9 benefícios do chá de camomila para a saúde

Tatiana Zanin
Informação do autor: Tatiana Zanin
Nutricionista

O chá de camomila ajuda a combater a má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade são alguns dos benefícios do chá de ansiedade, uma vez que essa planta é rica em diversos compostos bioativos que lhes garante todas essas propriedades.

O chá de camomila pode ser preparado utilizando as flores secas da planta ou usando os sachês vendidos em supermercados, podendo ser preparado apenas com essa planta ou combinando várias plantas, como erva-doce e hortelã, por exemplo.

O nome científico da camomila é Matricaria recutita, também conhecida vulgarmente como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou simplesmente camomila. Saiba tudo sobre a camomila.

Os principais benefícios do chá de camomila para a saúde são:

1. Melhorar o sono

A camomila possui propriedades calmantes e relaxantes, já que possui um tipo de flavonoide chamado apigenina, que atua em receptores do cérebro e promove efeito tranquilizante e sedativo.

2. Aliviar problemas estomacais

A camomila possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a tratar problemas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, tonturas, gases, diarreia e mal estar estomacal, ajudando a eliminar gases, acalmar o estômago e relaxar os músculos envolvidos com a movimentação dos alimentos através do intestino.

Além disso, graças às suas propriedades antimicrobianas poderia evitar o crescimento da bactéria Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e a formação de úlceras estomacais.

3. Prevenir alguns tipos de câncer

Graças à sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o consumo regular de camomila poderia prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Alguns estudos científicos indicam que a camomila é capaz de inibir o crescimento tumoral graças à presença de apigenina, um dos compostos bioativos dessa planta medicinal, a qual induz a morte de células cancerígenas.

4. Cuidar da saúde do coração

O chá de camomila é rico em flavonoides, compostos bioativos que, de acordo com alguns estudos científicos, diminuem a mortalidade associada com doenças coronarianas e o risco de sofrer infarto.

Além disso, os flavonoides também têm sido relacionados com uma diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL e dos triglicerídeos, diminuindo, assim, o risco de sofrer problemas cardiovasculares.

5. Auxiliar no tratamento da ansiedade e depressão

Alguns estudos científicos indicam que o chá de camomila poderia ajudar a tratar o transtorno da ansiedade generalizada, depressão, estresse e hiperatividade graças à sua propriedade calmante e aos seus compostos bioativos.

6. Regular o açúcar do sangue

O chá de camomila poderia regular o nível de açúcar no sangue devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, os quais protegem as células do pâncreas e, por isso, o seu consumo pode prevenir picos de hiperglicemia, sendo uma excelente opção para ajudar a controlar e prevenir a diabetes.

7. Aliviar as cólicas menstruais

O chá de camomila possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar as cólicas menstruais, assim como a melhorar os sintomas da síndrome pré-menstrual, incluindo o humor, uma vez que seus compostos bioativos ajudam a modular as ações da dopamina e serotonina, reduzindo o impacto dos sintomas depressivos.

8. Ajuda no tratamento de feridas e inflamações

Alguns estudos científicos demonstraram que o chá de camomila pode favorecer a cicatrização da pele, permitindo que a ferida seque e promovendo a regeneração da pele, além de evitar o crescimento bacteriano.

Além disso, essa planta natural também ajuda a melhorar doenças inflamatórias, principalmente relacionadas com o trato gastrointestinal e a pele.

9. Promove a saúde da pele

O chá de camomila é ótimo para a pele, pois ajuda a acalmar e a remover as suas impurezas. Além disso, essa planta exerce um efeito anti-inflamatório, sendo útil principalmente no combate a alergias, dermatite, queimadura pelo sol, erupções, feridas ou eczema.

Propriedades do chá de camomila

O chá de camomila possui propriedade antibacteriana, antiespasmódica, estimulante da cicatrização, antidiarreica, analgésica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante e calmante.

Essas propriedades são devido aos seus componente bioativos como flavonoides, terpenos, cumarinas, ácido cafeico, luteolina, ácido clorogênico, entre outros.

Receitas com chá de camomila

Os chás podem ser preparados usando apenas flores secas de Camomila ou misturas feitas usando outros chás, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.

1. Chá para acalmar e relaxar

O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e, de acordo, com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

2. Chá para tratar a má digestão e combater os gases

O chá de Camomila com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
  • 1 colher de chá de mil-folhas;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 1 colher de chá de filipêndula;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

3. Chá de Camomila para refrescar os olhos cansados e inchados

O chá de Camomila seca com sementes de funcho esmagadas e com flor de Sabugueiro seca quando aplicado nos olhos ajuda refrescar e a reduzir o seu inchaço.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Camomila seca;
  • 1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
  • 1 colher de sopa de sabugueiro seca;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo:

A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 10 minutos, coar e colocar no frigorífico.

Este chá deve ser aplicado nos olhos usando uma flanela umedecida, aplicada sobre os olhos fechados durante 10 minutos sempre que for necessário. Além disso, este chá também pode ser usado para ajudar a tratar infecções vaginais, para acalmar e reduzir a inflamação da pele em casos de irritação, eczemas ou picadas de insetos ou pode ainda ser usado para tratar a psoríase.

4. Chá de Camomila para acalmar a dor de garganta

O chá de Camomila seca também pode ser usado para ajudar a acalmar a dor da garganta irritada e inflamada, devido ás suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores secas de Camomila;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a Camomila a uma xícara com água fervente e deixar repousar até esfriar. Este chá deve ser usado para gargarejar a garganta, e pode ser usado sempre que necessário. Além disso, também pode ser usado para facilitar a cicatrização de gengivites e de estomatites.

5. Chá para acalmar o enjoo

O chá de Camomila seca com framboesa ou hortelã-pimenta ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de camomila seca (matricaria recutita)
  • 1 colher de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou framboesa;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a mistura a uma xícara de chá com água fervente. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade, porém durante a gravidez deve-se garantir que está tomando chá de camomila (matricaria recutita) porque esta planta pode ser usada de forma segura na gravidez, enquanto que o tipo de camomila-romana (Chamaemelum nobile) não deve ser consumido na gravidez porque pode causar contração uterina.

6. Chá para aliviar os sintomas de gripe e resfriado

O chá de Camomila seca ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, inflamações no nariz e de gripes e resfriados, devido as suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

  • 6 colheres de chá de flores de Camomila;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores secas a 1 a 2 litros de água fervente, tapar e deixar repousar durante cerca de 5 minutos.

O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos e para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.

Além disso a camomila pode ser utilizada em outras formas além do chá, como na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura. Quando usada na forma de creme ou pomada a Camomila é uma ótima opção para tratar alguns problemas na pele, como a psoríase, ajudando a limpar a pele e a reduzir a inflamação.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • RAFRAF M et al . Effectiveness of chamomile tea on glycemic control and serum lipid profile in patients with type 2 diabetes. Journal of Endocrinological Investigation. 38. 2; 163-170, 2015
  • AMSTERDAM Jay et al. A RANDOMIZED, DOUBLE-BLIND, PLACEBO-CONTROLLED TRIAL OF ORAL MATRICARIA RECUTITA (CHAMOMILE) EXTRACT THERAPY OF GENERALIZED ANXIETY DISORDER. Journal of Clinical Psychopharmacology. 29. 4; 378–382, 2009
Mostrar bibliografia completa
  • SEPIDE Miraj et al. A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electronic Physician Journal. 8. 9; 3024–3031, 2016
  • XIAOHUI Yan et al. Apigenin in cancer therapy: anti-cancer effects and mechanisms of action. Cell & Bioscience. 7. 1-16, 2017
Informação do autor:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.