Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é terçol, sintomas, causas e o que fazer

O terçol, também conhecido como hordéolo, é uma inflamação em um pequena glândula na pálpebra que acontece principalmente devido à infecção por bactérias, levando ao aparecimento de um pequeno inchaço, vermelhidão, desconforto e coceira no local.

Apesar de ser desconfortável, o terçol normalmente desaparece sozinho depois de 3 a 5 dias sem que seja necessário tratamento específico, no entanto para aliviar os sintomas é interessante fazer compressas mornas para ajudar a desinchar e aliviar o desconforto.

Porém, quando o terçol não desaparece após 8 dias, mesmo com a realização de compressas, é importante que o oftalmologista seja consultado, pois é possível que o terçol tenha evoluído para o calázio, em que o tratamento é realizado a partir de um pequeno procedimento cirúrgico.

O que é terçol, sintomas, causas e o que fazer

Sintomas de terçol

O terçol pode ser percebido principalmente por meio do aparecimento de um inchaço na pálpebra que causa desconforto principalmente ao piscar os olhos. Outros sintomas de terçol são:

  • Sensibilidade, sensação de poeira no olho, coceira e dor na borda da pálpebra;
  • Surgimento de uma pequena área arredondada, dolorosa e inchada, com um pequeno ponto amarelo no centro;
  • Aumento da temperatura na região;
  • Sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos.

O terçol normalmente desaparece sozinho após alguns dias, no entanto no caso de ser persistente, é possível também que tenha havido inflamação nas glândulas que estão presentes perto das raízes dos cílios, dando origem ao calázio, que é um nódulo que não causa sintomas, mas que é bastante desconfortável e que precisa ser removido por meio de um pequeno procedimento cirúrgico. Saiba mais sobre o calázio e como identificar.

Principais causas

O terçol acontece principalmente devido a infecção por microrganismos, na maioria das vezes, bactérias, que promovem inflamação local e levam ao aparecimento dos sinais e sintomas. No entanto pode acontecer também devido a seborreia, acne ou blefarite crônica, que é alteração caracterizada por inflamação na borda das pálpebras que lev ao aparecimento de crostas e remelas excessivas. Entenda o que é a blefarite crônica.

Além disso, o terçol é mais comum em adolescentes, devido à desregulação dos hormônios, em idosos, assim como em pessoas que têm excesso de oleosidade na pele ou que têm uma outra inflamação da pálpebra.

O que fazer para tratar o terçol

O terçol, normalmente, não precisa de remédios para curar e, por isto, o tratamento pode ser feito em casa, seguindo algumas recomendações, como:

  • Limpar a região ao redor dos olhos, e não deixar acumular muita secreção;
  • Aplicar compressas mornas no local afetado durante 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia;
  • Não espremer ou mexer demais na região, pois pode piorar a inflamação;
  • Não usar maquiagem ou lentes de contato, parar não espalhar a lesão, ficando maior, e não fazê-la durar mais tempo.

O terçol, geralmente, desinflama ou drena sozinho em cerca de 5 dias, e não costuma durar mais que 1 semana. Os sinais de melhora são a diminuição do inchaço, da dor e da vermelhidão. Alguns casos, porém, são mais graves, podendo durar mais tempo e com piora da infecção, portanto, deve-se ficar atento aos sinais e procurar atendimento de um oftalmologista ou dermatologista.

Veja como deve ser o tratamento em casa para o terçol.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico caso seja verificado que os olhos estão muito vermelhos e irritados, houve alteração na visão, o terçol não desaparecer em 7 dias ou quando a inflamação espalhar pelo rosto, levando ao aparecimento de uma área vermelha, quente e dolorosa.

Após avaliação, o médico poderá prescrever uma pomada ou colírio com antibiótico e, em alguns casos, é até necessário o uso de antibiótico por via oral. Também há poucos casos mais graves em que pode ser necessária uma pequena cirurgia para drenagem do pus do terçol. 

Bibliografia >

  • MEDICAL NEWS TODAY. Everything you need to know about styes. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/220551.php>. Acesso em 22 Jul 2019
  • ALL ABOUT VISION. Eye styes: Causes, symptoms, treatments. Disponível em: <https://www.allaboutvision.com/conditions/styes.htm>. Acesso em 22 Jul 2019
  • CLÍNICA CATARINENSE DE PÁLPEBRAS E OLHOS. Terçol e Calázio: Orientações ao Paciente. Disponível em: <http://www.ccpo.com.br/assets/files/pdf/doencas/Tercol_e_Calazio.pdf>. Acesso em 03 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem