4 opções caseiras para desinchar os olhos

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada

Existem algumas opções caseiras para desinchar os olhos e deixar a pele com um aspecto menos cansado, como, usar as compressas com água fria ou as rodelas de pepino. Essas são ótimas soluções que podem ser introduzidas nos cuidados diários com a pele.

Além disso, manter a pele ao redor dos olhos bem hidratada também é fundamental, pois a hidratação, além de restaurar a integridade da pele e deixá-la mais macia e com brilho, faz a reposição de nutrientes, colaborando para diminuir o inchaço dos olhos e minimizar as olheiras. Conheça opções de hidratantes caseiros para o rosto.

Normalmente, o inchaço nos olhos pode ser percebido como consequência do cansaço ou por dormir pouco (ou até em excesso), mas também pode ser um sinal em situações mais específicas, como em processos alérgicos, durante a gravidez ou sinalizar algum problema de saúde, como a conjuntivite, por exemplo. Por estas razões, é importante consultar um oftalmologista caso o inchaço dos olhos persista por mais de 3 dias, para não só diagnosticar a causa, mas iniciar o tratamento mais adequado. Conheça as principais causas de inchaço nos olhos.

Algumas opções caseiras que podem ser utilizadas para desinchar os olhos são:

1. Rodelas de pepino

O pepino é uma ótima opção caseira para olhos inchados, pois é rico em água, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a hidratar, acalmar a pele e, quando usados gelados, ajudam a contrair os vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço.

Ingredientes

  • 2 rodelas de pepino.

Modo de preparo

Cortar duas rodelas de pepino e colocar sobre os olhos, durante cerca de 5 a 10 minutos. A seguir, deve-se lavar o rosto com água fria e sabonete neutro e secar com uma toalha macia, sem esfregar o rosto. Veja outros benefícios do pepino para a saúde.

2. Compressa com água fria

A compressa com água fria ajuda a reduzir o inchaço dos olhos, pois contrai os vasos sanguíneos desta região, além de provocar um efeito calmante.

Ingredientes

  • 1 gaze limpa ou algodão;
  • Água gelada.

Modo de preparo

Para fazer a compressa fria deve-se molhar uma gaze limpa em água fria ou gelada e colocar sobre os olhos, durante cerca de 5 a 10 minutos e secar com uma toalha macia, sem esfregar o rosto, podendo ser repetido várias vezes ao dia.

3. Compressa com chá de camomila

A compressa gelada com chá de camomila pode ser utilizada para diminuir o inchaço, pois além de ajudar a contrair os vasos sanguíneos ao redor dos olhos, a camomila tem propriedades anti-inflamatórias e calmante.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flores de camomila ou sachê;
  • 1 xícara de água;
  • 1 algodão ou gaze limpa.

Modo de preparo

Misturar 1 colher de sopa de flores de camomila e 1 xícara de água fervente, deixar em repouso por cerca de 5 minutos, coar e deixar arrefecer e colocar na geladeira. É possível, também, fazer o chá de camomila fervendo a água e adicionando o sachê e, em seguida, deixar na geladeira até resfriar por completo. Por fim, com o auxílio de um algodão ou gaze limpa, repousar sobre o olho, deixando por 5 minutos e trocando as compressas quando estiverem secas. Esta técnica pode ser feita duas vezes por dia. Conheça os benefícios do chá de camomila.

4. Bolsa térmica em gel

A bolsa térmica em gel é outra opção muito prática para desinchar os olhos e minimizar olheiras, pois contrai os vasos sanguíneos da região, quando utilizada fria, proporcionando alívio e diminuição do inchaço. 

Para usar, deve-se repousar as bolsas geladas nos olhos por 10 minutos. É recomendado manter as bolsas sempre limpas e, antes de usá-las, lavar o rosto com água e sabonete neutro para eliminar qualquer sujidade e atentar-se à temperatura da bolsa, para não causar queimaduras na pele.  

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.

Bibliografia

  • SEPIDE Miraj et al.. A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electronic Physician Journal. 9. 8; 3024–3031, 2016, 2016
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).