Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Chá de camomila: 10 benefícios e como fazer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatória e antiespasmódica, controlando a produção de ácidos no estômago e ajudando a combater náuseas, má digestão e gases, e prevenir situações, como gastrite e úlceras gástricas.

Além disso, o chá de camomila também contém apigenina, um composto bioativo que possui propriedades relaxantes, sendo indicado para ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, e melhorar a qualidade do sono.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin todos os benefícios do chá de camomila para a saúde:

Principais benefícios

Os principais benefícios do chá de camomila para a saúde são:

1. Melhorar o sono

O chá de camomila possui propriedades calmantes e relaxantes, porque possui um flavonoide chamado apigenina, um composto bioativo que atua no sistema nervoso central promovendo efeito tranquilizante e sedativo, melhorando o sono. Conheça outros chás naturais que também melhoram o sono.

2. Aliviar problemas no estômago

A camomila possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar problemas no estômago, como náuseas, azia e má digestão.

Além disso, graças às suas propriedades antimicrobianas, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e o surgimento de úlceras estomacais.

3. Prevenir alguns tipos de câncer

Graças à sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como próstata, mama, tireoide e ovário, por exemplo.

Alguns estudos [1, 2, 3] indicam que a camomila previne o surgimento de alguns tipos de câncer, porque contém apigenina, um composto bioativo que provoca a morte de células cancerígenas.

4. Evitar doenças do coração

O chá de camomila é rico em luteolina, quercetina e esculetina, antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a equilibrar os níveis de colesterol total e colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo, assim, o surgimento que doenças, como infarto e derrame.

Além disso, os flavonoides presentes no chá de camomila também promovem a elasticidade e a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a evitar a pressão alta.

5. Ajudar a tratar ansiedade e estresse

O chá de camomila pode ajudar no tratamento da ansiedade, estresse e hiperatividade, porque contém apigenina, um flavonoide que acalma o sistema nervoso central e diminui os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que está relacionado com o estresse. Conheça outros chás que ajudam no tratamento da ansiedade e estresse.

6. Controlar a diabetes

O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que protegem as células do pâncreas contra os radicais livres, ajudando a controlar os níveis de insulina no sangue, sendo uma ótima opção para ajudar a controlar a diabetes.

No entanto, é importante ressaltar que o chá de camomila é apenas um complemento e não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

7. Aliviar cólicas menstruais

O chá de camomila possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias que diminuem a contração dos músculos, ajudando a aliviar as cólicas menstruais.

Além disso, a camomila também possui compostos bioativos que promovem o relaxamento do sistema nervoso central, aliviando os sintomas da tensão pré-menstrual, como irritabilidade, ansiedade e insônia.

8. Ajudar no tratamento da candidíase

O chá de camomila contém flavonoides e alfa-bisabolol, compostos bioativos com propriedades antifúngicas, que ajudam no tratamento da candidíase, aliviando os sintomas de coceira, irritação e dor. Veja como usar a camomila para combater a candidíase.

9. Promover a saúde da pele

O chá de camomila é ótimo para a pele, porque ajuda a acalmar e combater o crescimento de bactérias, ajudando no tratamento de situações, como alergias, dermatite, queimadura pelo sol, feridas e eczema. Saiba como usar o chá de camomila na pele.

10. Aliviar os sintomas da gripe

O chá de camomila possui propriedade anti-inflamatória e antiespasmódica, ajudando a melhorar os sintomas da gripe, como tosse, rouquidão e congestão nasal. Para aliviar os sintomas, o chá de camomila pode ser consumido ou usado para fazer inalação, ajudando a desobstruir as vias aéreas.

Como fazer o chá de camomila

O chá de camomila pode ser preparado usando as flores secas da planta ou sachês, sendo vendidos em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser preparado apenas com essa planta ou combinando outras ervas, como erva-doce e hortelã, por exemplo.

Para fazer o chá de camomila, basta adicionar, em uma xícara (de chá) de água fervente,  1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas. Tampar, deixar repousar de 5 a 10 minutos, coar e beber de 2 a 4 xícaras do chá por dia.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Os possíveis efeitos colaterais que podem surgir com o uso da camomila são sono excessivo, náuseas, vômitos e irritação na pele, principalmente quando usada em quantidades maiores do que as recomendadas.

O chá de camomila não é indicado para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos. Esse chá também não é indicado para bebês menores de 6 meses.

Além disso, pessoas que estejam usando anticoagulantes, sedativos, analgésicos ou outros medicamentos, devem falar com um médico antes de tomar o chá de camomila, porque essa planta pode alterar os efeitos de alguns remédios.

O chá com a camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação. Entretanto, o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança do uso desse tipo da planta durante a gravidez e a amamentação.

Receitas com chá de camomila

Imagem ilustrativa número 1

Os chás de camomila podem ser preparados usando apenas as flores secas de camomila ou outras ervas, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.

1. Chá para má digestão e gases

O chá de camomila com erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases e a acidez no estômago.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar à água fervente a mistura de ervas e tapar. Deixar repousar durante 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser consumido de 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

2. Chá de camomila para os olhos cansados e inchados

O chá de camomila com sementes de funcho esmagadas e com flor de sabugueiro, quando aplicado nos olhos, ajuda a refrescar e a reduzir o inchaço.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flores secas de camomila;
  • 1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
  • 1 colher de sopa de sabugueiro seca;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar à água, a mistura de ervas e tampar. Deixar repousar por cerca de 10 minutos, coar e colocar na geladeira até ficar fresco ou gelado. Molhar uma flanela no chá e aplicar sobre os olhos fechados, deixando repousar por 10 minutos sempre que necessário.

3. Chá para acalmar a dor de garganta

O chá de camomila também pode ser usado para ajudar a acalmar a dor da garganta irritada e inflamada, devido às suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a camomila a água fervente e deixar repousar até esfriar. Coar e usar para gargarejos sempre que necessário. Além disso, também pode ser usado em bochechos para facilitar a cicatrização de gengivites e estomatites.

4. Chá para enjoo

O chá de de flores secas de camomila com framboesa, ou hortelã-pimenta, ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou framboesa;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a mistura de ervas a uma xícara de chá com água fervente. Tapar, deixar repousar por cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser consumido até 3 vezes por dia.

5. Chá para gripes e resfriados

O chá de camomila ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, de gripes e de resfriados, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes:

  • 6 colheres de chá de flores secas de camomila;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores de camomila à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos.

Colocar o chá em uma bacia e inalar o vapor do chá profundamente por cerca de 10 minutos, colocando o rosto sobre a bacia e cobrindo a cabeça com uma toalha grande.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • EUROPEAN MEDICINES AGANCY. European Union herbal monograph on Matricaria recutita L., flos. 2015. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-monograph/final-european-union-herbal-monograph-matricaria-recutita-l-flos-first-version_en.pdf>. Acesso em 12 out 2022
  • EUROPEAN MEDICINES AGANCY. Assessment report on Chamaemelum nobile (L.) All., flos . 2010. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-chamaemelum-nobile-l-all-flos_en.pdf>. Acesso em 12 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 12 out 2022
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 21 fev 2022
  • HAJIZADEH-SHARAFABAD, Fatemeh et al. Chamomile (Matricaria recutita L.) and diabetes mellitus, current knowledge and the way forward: A systematic review. Complementary Therapies in Medicine. Vol.48. 1-8, 2020
  • CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS. 2019. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf>. Acesso em 21 fev 2022
  • SEPIDE Miraj et al. A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electronic Physician Journal. 8. 9; 3024–3031, 2016
  • XIAOHUI Yan et al. Apigenin in cancer therapy: anti-cancer effects and mechanisms of action. Cell & Bioscience. 7. 1-16, 2017
  • MALM Anna et al. Anti-Helicobacter pylori activity in vitro of chamomile flowers, coneflower herbs, peppermint leaves and thyme herbs – a preliminary report . Current Issues in Pharmacy and Medical Sciences. 28. 1; 30-32, 2015
  • AMSTERDAM Jay et al. Putative Antidepressant Effect of Chamomile ( Matricaria chamomilla L.) Oral Extract in Subjects with Comorbid Generalized Anxiety Disorder and Depression. Journal of Alternative and Complementary Medicine. 26. 9; 813-819, 2020
  • MALM Anna et al. Anti-Helicobacter pylori activity in vitro of chamomile flowers, coneflower herbs, peppermint leaves and thyme herbs – a preliminary report . Current Issues in Pharmacy and Medical Sciences. 28. 1; 30-32, 2015
  • ADAMCZAK Artur et al. Antibacterial Activity of Some Flavonoids and Organic Acids Widely Distributed in Plants. Journal of Clinical Medicine. 9. 1-17, 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse

    11:05 | 27394 visualizações
  • 3 chás mais poderosos para acabar com os gases

    10:14 | 1179980 visualizações
  • Calmantes naturais: Melhores plantas para Ansiedade

    08:07 | 202745 visualizações