicina e polimixina com corticoide em forma de gotas.

Em alguns casos, o médico também pode indicar a realização de timpanoplastia, uma cirurgia que consiste na reconstrução da membrana timpânica. Saiba como é feita a timpanoplastia.

Pus no ouvido do bebê

O pus no ouvido do bebê pode surgir devido a infecções causadas por bactérias ou vírus, como nos casos de garganta inflamada, gripe ou outra infecção do trato respiratório superior.

Nesses casos de infecção, além de pus no ouvido, o bebê também pode apresentar sinais e sintomas como irritação, choro frequente, febre, dificuldades para dormir, perda de equilíbrio, esfregar ou puxar a orelha ou não reagir a sons baixos, por exemplo.