Remédio caseiro para irritação nos olhos

outubro 2018

Um excelente remédio caseiro para irritação nos olhos é aplicar uma compressa de ervas feita com calêndula, flor de sabugueiro e eufrásia, pois estas plantas medicinais possuem propriedades calmantes para os olhos. 

Além disso, apresentam propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, que diminuem as secreções que os olhos produzem quando estão irritados, aliviando assim alguns sintomas desagradáveis como coceira, ardência e vermelhidão. O uso de soro fisiológico também pode ajudar a aliviar a irritação nos olhos.

Compressa de eufrásia, calêndula e flor de sabugueira

A calêndula, flor de sabugueira e eufrásia podem ser utilizadas por aliviar a irritação dos olhos devido às suas propriedades calmantes.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de eufrásia seca;
  • 1 colher de chá de calêndula seca;
  • 1 colher de chá de flor de sabugueiro seca;
  • 250 ml de água.

​​Modo de preparo

Coloque a água a ferver e depois de fervida derrame-a sobre as ervas em um recipiente e tampe, deixando repousar durante 15 minutos. Utilize um filtro para coar e embebeda bolas de algodão na solução, aplicando a seguir nos olhos irritados por, pelo menos, 3 vezes ao dia, durante 10 minutos.

Se os olhos se mantiverem vermelhos, com coceira e ardência por pelo menos 2 dias, deve-se ir a um médico oftalmologista para ele avaliar os olhos, fazer um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Irrigação com soro fisiológico

A irrigação com soro fisiológico é importante para eliminar qualquer objeto que possa estar causando a irritação. A irritação pode ser feita colocando molhando um algodão com soro fisiológico e depois colocando sobre os olhos.

Pode ser encontrado, também, embalagens individuais de utilização única, em que podem ser colocadas 2 a 3 gotas no olho para lavar os olhos e, assim, aliviar a irritação.

Como evitar a irritação nos olhos

Para evitar a irritação nos olhos, é importante evitar dormir com maquiagem, usar óculos de sol, evitar usar colírios sem orientação médica e dormir bem. Além disso, é recomendado usar óculos de natação quando for à piscina, pois o cloro pode causar irritação. Veja quais os cuidados que se deve ter com os olhos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em outubro de 2018.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.