7 remédios caseiros para olheiras (e como fazer)

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros para olheiras, como aplicar uma compressa gelada, chá de camomila, óleo de amêndoas ou gel de babosa, promovem a contração dos vasos sanguíneos da pele e reduzem o inchaço, além de terem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes para a pele, o que ajuda a clarear as olheiras.

As olheiras podem surgir como resultado do envelhecimento natural da pele ou desidratação, mas também pode ocorrer devido ao excesso de melanina que é o pigmento que dá cor à pele, por causas genéticas, alterações nos vasinhos da região inferior dos olhos, ou até por horas insuficientes de sono, por exemplo.

Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a tirar as olheiras, sendo também importante dormir por 8 horas seguidas por noite e manter o corpo hidratado. Se as olheiras não melhorarem, é recomendado consultar um dermatologista para indicar o melhor tratamento, que pode ser feito com cremes próprios para olheiras ou o uso de ácido hialurônico, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios caseiros para olheira

Algumas opções de remédios caseiros para olheiras são:

1. Compressas geladas

As compressas geladas são uma boa opção para ajudar a reduzir as olheiras e o inchaço embaixo dos olhos, pois promove a contração dos vasos sanguíneos da pele, ajudando a eliminar o excesso de líquidos, aliviando o inchaço.

Ingredientes

  • Gelo;
  • Saco plástico;
  • Toalha limpa e seca.

Modo de preparo

Colocar o gelo dentro do saco plástico, e depois envolver com a toalha ou um pano limpo e seco, para evitar ficar muito gelada ou causar queimadura na pele pela baixa temperatura. Aplicar na região embaixo dos olhos, deixando agir por 5 a 10 minutos. 

Outra opção é usar uma colher gelada, colocada previamente no congelador ou geladeira por cerca de 5 minutos, e depois aplicar sobre as olheiras na região embaixo dos olhos.

2. Chá de camomila 

O chá de camomila é uma ótima opção de remédio caseiro para olheira, pois possui ação anti-inflamatória, antioxidante e calmante para a pele, ajudando a diminuir a olheira, o inchaço e até as bolsas embaixo dos olhos.

Além disso, o chá de camomila tem bisabolol na sua composição, que é uma substância presente em muitos produtos cosméticos, pois ajuda a aumentar a a firmeza da pele e combater o envelhecimento precoce.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flores e folhas secas de camomila;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Adicionar as flores e folhas secas de camomila na água e colocar para ferver. Em seguida, deixar esfriar naturalmente e coar. Colocar o chá na geladeira até que esteja bem frio, mergulhar um pedaço de algodão limpo e seco no chá frio e aplicar nas olheiras durante cerca de 15 minutos.

Outra opção é usar o saquinho de chá de camomila vendido em supermercados ou lojas de produtos naturais, preparar o chá, deixar esfriar e colocar os saquinhos do chá no congelador. Em seguida, aplicar os saquinhos do chá de camomila sobre as bolsas embaixo dos olhos.

3. Tomate amassado 

O tomate é um clareador natural da pele, que alcança ótimos efeitos contra olheiras, sendo também útil para clarear as sardas da pele.

Ingredientes

  • 1 tomate.

Modo de preparo

Colocar o tomate na geladeira até esfriar. Em seguida, amassar o tomate com um garfo e aplicar diretamente sobre as olheiras, deixando atuar por 15 à 20 minutos. Lavar a pele em seguida e secar com uma toalha limpa e seca.

4. Batata ou rodelas de pepino 

Tanto a batata como o pepino tem propriedades calmantes que vão diminuir as olheiras e melhorar o aspecto do rosto e, por estarem geladas, os "vasinhos" da região ficarão diminuídos, melhorando o aspecto das olheiras.

Ingredientes

  • Rodelas de pepino ou batata.

Modo de preparo

Colocar o pepino ou a batata na geladeira por algum tempo até ficarem frias, e cortá-las em rodelas. Deitar, e com os olhos fechados, colocar uma rodela de batata ou pepino nos olhos e deixar descansar por cerca de 20 minutos. Após esse descanso, lavar os rosto com água morna ou quente para ativar a circulação.

5. Chá verde

O chá verde possui compostos fenólicos na sua composição, especialmente a epigalocatequina galato, que tem propriedades anti-melanogênicas, que ajudam a reduzir a síntese de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e assim, ajuda a reduzir as manchas escuras sobre os olhos causados pela olheira.

Ingredientes

  • 2 saquinhos de chá verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e acrescentar os saquinhos de chá verde. Em seguida, os saquinhos do chá na geladeira até esfriar. Quando estiverem frios, aplicar os saquinhos sobre as olheiras, um para cada olheira, por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período lavar o rosto.

6. Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é rico em vitaminas A e E, com propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres na pele, além de ter um alto poder hidratante, sendo absorvido profundamente pela pele, o que ajuda a reduzir as olheiras e o aspecto de pele seca e aparência de cansada. Veja outros benefícios do óleo de amêndoas.

Ingredientes

  • Óleo de amêndoas doce;
  • Bolas ou discos de algodão.

Modo de preparo

Colocar 2 a 3 gotas do óleo de amêndoas em uma bola ou um disco de algodão e passar sobre as olheiras, de preferência à noite, massageando suavemente. Outra opção é aplicar 1 a 2 gotas do óleo diretamente sobre as olheiras massageando levemente por cerca de 2 a 3 minutos. Lavar o rosto pela manhã.

7. Gel de babosa

A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe vera que possui substâncias, como a aloína e aloesina, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que reduzem ou impedem a pigmentação da pele, ajudando a clarear a pele naturalmente, sendo uma boa opção de remédio caseiro para olheiras.

Além disso, o gel de babosa tem propriedades hidratantes e que melhoram a elasticidade da pele, o que ajuda a combater as olheiras, especialmente quando causadas pela desidratação ou envelhecimento da pele.

Antes de usar o gel de babosa, deve-se fazer um teste passando um pouco do gel da planta no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do gel de babosa.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa.

Modo de preparo

Lavar a folha de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar nas regiões das olheiras massageando suavemente, de preferência à noite. Lavar o rosto pela manhã. Veja outros benefícios desta planta medicinal.

Ao preparar este remédio caseiro, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

Assista ao vídeo seguinte e veja outras soluções que podem ser usadas para melhorar a aparência das olheiras:

youtube image - COMO ACABAR COM AS OLHEIRAS