5 remédios caseiros para tirar manchas escuras da pele

janeiro 2022

Alguns remédios caseiros, como o chá de aroeira ou o óleo essencial de alecrim, possuem substâncias que ajudam a reduzir a produção de melanina, um tipo de pigmento que dá cor à pele, e desta forma, ajudam a clarear a pele naturalmente, melhorando o aspecto das manchas escuras, no rosto, mãos, braços ou em outras partes do corpo.

Esses remédios caseiros podem ser preparados e aplicados diariamente sobre a região da pele com mancha causada por acne, sol, limão, ou até mesmo pelo uso do anticoncepcional, como o melasma. No entanto, antes de usar os remédios caseiros para manchas na pele, é importante fazer um teste de alergia, devendo-se passar um pouco do remédio caseiro no dorso da mão. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do remédio caseiro.

Alguns cuidados também são importantes para prevenir o aparecimento de manchas escuras na pele ou que fiquem mais escuras, como evitar a exposição solar excessiva e utilizar protetor solar diariamente recomendado pelo médico. Além disso, é importante ressaltar que os remédios caseiros não substituem o tratamento indicado pelo médico, sendo importante consultar o dermatologista que pode recomendar o tratamento mais adequado de acordo com a causa da mancha na pele. Veja as principais causas das manchas escuras na pele.

Algumas opções de remédios caseiros para tirar manchas escuras da pele são:

1. Cataplasma de chá de alcaçuz

O cataplasma de alcaçuz, feito com a planta medicinal Glycyrriza glabra, é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, como glabridina, glicirrizina, saponinas e flavonóides, que agem inibindo a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele, e desta forma, ajudam a clarear a pele, melhorando o aspecto das manchas escuras ou melasma.

Além disso, essa planta medicinal ajuda a prevenir o envelhecimento e possui efeitos protetores contra os raios solares.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz de alcaçuz em pó;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar, molhar uma gaze com o chá de alcaçuz e passar na região da pele com mancha escura, .

O cataplasma de chá de alcaçuz não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

2. Gel de babosa

A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe vera, que possui substâncias, como a aloína e aloesina, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem ou impedem a pigmentação da pele, ajudando a clarear a pele naturalmente, sendo uma boa opção de remédio caseiro para manchas escuras ou melasma.

Ao preparar este remédio caseiro, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

Ingredientes

  • 2 folhas de babosa.

Modo de preparo

Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar nas regiões com manchas escuras na pele cerca de 3 vezes ao dia. Veja outros benefícios desta planta medicinal.

3. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui ácido acético na sua composição que ajuda a clarear a pele, reduzindo o aspecto das manchas escuras, sendo uma boa opção de remédio caseiro para melasma e pode ser aplicado diretamente na pele.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar o vinagre de maçã no copo de água e misturar. Colocar um pouco dessa solução em um pedaço de algodão ou em uma gaze e passar na área da pele com mancha. Deixar agir por 2 a 3 minutos, lavar a pele e secar. O vinagre de maçã pode ser aplicado sobre a mancha escura na pele até 2 vezes por dia, até o completo desaparecimento da mancha.

O vinagre de maçã pode ser feito em casa com ingredientes naturais ou comprado em supermercados. Saiba como fazer o vinagre de maçã em casa.

4. Chá de aroeira

O chá de aroeira, feito com a planta medicinal Schinus terebinthifolius, possui propriedades que inibem enzimas que aumentam a coloração da pele, e desta forma ajuda a clarear diversos tipos de manchas, como manchas no rosto e na pele deixadas pela acne, sol, limão, gravidez ou até mesmo pelo uso do anticoncepcional.

Ingredientes

  • 1 xícara de cascas de tronco e algumas folhas de aroeira;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e ferver por 5 a 10 minutos. Esperar amornar, molhar uma gaze no chá e aplicar sobre a pele manchada, deixando agir por cerca de 20 minutos, e depois lavar normalmente. Repetir a aplicação do chá de aroeira diariamente até o completo desaparecimento das manchas.

O chá de aroeira não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com a pele muito sensível.

5. Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim possui propriedades antioxidantes capazes de reduzir os danos na pele, e a melhorar a aparência das manchas escuras na pele. Além disso, o alecrim é capaz de estimular a produção do colágeno, impedindo que a pele se torne flácida e garantindo um aspecto mais jovem. Conheça outras propriedades do óleo essencial alecrim para a pele.

Para usar o óleo essencial de alecrim sobre a pele, é necessário misturá-lo com outro óleo vegetal carreador, como óleo mineral, óleo de coco ou óleo de amêndoas doce, por exemplo, para permitir que o óleo essencial de alecrim seja melhor absorvido pela pele e não causem irritação.

Ingredientes

  • 1 a 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • a colher (de sopa) de óleo mineral, de amêndoas doce ou de coco.

Modo de preparo

Juntar o óleo essencial de alecrim com o óleo carreador até ter uma mistura uniforme. Lavar a região da pele com mancha a ser tratada, com água e sabonete neutro, em seguida secar com uma toalha limpa e seca. Aplicar uma pequena quantidade dessa mistura sobre a pele manchada massageando suavemente com movimentos circulares. Depois, é recomendado limpar o excesso de óleo com um pano umedecido com água morna.

O óleo essencial de alecrim não deve ser ingerido ou usado por crianças ou mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, não deve ser usado na região próxima aos olhos ou ouvidos, assim como em áreas sensíveis da pele.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • OLIVEIRA, K. B.; et al. Influence of rosmarinic acid and Salvia officinalis extracts on melanogenesis of B16F10 cells. Revista Brasileira de Farmacognosia. 23. 2; 249-258, 2013
  • MACEDO, L. M.; et al. Rosemary ( Rosmarinus officinalis L., syn Salvia rosmarinus Spenn.) and Its Topical Applications: A Review. Plants (Basel). 9. 5; 651, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • HOLLINGER, J. C.; et al. Are Natural Ingredients Effective in the Management of Hyperpigmentation? A Systematic Review. J Clin Aesthet Dermatol. 11. 2; 28–37, 2018
  • KAPUSCINSKA, A.; NOWASK, I. Use of organic acids in acne and skin discolorations therapy. Postepy Hig Med Dosw (Online). 69. 374-83, 2015
  • CHOI, S.; et al. Aloesin inhibits hyperpigmentation induced by UV radiation. Clin Exp Dermatol. 27. 6; 513-5, 2002
  • WANG, Z.; et al. Effects of aloesin on melanogenesis in pigmented skin equivalents. International Journal of Cosmetic Science. 30. 2; 121-130, 2008
  • KANLAYAVATTANAKUL, M.; LOURITH, N. Skin hyperpigmentation treatment using herbs: A review of clinical evidences. J Cosmet Laser Ther. 20. 2; 123-131, 2018
  • RATHEE, Prity; et al. Skin hyperpigmentation and its treatment with herbs: an alternative method. Future Journal of Pharmaceutical Sciences. 7. 132; 1-14, 2021
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 55365 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 65235 visualizações
  • Como escolher o PROTETOR SOLAR

    05:19 | 69431 visualizações
  • Melhores Tratamentos para Manchas na Pele

    05:36 | 406797 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 475327 visualizações