Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele

Atualizado em Julho 2019

Existem pequenos gestos que podem ajudar a aliviar a coceira na pele, como lavar a área que coça com água fria, colocar uma pedrinha de gelo ou aplicar uma solução calmante, por exemplo.

A coceira na pele é um sintoma que pode estar relacionado a uma série de fatores, como picadas de inseto, alergias ou secura da pele, por exemplo, e para solucioná-la, também é importante descobrir qual é a sua causa. Se mesmo após utilizar estes remédios caseiros a coceira persistir, deve-se ir a um clínico geral ou dermatologista.

Veja algumas soluções caseiras indicadas para as causas mais comuns de coceira na pele:

1. Picada de insetos

Remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele

Após a picada de um inseto, como um mosquito ou uma pulga, por exemplo, a pele pode ficar um pouco inchada, avermelhada e com coceira intensa. Nesse caso o que se pode fazer é:

  • Lavar a área com água fria e sabonete líquido e enxugar a seguir;
  • Aplicar uma pedrinha de gelo, para anestesiar e desinchar o local, aliviando a coceira imediatamente;
  • Colocar 1 ou 2 gotinhas de própolis no local exato da picada, para cicatrizar mais rápido e ajudar a aliviar a coceira;
  • Misturar uma colher de chá de argila cosmética com água suficiente para produzir uma pasta e adicionar três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e aplicar a mistura na picada.

Não é recomendado lavar a região picada com água morna, porque ela tende a intensificar a coceira e a inflamação da pele.

2. Pele seca

Remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele

Uma outra causa bem comum de coceira na pele, especialmente perto dos cotovelos ou nas pernas é a pele seca ou desidratada, que são regiões onde a pele pode ficar esbranquiçada, podendo até mesmo descamar. Nesse caso a melhor estratégia é:

  • Tomar banho com água fria ou tépida;
  • Esfoliar a pele com uma mistura de triturado de 100 g de flocos de aveia, 35 g de amêndoas, 1 colher de sopa de calêndula seca, 1 colher de sopa de pétalas de rosa secas e meia colher de chá de óleo de amêndoa, massagear e passar por água no fim;
  • Aplicar uma camada de creme hidratante para pele seca. Pode-se misturar algumas gotinhas de óleo de amêndoa doce no creme, para ter um melhor efeito.

A esfoliação deve ser feita, no mínimo, 2 vezes por semana.

3. Após a depilação

Remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele

Nos dias seguintes da depilação com lâmina os pelos geralmente começam a nascer, rompendo a barreira da pele, causando intensa coceira nos locais depilados. Nesse caso é recomendado:

  • Tomar banho com água fria ou tépida;
  • Esfoliar a pele esfregando uma mistura de fubá com loção hidratante nas áreas que coçam;
  • Aplicar chá de camomila frio, que é uma ótima solução para acalmar a pele irritada depois da depilação, já que a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Em alternativa, podem usar-se sachês de chá de camomila diretamente nas regiões irritadas;
  • Aplicar um gel de arnica ou de babosa.

Para impedir o surgimento do pelo encravado, a pessoa pode também fazer uma esfoliação antes de fazer a depilação.

4. Após contato com animais

Remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele

Quem tem alergia a animais com pelo, como cachorros ou gatos, geralmente manifesta sinais respiratórias como nariz escorrendo, tosse e espirros, por exemplo. Mas essas pessoas também podem apresentar coceira e descamação na pele após dormir perto de um tapete ou colchão cheio de ácaros. Nesse caso, é recomendado:

  • Tomar um banho com água fria ou tépida;
  • Fazer um cataplasma de folhas de malva nos locais que coçam, que pode ser preparado esmagando um punhado dessas folhas sobre um pano limpo, que pode de seguida ser aplicado na região, deixando atuar por cerca de 15 minutos.

Veja como saber se tem alergia a animais e o que fazer.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem