Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele

Lavar a área que coça com água fria e colocar uma pedrinha de gelo a seguir são ótimas formas caseiras de parar a coceira mas também é importante resistir e não coçar a pele, porque quanto mais coçar, mais vontade terá de coçar.

A coceira na pele é um sintoma que pode estar relacionado a uma série de fatores e, para solucioná-la, também é preciso descobrir qual é a sua causa. Se mesmo após utilizar estes remédios caseiros a coceira persistir é indicada uma consulta médica.

Remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele

Veja algumas soluções caseiras indicadas para as causas mais comuns de coceira na pele:

Coceira devido a picada de insetos

Quando uma pequena região da pele coça muito, pode-se suspeitar de que algum inseto picou, o que pode deixar a pele um pouco inchada e avermelhada. Os mosquitos são os que mais picam a pele humana causando coceira, mas a picada de pulgas também causa intensa coceira nas regiões picadas. Nesse caso o que se pode fazer é:

  • Lavar a área com água fria e sabonete líquido e enxugar a seguir;
  • A seguir deve aplicar uma pedrinha de gelo porque isso irá anestesiar o local, aliviando a coceira imediatamente;
  • Colocar 1 ou 2 gotinhas de própolis no local exato da picada pode ser uma boa estratégia para cicatrizar mais rápido, combatendo a coceira. 

Não é recomendado lavar com água morna porque ela tende a intensificar a coceira na pele.

Coceira na pele devido a pele seca

Uma outra causa bem comum de coceira perto dos cotovelos ou nas pernas é a perna seca, onde pode-se notar que fica esbranquiçada, podendo até mesmo descamar. Nesse caso a melhor estratégia é:

  • Tomar banho com água fria, ou tépida e
  • Logo a seguir aplicar uma camada de creme hidratante para pele seca. Pode-se misturar algumas gotinhas de óleo de amêndoa doce no creme, para ter um melhor efeito.

Essa misturinha pode ser reaplicada várias vezes ao dia, conforme a necessidade.

Coceira na pele após a depilação

No dia seguinte da depilação com lâmina os pelos geralmente começam a nascer, rompendo a barreira da pele, causando intensa coceira nos locais depilados. Nesse caso é recomendado:

  • Tomar banho com água fria ou tépida e
  • Esfoliar a pele esfregando uma mistura de fubá com loção hidratante nas áreas que coçam

Isso irá ajudar no crescimento do pelo, evitando que fique encravado, causando coceira e vermelhidão. Mas se a pele ainda estiver muito sensível da depilação, pode-se apenas colocar um gel de arnica ou de aloe vera para aliviar o desconforto.

Coceira na pele após contato com animais

Quem tem alergia a animais com pêlo como cahorros ou gatos, geralmente manifestam sinais respiratórias como nariz escorrendo, tosse e espirros. Mas essas pessoas também podem apresentar coceira e descamação na pele após dormir num tapete ou colchão cheio de ácaros. Nesse caso, pode ser útil tomar banho e depois aplicar um cataplasma de folhas de malva nos locais que coçam.

Ingredientes

  • Folhas fresca de malva
  • 1 gaze ou um pedaço de pano limpo

Modo de preparo

Lave muito bem as folhas de malva e esmague um punhado destas folhas sobre um pano limpo e aplique na região a ser tratada e deixe atuar por 15 minutos. A seguir, lave a região com água abundante.

Coceira em todo corpo

A coceira que surge em todo corpo pode ocorrer após um momento de stress ou crise de ansiedade, e nesse caso a única solução é manter a calma e controlar as emoções. Tomar um chá de camomila, valeriana, suco de maracujá podem ajudar, mas se a pessoa já toma remédios contra ansiedade ou depressão indicados pelo médico, poderá tomar uma dose, caso haja realmente necessidade.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...